Membros da Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Rosário do Catete (SE) conheceram o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre Ambiental na última quarta-feira (31). A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, que incentiva o bom relacionamento com as comunidades onde a Estre atua, oferecendo atividades de desenvolvimento humano, promovendo educação, lazer e cidadania, além de esclarecer acerca das vantagens dos aterros em relação aos lixões.
Participaram da visita ao aterro 16 integrantes da cooperativa. "Achei uma tarde maravilhosa, porque a gente aprendeu o que é a Estre. Eu mesma não sabia o que era a empresa, só sabia que botava o lixo e enterrava de qualquer jeito, mas não é como a gente pensava. É totalmente diferente", disse a catadora Valdelice Santos, que fez parte do grupo recebido pelas equipes do CGR, do Instituto Estre e da área de Relações Institucionais.
A visita ao CGR de Rosário contou com dinâmicas de sensibilização, explicação da maquete pedagógica do ciclo do lixo e estudo do meio com tour pelo aterro. "Foi um Portas Abertas adaptado para a realidade de quem vai trabalhar com resíduos e precisa ver de perto a transformação do que é considerado lixo e que será transformado em reciclado", fala Inaimara Medrado, analista de Relações Institucionais da Estre. "Partindo da realidade local, pudemos debater os desafios acerca da gestão de resíduos sólidos, que perpassa a coleta seletiva e a disposição final de resíduos no aterro sanitário", completa Bruno Villaça, assessor de Projeto do Instituto Estre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário