terça-feira, 16 de abril de 2013

Carmópolis: prefeita discute turismo religioso com secretário de Turismo de Sergipe


Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz (PT), participou de uma reunião promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). O encontro também reuniu representantes das prefeituras de São Cristóvão e Divina Pastora, com o intuito de discutir a potencialização do turismo religioso no estado. O secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, conversou com a prefeita e os demais presentes sobre um edital lançado pelo Ministério do Turismo, que irá disponibilizar recursos para investimentos no turismo religioso.

Até o próximo dia 14 de maio, a Secretaria de Turismo deverá enviar um projeto incluindo ações de promoção e de estruturação. Outro objetivo é consolidar essa iniciativa, tornando o projeto perene em cada município e no próprio estado. O secretário Elber Batalha frisou a importância de capacitar os profissionais que lidam diretamente com o turismo religioso em cada cidade envolvida, citando como exemplo o novo Monte Carmelo, em Carmópolis.

"A capacitação profissional é importante para que este grande instrumento tenha um diferencial, que será a qualificação do serviço. Os municípios que conhecem sua própria realidade ditam suas necessidades e as prefeituras devem optar pelo que dará resultado para que o produto turístico religioso de cada estado seja conhecido”, destacou o gestor da pasta.

Esmeralda Cruz aproveitou a oportunidade para lembrar que é fundamental que todos conheçam o potencial turístico da cidade. "Esse apoio do estado é muito importante para que se leve o nome da cidade a outros destinos, não só em Sergipe, como em outros estados. Nós investimos muito no Monte Carmelo e queremos que seja incluído nos roteiros de turismo, e que o povo conheça todo o nosso potencial para o turismo religioso", ressaltou a prefeita.

Monte Carmelo

A revitalização do espaço religioso abrange uma área em torno de 7.700m². Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3,8 milhões no Monte Carmelo com o objetivo de firmar o turismo religioso no munícipio. O complexo é composto por oito lojas, restaurante com vista da cidade, capela com velário, espaço para missas e eventos religiosos, área administrativa, banheiros e projeto paisagístico.

A imagem de Nossa Senhora do Carmo possui 12m de altura e está em destaque sobre um pedestal de 20m. Durante a noite, ela receberá uma iluminação especial que muda de cor. A escadaria também foi reformada e pintada de vermelho para que se destacasse na cidade como um grande tapete que convida e leva os fiéis até a santa no topo do monte. Ao longo deste percurso, existem 14 espaços chamados de estações, onde foram construídos painéis que destacarão as passagens de Jesus Cristo durante a crucificação.

Fotos: acervo Emsetur 

Nenhum comentário: