Os vereadores de Rosário do Catete cederam seus espaços na plenária da Casa nessa segunda-feira (16) para realização de um importante evento que visa conscientizar a sociedade dos direitos da Mulher. No auditório da Câmara, foi realizado um debate com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) destacando o tema “Políticas públicas em prol dos Direitos da Mulher e atuação na Câmara de Vereadores”. A ação faz parte do ciclo de palestras que abordam a temática “Pelo fim da violência contra as mulheres”.
As advogadas Adélia Moreira e Valdilene Martins falaram das principais barreiras que as mulheres vêm enfrentando na sociedade contemporânea. As agressões físicas e assassinatos se juntam a violência psicológica e criam barreiras, dificultando a inserção da mulher no mercado de trabalho e em outros setores do mundo moderno. “Ela acontece todos os dias, de várias formas, e não podemos deixar passar isso em branco. É preciso que a população saiba o que realmente nos estamos enfrentando”, destacou Adélia Moreira.
A advogada Valdilene Oliveria reforçou os argumentos passados pela colega e afirmou que é preciso que os poderes públicos também façam o seu papel. “O município tem fazer valer esses direitos. Criar meios para que eles possam servir de instrumento para essas mulheres que sofrem abusos ou são agredidas. Os índices apontam que somente em 2012, aconteceram cinco espancamentos a cada dois minutos, um estupros a cada 11 minutos, e 179 relatos de agressão, por dia”, afirmou.
A ex-vereadora Acácia Calazans também participou da palestra e deixou seu apoio ao evento. O presidente Hélio dos Santos falou em nome da Casa e destacou a importância de eventos como esse para educar e conscientizar a sociedade sobre seus direitos e, principalmente, deveres. Somente na constituição de 1988, que as mulheres no Brasil foram igualadas, de forma específica, como detentoras das mesmas condições e obrigações sociais dos homens.
Ascom Câmara de Rosário do Catete
Nenhum comentário:
Postar um comentário