quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Carmópolis: terra do ‘Ouro Negro’ completa 90 anos


Carmópolis também é conhecido como Município do Petróleo
Um dos municípios mais conhecidos e visitados do Estado de Sergipe, completa na próxima terça-feira, 16, 90 anos de Emancipação Política. Este ano, com o tema “Amor a esta terra e sua gente”,  Carmópolis terá o dia repleto de atividades cívicas e culturais. 

Conhecido como o “Município do Petróleo”, nos últimos anos, a cidade, que fica a 46km de Aracaju, vem crescendo e se desenvolvendo  em todos os setores.  Já foi chamado de Rancho, Carmo, e em 1922, foi reconhecido como município. “O nosso objetivo é realizar uma festa para os carmopolitanos com cidadania e civismo. Este ano só temos o que comemorar”, explica a prefeita reeleita Esmeralda Cruz.

Às 8h, a Banda de Música Nossa Senhora do Carmo fará a abertura da programação com o hasteamento simultâneo das bandeiras do Brasil, Sergipe e de Carmópolis, em frente às sedes da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores. 

A programação segue com Desfile Militar e Cívico saindo do SESI com os Pelotões do 28º Batalhão de Caçadores, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Transporte e Trânsito(DMTT) e das escolas municipais da sede e do povoado Aguada, acompanhadas pela Banda de Música Dom Pedro I. 

No encerramento do desfile dos pelotões, o Samba de Aboio e o Batalhão de Bacamarteiros se apresentam na Praça 16 de Outubro. Às 10 horas a celebração da Santa Missa reúne fiéis em homenagem à cidade, com a participação  do Coral poeta José Sampaio.

Medalha ao mérito 

Ainda faz parte da programação do aniversário da cidade, a entrega de medalhas ao Mérito Cultural Francisco Telles Maciel, que acontece às 11 horas na Câmara Municipal. A maior condecoração do município, prestigia cidadãos que contribuem para o desenvolvimento da cidade. 
A grande atração será a banda baiana
 Chiclete com Banana

Este ano, seis homenageados estarão recebendo a ordem ao mérito: Maria Nivalda Oliveira dos Santos, conhecida como professora Nivalda; José Francisco, do grupo Samba de Aboio; Milton da Madeireira; Manoel Assunção da Silva, do povoado Aguada; Dennilton dos Santos, da Quadrilha Junina Massacará; e frei Paulo Fernando de Moura, administrador da Igreja  Matriz Nossa Senhora do Carmo. 

À noite, na praça de eventos, acontece uma grande festa que deve reunir uma multidão. A programação começa às 21 horas, com Coração de Vaqueiro e Psirico. A grande atração é a banda baiana Chiclete com Banana, que promete arrastar sua legião de fãs para Carmópolis.

Nenhum comentário: