quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jazida em Maruim pode gerar 5 mil empregos

Ontem, aconteceu uma reunião muito importante para o futuro socioeconômico de Sergipe em Brasília, onde estiveram presentes a Presidente da República, o Ministro de Minas e Energia e os Presidentes da Vale e da Petrobras, discutindo o projeto de carnalita que será desenvolvido pela Vale no estado, estimado em US$4 bilhões.

O megaprojeto deverá ser desenvolvido na região de Maruim, local da jazida, em área de propriedade da Petrobrás que deverá decidir pela cessão ou arrendamento da reserva.  A carnalita, insumo já abundante na região de Rosário do Catete e antigo objeto de exploração pela Vale, é de extrema importância para a agricultura, já que o país importa algo em torno de 6 milhões de toneladas de potássio, 90% do total que consome.

Para Eduardo Prado, Presidente da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES), “a discussão foi fundamental, para dar mais um passo estratégico rumo à solidificação deste projeto de grande importância econômica para o Brasil”. Os entendimentos finais entre a Vale e a Petrobras sobre a cessão ou arrendamento da área, onde será erguido o empreendimento de fertilizantes no estado é muito positiva e não mais se constituem obstáculo à realização do empreendimento.

“Esse projeto trará ganhos importantes para a toda a cadeia econômica do estado, podendo gerar cinco mil vagas de emprego, e trará importantes e benéficas responsabilidades para Sergipe, pois nós vamos contribuir para que o país reduza sua dependência de matéria-prima estrangeira”, pondera Eduardo Prado. A carnalita é um minério, do qual se extrai cloreto de potássio, sendo uma fonte de matéria-prima para o processamento de adubos.

Fonte: Nenoticia 

ATIVISTA COMENTA

ATENÇÃO GALERA DE ROSARENSE, VAMOS FAZER UNS CURSOS PARA SE ESPECIALIZAR NESSAS AREAS. NINGUÉM PODE RECLAMAR DA FALTA DE EMPREGO.

Nenhum comentário: