quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Procura por tatuagens é maior durante o verão

Adeptos da tatuagem escolhem a estação para gravar desenhos e frases no corpo

Tatuador Marcos Feitosa afirma que a busca pela tatuagem no verão é maior
A arte milenar que marca desenhos e imagens no corpo tem se tornado cada vez mais popular ao longo dos anos. A tatuagem, que já era comum entre os povos primitivos como forma de relatar e expressar fatos da vida social dessas comunidades está presente em diferentes momentos e partes do planeta, apresentando ampla variação de técnicas, propósitos e resultados. 

Em Sergipe, diversos locais que trabalham com tatuagens e body piercings têm surgido devido ao significativo aumento da procura por esse tipo de arte. Com a facilidade de encontrar material apropriado para trabalho, e aparelhos mais modernos, os tatuadores têm investido cada vez mais em seus estúdios atraindo mais clientes e adeptos da arte. E no verão, a busca pela tatuagem é ainda maior.

Iamara Lemos faz quinta tatuagem
De acordo com o tatuador Marcos Feitosa, apesar de o verão ser a estação em que as pessoas mais procuram para fazer as tatuagens, a época ideal para gravar o desenho no corpo é o inverno. “No verão, o índice de tatuagem é bem maior do que no inverno, quando deveria ser o contrário, porque a tatuagem precisa de um tempo para cicatrizar, não pode ficar exposta ao sol, e por isso o ideal seria fazer a tatuagem no inverno”, disse o profissional que trabalha no ramo há 26 anos.

O tatuador, que é dono de um dos estúdios de tatuagem mais antigos do estado, afirma que atualmente a tatuagem está em alta por causa da mídia.“Antigamente era muito mais difícil. O preconceito era muito maior, e mesmo que a pessoa tivesse vontade, não podia fazer por causa dessas barreiras que impediam a disseminação da tatuagem. Com a aparição de atrizes e atores tatuados em filmes e novelas, a tatuagem foi deixando de ser vista com maus olhos pela sociedade, o público foi crescendo cada vez mais. Hoje, inclusive, o público feminino constitui 90% da minha clientela”, destaca.

A profissional de marketing, Iamara Lemos, é adepta da tatuagem. “Tem muitos anos que eu decidi fazer a minha primeira tatuagem, e eu decidi fazer porque eu acho bonita a expressão da arte no corpo. Atualmente eu tenho cinco tatuagens, todas feitas com Marcos, e hoje ele vai finalizar a última”, ressalta.

Primeira vez

Daniel Silva faz tatuagem pela primeira vez
O comerciário, Daniel Silva, decidiu fazer a sua primeira tatuagem após anos de espera. “Eu sempre tive vontade de fazer, mas como dependia dos meus pais não podia, mas agora que sou maior de idade e estou trabalhando, eu posso ter essa liberdade. E essa é só a primeira.”, comenta.

Daniel optou em fazer a tatuagem com o tatuador Anselmo Simões, que trabalha profissionalmente com a arte há 7 anos. “Eu trabalho profissionalmente há 7 anos, mas já perdi as contas de há quanto tempo eu comecei a ter contato com a tatuagem. Aqui no estúdio o público é bem diversificado, mas em geral, as mulheres fazem mais”, constata.

O tatuador e dono do estúdio Inky Way Tattoo relata que as mulheres procuram as tatuagens mais comerciais, como estrelas e borboletas, e em tamanhos menores. “Não é muito comum as mulheres fazerem tatuagens grandes, os homens fazem mais. Mas o que está em alta por agora para as mulheres, além da clássica estrela, é também o símbolo do infinito”, afirma.

Alguns cuidados
O tatuador Anselmo Simões atua na área há sete anos (Fotos: Díjna Torres/Portal Infonet)
Apesar de a tatuagem ter se tornado popular e mais acessível, os tatuadores Marcos e Anselmo afirmam que é importante se ater a alguns cuidados na hora de escolher o profissional e também para que não ocorram transtornos no processo de cicatrização da tatuagem. 

Os desenhos são feitos com pigmentos de origem mineral, e devem ser feitos com agulhas específicas para tatuar, sempre descartáveis e nunca reutilizadas. As máquinas elétricas, que são utilizadas no processo, devem ter a ponteira de aço inox cirúrgico ou descartável, preferencialmente, e devem ser limpas por ultra som e esterilizadas em uma estufa a uma temperatura igual ou superior a 170 º C por um período de pelo menos 3 horas.

Além disso, caso seja necessário utilizar o aparelho de barbear para limpar a área a ser tatuada, este deve ser descartado. O tatuador também deve usar luvas e máscara para realizar todo o procedimento, como forma de evitar infecções ou contaminação. Um ambiente limpo, devidamente higienizado, e um profissional que comprove a sua experiência na área são os requisitos fundamentais para quem optar em marcar o corpo definitivamente.
Por Díjna Torres
Fonte:Infonet

Nenhum comentário: