Os policiais penais de Sergipe decidiram em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira, 22, aprovar, com ressalvas, a proposta que visa a regulamentação da Polícia Penal. O documento, que foi elaborado pela Comissão de Trabalho formada por representantes do Estado e pelo Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen), será transformado em Projeto de Lei e enviado pelo Governador Belivaldo Chagas à Assembleia Legislativa de Sergipe.
O documento, que foi elaborado pela Comissão de Trabalho formada por representantes do Estado e pelo Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe. (Foto: Ascom/Sindppen
“Todos os itens que compõem o documento foram apresentados e debatidos junto à categoria, que decidiu pela aprovação, mas com as ressalvas apresentadas pela nossa assessoria jurídica. Há pontos que podem ser melhorados, dentre eles, a parte que trata dos procedimentos administrativos, os quais não existem nas demais polícias de Sergipe”, explica o presidente do Sindppen, Wesley Souza.
A cantora Paulinha Abelha continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, sem previsão de alta médica. O estado de saúde da cantora foi detalhado nesta terça-feira, 22, durante coletiva de imprensa.
Coletiva de imprensa foi realizada nesta terça-feira, 22 (Foto: Hospital Primavera)
Os médicos Marcos Aurélio Alves, André Luiz Veiga e Ricardo Leite desmentiram a informação de que a cantora foi diagnosticada com uma bactéria na cabeça e que houve morte cerebral. Segundo eles, Paulinha Abelha está em coma nível 3 , muito baixo se comparado a pessoas sadias (nível 15), mas o quadro é considerado reversível.
NE Notícias 23 DE FEVEREIRO DE 2022 | ATUALIZADO HÁ 15 S
A Estre repudia a declaração pública do sr. Gilvan Dias, atual presidente da ADEMA, através da imprensa, no sentido de que cassaria a licença de funcionamento do aterro sanitário da empresa, valendo-se de afirmações improcedentes.
Núcleo de jornalismo da ADEMA
Causa espanto o fato do presidente de um órgão que precisa ser técnico e tem vias administrativas para manifestação, adotar uma postura de vir a público e fazer ameaças contra um empreendimento essencial à política de resíduos sólidos do Estado de Sergipe, especialmente por inexistir fundamento técnico ou legal para tanto.
Por reiteradas vezes, o atual presidente da Adema tem agido com manifesta parcialidade contra a Estre, mediante conduta passível de eventualmente configurar abuso de autoridade, sempre no propósito de tentar comprometer a continuidade das atividades da companhia.
Com o objetivo de combater tais condutas e declarações infundadas, a Estre adotará todas as medidas cabíveis perante os órgãos competentes, especialmente Ministério Público e Poder Judiciário.
Vale lembrar que o aterro sanitário, operado de forma legal e regular há mais de 10 (dez) anos pela Estre Ambiental, provê destinação ambientalmente adequada para aproximadamente 70% de todo o resíduo gerado no Estado e é o único com licença válida, sendo atendidas todas as condicionantes determinadas pelo órgão ambiental competente, a ADEMA.
A Prefeitura de Rosário do Catete criou mais um programa de transferência de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. O município do Leste Sergipano disponibilizará R$ 170,00 mensais por meio do ‘Rosário Solidário’. A gerência do novo programa será conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semades).
As pessoas que serão beneficiárias devem atender aos critérios estabelecidos na Lei nº 909/2022 enquadradas no Cadastro Único para programas sociais; tempo de residência superior a três anos; cartão de vacinação atualizado; realização do pré-natal, caso a gestante seja beneficiária; matrícula e frequência regulares para crianças e adolescentes com idade entre seis a 15 anos de idade, caso o beneficiário possua filhos. Além destes requisitos, serão priorizadas as famílias com menor poder aquisitivo; que possuam pessoas com deficiência; famílias que possuam o maior número de membros, prioritariamente, crianças, adolescentes e idosos; famílias que as mulheres sejam responsáveis pela subsistência do grupo. O pagamento do benefício será efetuado via cartão magnético, sendo vedado saque em espécie, com a possibilidade de utilizar o cartão no comércio local.
O número de famílias cadastradas para a participação no programa será estabelecido anualmente em decreto do Poder Executivo Municipal de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras.
Além deste novo programa de transferência de renda, a Prefeitura de Rosário do Catete também mantém o Programa Municipal de Inclusão Social (PIS), que atende mais de 650 famílias rosarenses com o repasse de R$ 150,00 mensais conforme critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 708/15.
Confira as novas restrições que começam a valer nesta terça 22 (Foto: Pixabay)
Veja quais são
– Entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março de 2022, momento que engloba o carnaval, os limites máximos para os eventos serão reduzidos para 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 nos internos.
– Para eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48h de antecedência do evento. Autorização que já tenha sido concedida pela Secretaria de Estado da Saúde será reavaliada de acordo com a presente Resolução.
– Os municípios que não tenham atingido cobertura vacinal equivalente a 75% da população com a 2ª dose fica proibido a realização de eventos de lazer coletivo;
Ponto facultativo
Continuam suspensos os pontos facultativos dos dias 28 de fevereiro, 1º e 02 de março, referentes ao período de Carnaval.
Trilha de conhecimento alinhada com o mundo trabalho para transformar a visão de estudante em visão de negócio. Esse é o principal diferencial do Programa de Estágio do Grupo Energisa, que busca novos talentos para mais de 120 vagas nos estados onde atua: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de março por meio do link https://jobs.kenoby.com/estagioenergisa/.
O processo seletivo da Energisa também busca ampliar a diversidade de suas equipes. O programa, com vagas em vários estados do país, quer atrair cada vez mais mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIA+ e pessoas de baixa renda. Os candidatos podem buscar uma oportunidade nas áreas de: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Direito, Tecnologia da Informação, Sistemas de Redes e de computadores e Técnico em Eletrotécnica.
Em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), o colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) aprovou no Pleno desta quinta-feira, 17, o Ato Deliberativo nº 992, que determina o repasse de créditos tributários remanescentes do ICMS e do extinto ICM, do ano de 2012.
Conforme ficou definido, o município de Capela receberá parte da quota de ICMS relacionada ao Valor Adicionado informado pela empresa Vale Fertilizantes S/A, até então exclusiva do município de Rosário do Catete.
“Em síntese, o Judiciário determinou que haja uma retirada de 0,8% nessa cota de ICMS do município de Rosário, que passará para o município de Capela; o que fizemos foi cumprir essa decisão”, explicou o conselheiro Ulices Andrade, vice-presidente do TCE e relator da matéria.
Dessa forma, foi alterado o anexo do Ato Deliberativo nº 823/2012, por meio do qual o TCE havia deliberado pela atribuição das quotas apenas ao município de Rosário do Catete.
Conforme a decisão do TCE, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) deverá entregar a parcela pertencente a cada município mediante crédito em conta individual.
A Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto de lei que cria o feriado de Santa Dulce dos Pobres, em homenagem a Irmã Dulce. Segundo a proposta, o dia a ser celebrado anualmente será 13 de março.
O projeto é do senador Angelo Coronel (PSD-BA). A proposta agora precisa ser analisada na Câmara dos Deputados e, se aprovada, de sanção presidencial para entrar em vigor.
Irmã Dulce foi canonizada em outubro de 2019, 27 anos após a sua morte, e é a primeira santa genuinamente brasileira. Conhecida como “Anjo Bom da Bahia”, Santa Dulce dos Pobres tem o dia comemorado em 13 de agosto.
O dia 13 de março foi escolhido por ser o dia da morte da religiosa. O relator do projeto, senador Flávio Arns (Podemos-PR), ressaltou que esse dia já é tradicionalmente voltado à lembrança de Irmã Dulce na Bahia.
Quem foi Irmã Dulce?
Nascida em Salvador, em 26 de maio de 1914, foi batizada como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes. Desde jovem, já demonstrava inclinação à vida religiosa e ao auxílio dos pobres. Em 1933, foi aceita como noviça na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, no estado de Sergipe.
Em 13 de agosto de 1933, fez a sua profissão de fé e, enfim, tornou-se freira – daí nasce sua data litúrgica. Escolheu o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe, Dulce Maria de Souza Brito, morta quando a freira tinha apenas sete anos.
No ano seguinte, ela voltou à capital da Bahia, onde teve a missão de ser professora. Mas a ajuda aos pobres foi a tônica da vida da religiosa.
Um episódio, em especial, se destaca na vida de Irmã Dulce: em 1949, sem ter onde abrigar cerca de 70 pessoas doentes que recolhia das ruas, a futura santa transformou o galinheiro do convento de Santo Antônio em um abrigo. O lugar, em 1960, se transformou no Hospital Santo Antônio, um dos maiores do Nordeste brasileiro.
O Anjo Bom da Bahia viveu até os 77 anos, morrendo em 13 de março de 1992, em Salvador.
NE Notícias21 DE FEVEREIRO DE 2022 | ATUALIZADO HÁ 9 MIN
Médicos que acompanham o estado de saúde da cantora Paulinha Abelha pretendem conceder entrevista coletiva nesta terça-feira, a partir das 17h. Especialistas pretendem esclarecer estado de saúde da cantora.
Paulinha é a “musa do forro’, cantora da banda Calcinha Preta.
Boletim publicado ontem, 21 de fevereiro, pela assessoria da cantora:
NE Notícias22 DE FEVEREIRO DE 2022 | ATUALIZADO HÁ 11 S
NE Notícias
Algumas piadas de profundo malgasto na legislação eleitoral.
No abrir adas portas de abril, vencerá o prazo para filiação de quem quiser disputar a eleição deste ano. Dia 31 de maio é data em que, até lá, partidos poderão pedir federação no TSE.
Em rápidas palavras, a verdade: as decisões serão tomadas em Brasília. Cá em Sergipe, e nos Estados, quá, quá, quá.
Cada um que se vire!
Na edição de sábado, 19, a Folha de São Paulo informa: Federação entre PT e PSB esfria, e Lula deve encontrar França para resolver entrave em SP – Expectativa de aliados do petista é que o ex-presidente tenha reunião com ex-governador na próxima semana.
Os “sabichões” agem como se Federação fosse a mesma coisa que coligações, que acabam logo depois das eleições.
Com a tal da Federação, até mesmo as eleições municipais de 2020 passaram pelo que for comunicado ao TSE até 31 de mai0. Que vai ganhar com isso?
Sabe o que pior?
Assim como parte considerável do eleitorado, em Sergipe, políticos como o senador Rogério Carvalho (PT) e os Valadares – pai e filho – PARECEM que não estão de olho!
Já estamos na segunda metade do segundo e menor mês do ano das eleições.
Não há de se negar a capacidade de articulação política e a perspicácia do Senador Rogério Carvalho.É notadamente um predador quando se trata de alcançar seus objetivos, sempre na base do “custe o que custar.”
E não está sendo diferente em relação à disputa pelo comando Governo do Estado. Rogério vem a meses gastando muita sola de sapato, prometendo a Deus e ao mundo que será o “melhor Governador que Sergipe já teve”. Mas quais são os predicados que levam Rogério a ser uma opção indiscutivelmente viável do ponto de vista político, para representar os interesses da cúpula do PT em Sergipe?
E nem vou adentrar no histórico criminoso do PT para elencar os diversos motivos pelos quais Rogério pode ser influenciado, até porque, na ausência de uma condenação transitada e julgada, o Senador Rogério Carvalho é indiscutivelmente uma figura pública imaculada.
Contudo, o voto favorável do Senador Rogério Carvalho na aprovação do tal “Orçamento Secreto”, contrariando inclusive a orientação pública da cúpula PTista, pegou muito mal junto às lideranças do partido. E já há entre essas mesmas lideranças, os que defendam que o PT não apoie a candidatura de Rogério ao Governo, como medida de retaliação.
O curioso de todo esse imbróglio, é que até o momento não se viu nenhuma manifestação pública do ex-presidente Luiz Inácio, declarando apoio irrestrito à candidatura de Rogério ao Governo em Sergipe.
E considerando a aliança indissolúvel feita entre o PT e o PSD, não é difícil imaginar que a boa relação do Governador Belivaldo Chagas (Que é do PSD) com o ex-presidente Luiz Inácio, possa resultar no naufrágio da candidatura de Rogério ao Governo.
Uma fonte ligada ao Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu que Gilberto vem trabalhando nos bastidores para convencer o ex-presidente Luiz Inácio a abortar a candidatura do Senador Rogério Carvalho ao Governo, unificando o agrupamento para formar uma chapa encabeçada pelo PSD, com a possibilidade do PT eleger 3 deputados federais.
O fato é que esse ambiente de incertezas vai perdurar até às convenções partidárias, onde tudo pode acontecer, inclusive nada.
O grupo hacker Anonymous divulgou no último sábado (12/02) que o Partido dos Trabalhadores (PT) teria sido apontado como o mandante da tentativa de assassinato do então candidato Jair Bolsonaro em Juiz Fora (MG) pelo próprio autor do crime. Bolsonaro foi esfaqueado por Adélio Bispo dos Santos (ex-PSOL).
Em destaque, Adélio Bispo, segundos antes da facada. Foto: Reprodução da Internet.
Segundo o perfil hacker, Adélio teria confessado que fora contratado pelo PT. A tentativa frustrada e a prisão de Adélio, mobilizou imediatamente a ação de um escritório de advocacia de Belo Horizonte para sua defesa. Recentemente, o ex-ministro de Lula, José Dirceu, afirmou em uma entrevista que “a facada em Bolsonaro foi um erro nosso”. Para Dirceu, a facada acabou por promover Bolsonaro e ajudou a elegê-lo.
Neste domingo (13/02), blogs de esquerda, outrora financiados pelos governos petistas, apressaram-se em desqualificar a denúncia do Anonymous. O próprio perfil hacker – que tem uma clara orientação ideológica de esquerda – tenta desqualificar a confissão de Adélio.
Tendo a política como seu sustento durante quase toda a vida, praticamente por quase meio século, Jackson Barreto, um político “profissional”, tem serviços prestados por Sergipe - seria impossível não ter com tantos anos de poder e controle de tanto dinheiro público -, mas também um longo histórico de acusações de crimes contra a máquina pública em sua trajetória.
Jackson perdeu as últimas eleições para o senado. A derrota, foi uma clara resposta dos sergipanos a sua má condução à frente dos cargos que assumiu. Agora, desejando voltar a usufruir das regalias às custas do povo, tem mirado até os próprios aliados. A publicação foi feita pelos colaboradores da independente Realce, em outubro, mas é extremamente atual.
Primeiro Jackson mirou André Moura (PSC), assim que foi condenado pelo STF, agora mira violentamente Laércio Oliveira (PP), tentando levar a rejeição do eleitorado lulista ao deputado que ele próprio trouxe para a base aliada. Suas narrativas para puxar o tapete dos aliados e/ou tentar, em desespero, ser acolhido pelo PT, são digna de vergonha alheia- o PT também o rejeita.
É necessário respeitar a pessoa física Jackson, mas Sergipe não o aceita mais na vida pública. Cabe a ele, um homem conhecido por sua inteligência política, aceitar isso e sair de cena, o que já deveria ter feito nas eleições de 2018.
Nos últimos dias, General Maynard foi alvo de denúncias que surgiram nas redes sociais e ganharam destaques na imprensa sergipana. Gastos milionários com combustível e consultoria jurídica e até salários de servidores contratados foram expostos e geraram estranheza em todo o estado.
Segundo documentos extraídos do Portal da Transparência e amplamente veiculados em sites de notícias, a gestão de Valmir de Nira chegou a gastar mais de R$ 2 milhões com escritórios de advocacia e assessoria jurídica em um único ano. Outros documentos publicados pelos veículos apontam que a Prefeitura do município que possui apenas 3.500 habitantes, gastou cerca de R$ 1 milhão em combustível- valores claramente desproporcionais.
Com a exposição dos fatos, a revolta tomou a população de General Maynard e rompeu as fronteiras da cidade, gerando debates entre internautas, jornalistas e a classe política. As atenções do estado se voltaram para a pequena cidade de forma extremamente negativa.
Na última sexta-feira, 11, populares disseminaram vídeos onde levavam as denúncias ao Ministério Público de Sergipe.
Até o momento dessa publicação, não conseguimos contato com a Prefeitura de General Maynard. Na próxima edição da Realce traremos maiores informações de juristas, do MP/SE, populares e lideranças políticas do município, inclusive da própria situação.
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), em operação conjunta com a Fiscalização do Trabalho e a Polícia Federal, flagrou, no dia 25 de janeiro, onze trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão. Os onze trabalhadores dos Estados do Maranhão e Piauí trabalhavam no corte da cana-de-açúcar no município de Maruim/SE, submetidos a condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva e impossibilitados de retornar aos seus locais de origem em razão de dívidas contraídas com a empresa empregadora. Alguns não tinham as carteiras de trabalho assinadas, recebendo salário abaixo em virtude de descontos ilegais.
Dos 11 resgatados, 10 trabalhadores estavam alojados no município de Capela/SE. O local não possuía camas e colchões suficientes para todos os trabalhadores, que dormiam em cima de plásticos. O alojamento não possuía ventilação, cozinha e condições mínimas sanitárias. Faltavam itens básicos de higiene, bem como local apropriado para fazer a refeição. Eles bebiam água diretamente das torneiras do alojamento. No corte de cana, em Maruim/SE, constatou-se que os valores dos Equipamentos de Proteção Individual foram descontados ilegalmente dos próprios trabalhadores, além de não estarem em condições adequadas à proteção dos riscos.
De acordo com o procurador do Trabalho Márcio Amazonas, que particiou da operação, a configuração de trabalho em condição análoga à de escravo se deu tanto em razão das condições precárias do alojamento quanto pela degradância da frente de trabalho. “Presenciamos trabalhadores cortando cana a poucos metros do fogo, sem proteção adequada e com uma alimentação precária para o seu sustento físico durante a jornada. Trabalhadores de ambos os sexos com apenas um banheiro sem condições de uso, levados para a frente de trabalho por motorista sem habilitação própria para o transporte, submetidos a alto risco de saúde e da própria vida. O resgate dos trabalhadores foi a medida mais adequada para o caso.”
Combate ao trabalho escravo
O dia 28 de janeiro foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Na data, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou que 1.937 trabalhadoras e trabalhadores foram resgatados da escravidão contemporânea em 2021, segundo dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Previdência.
Além disso, em 2021, o MPT recebeu 1.415 denúncias de trabalho escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores, número 70% maior que em 2020. Nos últimos cinco anos, a instituição recebeu 5.538 denúncias relacionadas a trabalho escravo e, nesse mesmo período, foram firmados 1.164 termos de ajuste de conduta (TACs), ajuizadas 459 ações civis públicas e instaurados 2.810 inquéritos civis sobre o tema.
Em Sergipe, no ano passado, em Canindé de São Francisco, duas pessoas foram resgatadas durante inspeções do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (composto pelo MPT, MTE, PRF e DPU).
Em reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE), realizada nesta quinta-feira (10), o Governo do Estado prorrogou o retorno das aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino para o dia 7 de março. Já as aulas das redes públicas municipais deverão ser definidas pelas prefeituras responsáveis.
No entanto, até a nova data de início do ano letivo, haverá uma força-tarefa no sentido de intensificar ações de vacinação do público em idade escolar, que vai dos 6 aos 17 anos, em média. Além disso, serão planejadas ações de vacinação dentro das escolas, com foco em aumentar os índices de vacinação deste público-alvo. Somente o Governo do Estado possui atualmente, ao todo, cerca de 150 mil jovens matriculados na Rede Estadual de Ensino.
Suspensão do ponto facultativo de Carnaval
O Governo do Estado também suspendeu os pontos facultativos dos dias 28 de fevereiro, 1º e 02 de março, referentes ao período de Carnaval, por meio da Resolução de nº 40 do Ctcae.
O decreto prorroga, ainda, as demais medidas de restrição e enfrentamento à Covid-19, que já estavam em vigor, em especial a última, de 31 de janeiro, que trata sobre o período entre 07 de fevereiro e 07 de março.
Participaram da reunião, além do governador Belivaldo Chagas, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o secretário de Estado da Educação, Josué Modesto; a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz; o procurador-geral do Estado, Vinícius Oliveira; o superintendente de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), Marcel Resende; a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza; o presidente da OAB/SE, Danniel Costa; o reitor da UFS, Valter Santana; o coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lysandro Borges; e o presidente da Fames, Cristiano Cavalcante.
Estão abertas as inscrições do concurso Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região- CRP19/SE. O certame oferece duas vagas para contratação imediata e 16 para formação de cadastro reserva, sendo cinco dessas vagas destinadas à cota para candidatos negros e 2 para cota de candidatos com deficiência. O edital está sob responsabilidade banca organizadora Quadrix.
As vagas são destinadas ao cargo de psicólogo analista técnico, cuja escolaridade requerida é de nível superior completo em psicologia e registro no órgão de classe. A remuneração é de R$ 4.480,88 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os servidores do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região ainda recebem benefícios, como vale-alimentação, auxílio-saúde, anuênio – adicional de salário à razão de 1%, a título de gratificação, a cada ano de serviço efetivo e vale-transporte.
As inscrições poderão ser feitas até às 23 horas e 59 minutos do dia 14 de março no site www.quadrix.org.br. O valor da taxa de participação no edital do concurso CRP 19 é de R$ 75,00. Poderá solicitar o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135/2007 e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007; ou for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656/2018. O período de solicitação vai até às 18 horas do dia 11 de fevereiro.
A provável data de realização da prova é dia 17 de abril e a lotação do concurso público será em Aracaju (SE), em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação. Todas(os) candidatas(os) serão avaliadas(os) por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados serão convocados para entrega de documentos da avaliação de títulos, que possui caráter classificatório.
Em entrevista ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, desta segunda-feira, 14, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Brenno Barreto, adiantou que o ponto facultativo do Carnaval deve ser mantido entre os lojistas do Centro de Aracaju.
A decisão contraria o decreto do governo que suspendeu o ponto facultativo para os servidores públicos durante o período carnavalesco.
"Não poderemos ter a abertura das lojas dos centro comerciais por conta da convenção coletiva dos trabalhadores vigente que a última assinada em 2021 impede a abertura do comércio entre 28 de fevereiro e 1º de março", disse Brenno.
O funcionamento das lojas do Centro de Aracaju retornam na quarta-feira de cinzas, 02, a partir das 12h.
A vocalista da banda sergipana Calcinha Preta, Paulinha Abelha, de 43 anos, está internada desde a tarde da última sexta-feira, 11, em um hospital particular de Aracaju. A cantora de forró estava em turnê com a banda em São Paulo, quando passou mal e ao desembarcar na capital foi hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nas redes sociais, a assessoria de imprensa da cantora informou que o quadro da artista é estável e ela está sendo acompanhada por uma equipe médica especializada.
Em entrevista exclusiva ao Portal Fan F1, o marido da cantora, Cleverton Santos, confirmou que a artista está com uma insuficiência renal, que é quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas.
“Ela está se recuperando bem, ainda não há previsão de alta. Só depois que eles fizerem o acompanhamento é que ela deverá receber alta”, disse.
Carreira
Paulinha Abelha é natural da cidade de Simão Dias, município da região Centro-Sul do estado. Ela entrou na Calcinha Preta em 1998, onde gravou 21 CDs e três DVDs. Deixou a banda em 2009 para integrar a G.D.Ó. do Forró com Marlus Viana, com quem foi casada. Em 2014, ela retornou para a Calcinha Preta. Em 2016, Paulinha deixou a banda para formar dupla com a Silvânia Aquino, retornando ao grupo em 2018.
Entre os maiores sucessos interpretados pela Paulinha estão as músicas: Furunfa, Baby dool, Louca por ti, Sonho Lindo, Paulinha e Ainda te amo.
Conjur 14 DE FEVEREIRO DE 2022 | ATUALIZADO HÁ 1 HR
O colegiado do Supremo Tribunal Federal fixou critérios mais rígidos para a decretação da prisão temporária. O novo entendimento foi provocado por duas ações de diretas de inconstitucionalidade ajuizadas pelo PTB e pelo PSL respectivamente contra a lei 7.960/89, que disciplina a prisão temporária.
Nos termos do ministro Gilmar Mendes — com ressalvas do ministro Edson Fachin —, a maioria dos ministros decidiu fixar os seguintes critérios para fundamentar a prisão temporária: (1) for imprescindível para as investigações do inquérito policial, (2) houver fundadas razões de autoria ou participação do indiciado, (3) for justificada em fatos novos ou contemporâneos que fundamentem a medida e (4) for adequada à gravidade concreta do crime.
NE Notícias 14 DE FEVEREIRO DE 2022 | ATUALIZADO HÁ 8 S
Atendendo a ação movida pelo Ministério Público Estadual de Sergipe, o Judiciário determinou ao governo que suspenda o pagamento de pensões especiais aos dois ex-governadores Antõnio Carlos Valadares (PSB) e João Alves Filho (falecido).
As consultas ao Sistema Valores a Receber já podem ser realizadas, exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br
No momento da consulta você saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.
Quando receber a data, confira se você foi agendado(a) para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação.
Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.brna data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.