Mentiras de mãe
Você já parou para pensar que sua mãe pode ter mentido para você quando era criança ou até mesmo depois de crescidinho para o seu próprio bem? Para quem acredita em tudo o que as mães falam, saiba que uma boa parte é tudo mentira.
1 - Entrar na piscina depois de comer:
De acordo com especialistas, esta é uma afirmação falsa, pois não existe nenhum problema em entrar na piscina depois de comer, exceto quando a água se encontra na temperatura extrema, muito quente ou muito fria. O que pode ser perigoso é até duas horas depois da alimentação brincar e nadar como um louco, pois a atividade física intensa faz com que o sangue que deveria se concentrar na digestão seja deslocado para acelerar os músculos, respiração e coração. Desta forma, o problema não está na água e sim na atividade física, assim tomar banho depois de comer está liberado, assim como se refrescar na piscina sem ‘exercícios’.
2 - Ver TV de perto estraga a vista:
É mentira, pois a luminosidade e os raios emitidos pela TV, seja de perto ou de longe, não proporcionam nenhum tipo de dano aos olhos, sendo que o máximo que pode acontecer é você sofrer com cansaço da vista ou ressecamento do globo ocular momentaneamente. Enquanto isso, ler com pouca luz ou em um carro em movimento pode causar dores de cabeça, tontura e demais desconfortos, mas também não estragam a vista.
3 - Se não ficar quieto a caxumba pode descer:
Em geral, a caxumba se manifesta através do inchaço das glândulas salivares (parótidas) que se encontram abaixo das orelhas, e ela pode acometer outros tecidos, além de inchar os testículos, dando a impressão de que a inflamação desceu. No entanto, isso acontece apenas quando o sistema imunológico da pessoa está fraco, assim quando não debilitam o sistema imunológico, os exercícios estão liberados.
4 - Tomar friagem deixa você gripado:
Não se ‘pega’ resfriado ou gripe pelo simples fato de tomar friagem, mas sim através de vírus pelo ar ou por contato direto com pessoas gripadas.
5 - Se não usar óculos, o seu grau vai aumentar:
É de forma natural que a estabilização ou progressão do grau de deficiência visual acontece, desta forma usar ou não óculos de grau não interferirá neste processo, pois as lentes têm apenas a finalidade de corrigir as falhas oculares existentes que atrapalham a formação da imagem.
6 – Quem está com dor de garganta não pode tomar sorvete:
A inflamação da garganta, a qual é acompanhada por gripe e resfriado, que são causados por vírus e em alguns casos por bactérias, não tem relação alguma com um refrescante sorvete. Muito pelo contrário de que muitos pensam, caso a irritação na garganta seja muito, um bom sorvete pode aliviar a dor.
7 - Se você engolir chiclete, ele vai grudar na barriga:
Pode-se dizer que esta afirmação não passa de meia-verdade, pois devido a presença de muco na parede estomacal, o chiclete não fica grudado, e a sua tendência é ser eliminado junto com as fezes. No entanto, caso você engula muitos chicletes, eles poderão fazer com que haja obstrução da saída do estômago ou do intestino, e a única forma de resolver o problema é através de cirurgia.
8 – Comer chocolate dá muita espinha:
Alguns estudos até associam uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de espinhas, mas não há nada especificamente condenando o chocolate. Além disso, a predisposição genética e as alterações hormonais, comuns na adolescência e em momentos de estresse, é que são os principais responsáveis pelas espinhas.
Essa lenda pode ter surgido porque muitas pessoas tendem a consumir mais chocolate nos períodos em que estão mais tensas ou ansiosas – situações em que os hormônios ficam mais à flor da pele, estimulando as espinhas.
9 – Chega de usar esse videogame:
Essa lenda cheira mais a disputa pelo controle remoto… Os jogos eletrônicos desgastam a TV na mesma medida que novelas, partidas de futebol, telejornais… Ou seja, qualquer programação que mantenha o monitor ligado. Quanto mais tempo ele permanecer funcionando, mais cedo virão os problemas técnicos.
Imagens estáticas exibidas por muito tempo podem “queimar” a telinha, deixando marcas permanentes. Mas isso vale tanto para games com contadores de pontos fixos como para canais de TV que exibem sua marca no canto da tela.
10 – Passar um pouco de gelo nessa queimadura:
Poucas mães acertam na hora de dar conselhos sobre como tratar uma queimadura. Em contato prolongado com a pele, o gelo também queima. Além disso, ele pode grudar e descolar a pele que protegeria o local atingido. Pasta de dentes, manteiga e qualquer outro produto caseiro também devem ser evitados.
Em queimaduras leves, a melhor indicação é usar água fria para resfriar a queimadura e evitar a formação de bolhas. Pode ser água corrente, numa bacia ou em compressas.
11 – Pare de estalar os dedos, senão eles vão engrossar:
Ao estalar os dedos, lá existe um líquido sinovial lubrificante da articulação que é responsável pela diminuição do atrito e se desloca sob o vácuo que é formado entre as articulações, assim se escuta o barulho do estalo.
A mesma coisa acontece nas costas e no joelho, ao serem estalados. Se você pensa que seus dedos são gordinhos porque você os estala, fique despreocupado, isso não é efeito que você provoca, porque provocar o estalo não faz mal algum aos dedos, as costas, pescoço e joelhos.
12 – Espere o bolo esfriar para comer, senão você passa mal:
Bolo quente é bom e não dá nada. Esse bordão pode ter surgido em famílias grandes como forma de amedrontar as crianças que queriam beliscar a comida antes da hora. A ordem era: espere todos sentarem à mesa e então comece a comer.
13 – Quem se masturba demais tem ejaculação precoce:
A ejaculação precoce geralmente está relacionada à ansiedade e à falta de experiência. A masturbação não tem nada a ver com isso. Aliás, alguns especialistas até indicam exercícios envolvendo a masturbação como um tipo de treino para aqueles que entram em campo muito ansiosos na hora de um jogo oficial.
É a técnica do stop-start, em que você pára de se masturbar assim que sentir que está a ponto de ejacular — e começa tudo de novo depois.
14 – O Homem do saco:
Conta a história que, caso a criança saísse de casa sozinha, ou fosse brincar sozinha na frente de sua casa, viria um velho sujo e mal vestido, um tipo de mau elemento, com um saco cheio de crianças que ele havia pego no caminho. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
15 – Não leia no escuro para não estragar as vistas:
Apenas reduz a velocidade de leitura e a capacidade de atenção, diminuindo naturalmente o interesse pela atividade e desencadeando sono.
16 – Não revire os olhos. Se bater um vento, vai ficar vesgo:
Estrabismo surge quando há predisposição genética e pode ser desencadeado por uma febre ou infecção, mas nunca apenas por um golpe de vento durante uma brincadeira.
– Não há nenhuma razão científica. Ninguém fica estrábico por movimentar o olho de um lado para o outro, muito menos se bater vento. O estrabismo pode surgir repentinamente, mas apenas em pessoas com predisposição familiar.
17- Não misture leite com manga:
Mito. Esse mito surgiu na época da escravidão, e foi inventado pelos senhores de engenho, para evitar que os escravos chupassem manga, fruta nobre, e tomassem leite às escondidas. A manga nesta época era considerada uma fruta nobre, pois foi trazida da Índia para o Brasil pelos portugueses. Segundo registros históricos, para comprovar o efeito da mistura de manga e leite para os escravos, os Senhores envenenavam o leite e obrigavam um escravo a comer uma manga e a tomar o leite envenenado. Obviamente, como havia veneno no leite, o escravo que havia ingerido a mistura passava mal.
A manga é fonte de carboidratos e contém quantidades significativas das vitaminas A e C. O leite é uma excelente fonte de proteína, gordura, cálcio, fósforo, sódio e vitamina B2. Não há estudos científicos que comprovem que a mistura de manga e leite é prejucial à saúde, portanto coma sem medo.
18 – Cobrir o espelho em dia de tempestade:
A prática de algumas pessoas em cobrir espelhos ou se afastar deles quando ocorrem tempestades não tem nenhum princípio físico. Espelhos não atraem relâmpagos, tampouco irão “refletir” a descarga em cima de alguém. Essa é apenas mais uma das muitas crendices populares existentes e não deve ser levada em conta como regra de proteção contra os relâmpagos.
19 – Não lave o cabelo se estiver menstruada:
Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.
20 – É melhor pegar catapora enquanto ainda é criança:
Essa muita gente já ouviu. Antigamente, os pais chegavam ao extremo de colocar os seus filhos próximos às crianças infectadas para que elas pegassem a doença. De fato, essa era a única maneira de se proteger contra o ataque futuro da catapora. Mas, hoje, isso não faz mais sentido, pois existe a vacina, que pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade, em uma criança saudável.