segunda-feira, 1 de abril de 2019

SERIE ROSARENSES ILUSTRES JOSÉ MARTIN XAVIER - O pioneiro da Educação Rosarense !!!

José Martinho Xavier , nasceu em 11 de novembro de 1933, Xavier assim como era conhecido em Rosário do Catete, e nos demais municípios do estado devido suas atividades profissionais, alem de prefeito exerceu varias outras atividades que contribuíram para o desenvolvimento do seu município, também é de conhecimento sua participação em diversos movimentos sociais e religiosos. Foi também dono de cartório e presidente de uma associação de caridade em Rosário do Catete, mas na qualidade de prefeito e de chefe político que deu maior visibilidade na carreira publica.
Xavier nasceu no antigo povoado Pedro Gonçalves, município de Rosário do Catete filho de Francisco Xavier das Chagas e dona Maria Marta de Jesus.foi aluno da conceituada professora Maria Rosa dos Santos isso logo no ano de 1933, concluiu o curso primário com outra professora Maria de Freitas Santos, anos depois conclui seu curso ginasial através do projeto Minerva, antigo curso Madureza Ginasial.
Foi nomeado guarda Fiscal em 1953 sendo locado no posto Fiscal Siqueira no Povoado Rio das Pedras, município de Itabaiana, demitido em 1955, logo no governo do seu conterrâneo Leandro Maciel, com isso, voltou a trabalhar no comercio com o Sr. Floriano Sá durante este período foi nomeado escrivão para registro civil em Rosário do Catete. Em 1964 no governo de Celso de Carvalho foi nomeado como titular da função.
Em 1976 Martinho Xavier foi eleito Prefeito de Rosário do Catete pelo partido hoje extinto ARENA (Aliança renovadora Nacional ) nesta época o mandato era de 6 anos. Na sua gestão a frente da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete, a Educação teve a maior prioridade, construiu, ampliou e reformou escolas, criou a biblioteca publica municipal que hoje foi desativada e os poucos livros que restaram foram levados a uma sala na escola José Sotero, na época da sua criação, a biblioteca publica municipal de Rosário do Catete era considerada uma das melhores em acervo da região da cotinguiba sem contar no reconhecimento ao poeta maior João Batista de Moraes Ribeiro usando seu nome para como patrono do saber em Rosário.
Também na gestão de Xavier os estudantes pobres do município começaram a sonhar em estudar na capital, foi adquirido o primeiro ônibus dos estudantes da cidade de Rosário educação. Também criou em Rosário o curso da campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, e outras ações inovadoras tornando o município pioneiro nas questões da educação, Xavier via nos estudos o único meio do Rosarense vencer os obstáculos da pobreza, dava mais educação e menos festas, via que o exemplo romano de “pão e circo” não comungava com a sua administração pautada no compromisso e seriedade educacional com o povo rosarense.
Além da política o jovem Martinho Xavier se destacou em outras áreas principalmente no social, na saúde em convenio com a Construtora Odebrecht ajudou ao hospital de caridade de Rosário adquirindo duas ambulâncias. Isso mostra que sua administração foi toda pautada com compromissada com o povo carente, desapropriou terras para doação as pessoas pobres com isso nasce o conjunto Dr. José Gonçalves da Crus , neste tempo em parceria com a construtora Odebrecht cedeu um terreno a mesma para uso de um canteiro de obras e foi acordado que logo após o termino da construtora em Rosário toda a infraestrutura deixada ficaria para o município. Foi uma administração comprometida com o povo de Rosário.
Em março de 1991 foi nomeado escrivão da vala civil no cartório do 27º Oficio da Comarca de Aracaju ficando no cargo ate sua assinatura de aposentadoria em abril de 1996.
Xavier participou de vários órgãos de Caráter social ocupando sempre cargos de diretoria, a exemplo da Associação de Caridade de Rosário que foi tesoureiro de 1981 a 1989, secretário de 1961 a 1969, por fim presidente na qual na função respondia pela direção do hospital de Rosário renunciando em 1997 por questões políticas.
Xavier foi um homem que dedicou sua vida em favor do povo do seu município, construiu uma parte da história de Rosário.
Xavier faleceu em 09 de Junho de 2004 deixando três filhos , Fábio, Mércia e Marta, pessoas honradas que souberam colher os ensinamentos do seu pai.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou pesquisando essa história sobre Xavier.