terça-feira, 28 de setembro de 2010

FEIJOADA DO CATETE.


Procurador quer que Tiririca prove que sabe ler para se manter candidato

SÃO PAULO - O humorista Tiririca, candidato a deputado federal pelo PR, pode ser chamado a esclarecer à Justiça Eleitoral se sabe ler e escrever - condição obrigatória aos candidatos segundo a Constituição. O procurador-regional eleitoral, Pedro Barbosa, analisa nesta segunda-feira o pedido da Promotoria da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo para que Tiririca, cujo nome verdadeiro é Francisco Everardo Oliveira Silva, faça um teste de leitura e escrita.

A denúncia de que Tiririca seria analfabeto foi publicada pela revista "Época", que em mais de uma ocasião pediu ao candidato que lesse um texto, o que foi feito por assessores dele. A revista também ouviu pessoas próximas do artista que disseram que ele seria analfabeto.

À Justiça Eleitoral, Tiririca apresentou uma carta, supostamente escrita de próprio punho, afirmando saber ler e escrever. Caso a carta não seja verdadeira, o candidato poderá ser punido não só eleitoralmente - mas também criminalmente, por uso de documento falso. O documento foi usado para a liberação do registro de candidatura de Tiririca, em junho, numa fase que transcorreu sem problemas para o artista.

Caso fique comprovado que Tiririca não lê nem escreve, ele pode ter sua candidatura cassada. Mas isso só deverá ocorrer após as eleições, diante da proximidade do pleito.

- É difícil termos uma posição (sobre o caso) antes das eleições. É complicado voltar atrás, por conta de o registro já ter sido feito. Mas vamos analisar tudo nesta segunda-feira e ver que medidas tomar. De todo modo, se ele não pode ler e escrever e for eleito, não poderá ser empossado. Pode ganhar e não levar - afirmou Barbosa.

Esse não é o primeiro problema de Tiririca que vai parar na Justiça Eleitoral. Em sua declaração de bens , ele afirma que nada possui. Segundo nota publicada na revista "Veja", Tiririca já teria afirmado que não tem bens em seu nome porque coloca todo o seu patrimônio em nome de parentes.

A assessoria do humorista negou à "Época" que Tiririca seja analfabeto, mas disse que ele não faria um teste para a reportagem porque "ficaria chateado por ter de provar que sabe ler" na reta final da campanha.

Tatiana Farah
O Globo.com

Nenhum comentário: