terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Morre expedicionário maruinense Zacarias Izidoro

Faleceu na manhã desse domingo, (25), o sargento do exército Zacarias Izidoro Cardoso, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, e que estava internado há dois dias em um hospital particular da capital. Zacarias morreu aos 88 anos vítima de falência múltipla dos órgãos. O sepultamento ocorreu ontem em Maruim. O prefeito da cidade, Gilberto Maynart, decretou luto oficial de dois dias.

A bravura do militar foi reconhecida e rendeu ao ex-combatente comendas e medalhas, como a Silver Star, concedida pela ONU somente a quatro pessoas no mundo, além da medalha Sangue do Brasil, honraria que apenas oito brasileiros receberam.

Natural da cidade de Maruim, em 1944, aos 17 anos, Zacarias embarcou para a Itália e foi lutar contra o nazifascismo na Europa, pouco mais de um ano e meio depois de o Brasil ter declarado guerra ao Eixo. Ele lutou em diversas batalhas na Itália, participando de momentos célebres da história mundial, como a Tomada de Montese.

O então sargento Cardoso era conhecido por sua bravura no campo de guerra. Entre os colegas, era chamado de ‘O Louco de Pisa’, por conta das missões de alta periculosidade que aceitava executar, mesmo não sendo obrigado a fazê-las

Matéria enviada por: Diego Cicero Mendes 
Aprovada e Revisada por: Diego Cicero Mendes

Nenhum comentário: