Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeitura de General Maynard se esforça para estruturar pasta da Saúde

Glecia diz que problemas não impedem o bom atendimento
Prezando pelo bem estar da população, a Prefeitura de General Maynard, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo ações para colocar a casa em ordem. Nos primeiros cinco meses de gestão, a secretária Glecia Góis tem buscado atender aos principais quesitos regulamentados pelo Ministério da Saúde.
Atual gestão oferece médicos especializados
De acordo com ela, a situação deixada pela gestão anterior não foi nada boa, mas que apesar dos problemas, tem conseguido reverter a situação. “Nosso principal objetivo está sendo atender as solicitações do Governo Federal, através de relatórios que estamos providenciando. Sem estes documentos, não podemos solicitar as verbas federais para investir em atendimento, qualificação profissional e infraestrutura dos postos de saúde”, explica a secretária.
Farmácia básica está com estoque completo
Dentre os principais entraves não resolvidos, estão a reforma da Unidade Básica de Saúde e a implementação da Academia da Cidade. “Esses projetos já existiam desde 2011, só que estavam parados. Chegaram a depositar uma parte dos recursos, só que não sabemos onde foram parar. Por isso, procuramos rever a situação e estamos resolvendo os procedimentos burocráticos para enviar para Ministério da Saúde, na esperança de recuperar parte das verbas e colocar os projetos em prática”, afirma Glecia.

Melhor atendimento

Enquanto estes impasses não são resolvidos, a secretária, juntamente com sua equipe, tem buscado atender dignamente a população. Atualmente, o Município conta com uma equipe completa do Programa de Saúde da Família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e dentista. Especialistas em ginecologia, pediatria e dois clínicos gerais também foram contratados. 
População conta com tratamento odontológico
Ainda constam no quadro agentes de saúde e de endemias, e uma assistente social. “Também compramos com recursos próprios um aparelho de Ultra Som e completamos o estoque da Farmácia Básica. Estamos, agora, providenciando a contratação de um psicólogo para o atendimento clínico. O prefeito já concordou e estamos aguardando”, afirma Glecia, dando mais detalhes das ações.
A comunidade conta com dois postos de saúde
De acordo com a secretária, uma das principais metas é a implementação do serviço de Vigilância Sanitária. “Está tudo pronto. Já estamos com dois fiscais e uma coordenadora, agora precisamos que os vereadores sancionem a Lei que regulamente o serviço aqui em General Maynard. Este setor vai ser um passo muito importante para a qualidade de vida da população, porque prima pela boa comercialização de produtos de gênero alimentício na comunidade”, destaca, Glecia.  

Os atendimentos ofertados pela Pasta estão sendo feitos em dois postos de saúde: um na sede e outro no povoado Pinga Fogo. Além do serviço, a Prefeitura também disponibiliza para população transporte gratuito para exames clínicos e tratamentos feitos na capital e em outros municípios.

Fotos: Ascom PMGM

Nenhum comentário: