A Educação é um dos setores de Rosário do Catete, município distante 37 quilômetros de Aracaju, que mais recebe investimentos. E os esforços feitos pela Prefeitura para manter o departamento, foram reconhecidos pelo Instituto Tiradentes, que elegeu a cidade como uma das que mais se dedica à Educação. A entrega da premiação aconteceu na cidade de Recife, em Pernambuco.
Na oportunidade o prefeito de Rosário, Etelvino Barreto e o secretário de Educação do município, Elton Lima da Silva, receberam de representantes do Instituto, a medalha de mérito educacional Imperador Dom Pedro II. Dentre as 75 cidades sergipanas, apenas quatro, incluindo Rosário, foram eleitas e premiadas pelo Instituto Tiradentes, segundo o secretário de Educação Elton Lima.
“Diversos estados brasileiros tiveram representatividade no evento por investir na Educação, mas em Sergipe, foram premiados Rosário do Catete, e mais três. Isso é motivo de orgulho para nós, porque mostra que todo o trabalho feito até o momento não foi em vão. A educação é um setor que merece atenção. É ele o responsável pela formação de novos cidadãos e para isso, manter as escolas organizadas, os salários dos professores em dia, entre outras coisas, é de extrema importância”, ressalta o secretário.
Elton explica que, inclusive, estes foram itens determinantes no critério de avaliação. “Foram premiados os municípios que mantém o Piso Salarial dos Professores em dia, que disponibilizam transporte para os estudantes, no nosso caso são 16 ao todo, aqueles que distribuem alimentação correta e reforçada e os que preservam pelas Escolas Municipais. Rosário atendeu todos os critérios com maestria. Que cidade se dispõe a ofertar 7 ônibus para transportar estudantes para Aracaju? Quantos municípios pagam o piso dos professores por completo? E investimentos nas escolas, quantos se preocupam em manter prédios dignos para a alunado estudar com vontade?”, questiona o secretário dando mais detalhes dos investimentos.
“Temos escolas, por exemplo, que nos orgulhamos de falar. A Pré-escola Amélia Correia de Rezende é uma delas. O prédio onde atualmente ela funciona era utilizado antes como uma associação de proteção aos idosos. Quando passou a ser ocupado como escola, ninguém se preocupou em organizá-lo, reforma-lo. Nós nos sensibilizamos e mudamos o ambiente por completo. Hoje, quem chega, não reconhece o lugar. Outro prédio que merece destaque é a Escola Municipal Professor José Antônio Santos. O local onde funciona foi demolido, reconstruído e hoje é uma escola modelo. Salas amplas, laboratório de informática com 18 computadores, mobiliário novo, um ambiente prazeroso para os estudos”, enfatiza Elton.
Dedicação
Para o prefeito de Rosário, Etelvino Barreto, a premiação é fruto da dedicação do município com o setor. “O Ministério da Educação preconiza que a cidade invista cerca de 25% na educação. Nós ultrapassamos esses números, chegando a aproximadamente 45%, ou seja, quase o dobro. Em valores esse número representa muitos mais do que se imagina, são milhões. E dentro das condições que Rosário se encontra, fazemos o possível para alcançar esses valores. A educação merece destaque e sempre que estiver ao nosso alcance, daremos”, garante Vino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário