O presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB), fez questão de prestar homenagem ao seu Napoleão, que faleceu há pouco tempo. De acordo com o vereador, o cidadão prestou serviços relevantes à comunidade. Falou também sobre o homicídio que aconteceu em festa da comunidade e chamou atenção para a falta de segurança das festas de ruas que estão acontecendo na região. Falou sobre os projetos que foram aprovados na noite e disse que Oposição faz um trabalho coerente no município e sempre tem agido a favor do povo. Destacou também a gestão transparente que vem apresentando à frente da Casa e que irá colocar a vista as ações que são efetuadas no legislativo municipal. Finalizou desejando felicidades a todos e que tempos melhores cheguem ao município de Rosário do Catete.
O líder da Oposição, Delson Leão (PSB), criticou a postura da Prefeitura em não se manifesta sobre a entrega de suas obras que estão espalhadas pela cidade, entre elas a rodoviária e a escola do mutirão. Afirmou que é triste terminar o ano tendo que ver a Casa quebrar um veto estabelecido pelo prefeito, que prejudica os universitários do município. Destacou a iniciativa da mesa diretora da Casa em apresentar os contratos da atual gestão, liderada pela Oposição. Afirmou que a Casa vem agindo de forma democrática e que tem dado exemplo para a gestão municipal, onde quem vence é a maioria, ou seja, a vontade do povo. Afirmou que a bancada de Oposição irá apresentar documentos e outras situações de gestões anteriores, da Câmara Municipal, principalmente do ano de 2008. Afirmou que enquanto esteve presidente da Casa buscou agir de forma digna, respeitando os procedimentos estabelecidos pela Lei Orgânica, prestando contas ao cidadão. Afirmou que o nepotismo está embrenhado na Prefeitura e que existem muitas irregularidades. Desejou a todas boas festas de fim de ano e felicidades para o próximo que chega.
O vereador Antônio teles (PMDB) destacou a importância da bancada de Oposição para a política local, onde vem trabalhando a favor do povo. O grupo derrubou o veto que o prefeito Laércio Passos fez contra o Projeto de Lei Bolsa Universitário e o vereador destacou a ação da bancada em agir a favor dos estudantes do município. O parlamentar também destacou a apresentação de contas que está sendo feita pela Casa, deixando claro os procedimentos feitos pela gestão atual e também de outras passadas. Teles afirmou que é preciso ver com prudências os documentos que estão sendo levantados do ano de 2008, principalmente no que se diz a relação às diárias. Desejou a todos um feliz natal e ano novo.
O vereador Anderson Santos (PP) fez questão de parabenizar o vereador e presidente da Casa Hélio dos Santos pela decisão de colocar em evidência as ações administrativas da Câmara. Criticou a postura do prefeito da cidade em não se comprometer a pagar os benefícios socais, como o “Bolsa Pis” e o “Boa Mesa”. Afirmou que ele age com intenções eleitoreiras e isso prejudica o desenvolvimento do município. Lembrou a todos sobre a utilização do site institucional da Câmara como mais um canal da transparência, onde todas as contas da Casa serão atualizadas constantemente. Falou para os colegas parlamentares que se orgulha de fazer parte do grupo da Oposição e destacou todo o trabalho que a base faz pela comunidade.
O vereador Adelmo de Jesus (PSB) falou sobre a situação em que se encontra o conjunto Mutirão. De acordo com ele, no local não existe sistema sanitário adequado o que vem trazendo muitos transtornos para os moradores. O parlamentar afirmou que parte do esgoto da localidade está indo para um aterro que se encontra no conjunto. Pediu a Prefeitura municipal que tome providências através da Secretaria Municipal de Obras. Terminou sua parte desejando boas festas de final de ano para os colegas e para toda comunidade Rosário.