quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vino faz com que Wagner Quintela perca aliada para que oposição possa enfraquecer-se

Política não é brincadeira, quando se imagina que tudo está às claras, andando para a consolidação de um projeto, eis que surge um membro do seu grupo que põe tudo a perder ao deixar de fazer parte de seu agrupamento para ir, ou voltar, para os braços do grupo adversário, e o que é pior, com esse integrante tende acompanhar outros que só esperavam que alguém tomasse a iniciativa.

É o que aparentemente está acontecendo com a oposição do município de Rosário do Catete, liderada esta pelo ex prefeito Wagner Quintela. Habilidosamente o seu grupo foi conquistando espaços e novos integrantes, lideranças importantes que contribuíram, e muito, para o crescimento e fortalecimento da oposição no município. Até na Câmara Municipal eles conseguiram por um bom tempo ficar com cinco vereadores dos nove que compõem a Casa legislativa, ou seja, foram a maioria para o desespero e preocupação do prefeito Vino e aliados. Com isso, Wagner e seus comandados tiveram a oportunidade de mostrar poder de fogo elegendo a Mesa Diretora da Câmara de Rosário do Catete por duas vezes, um feito mais que necessário para a continuidade do projeto de fortalecimento da oposição. Mas o fortalecimento de Wagner Quintela e seu grupo parece estar passando pelo processo de decadência, está sendo ameaçado pela saída de um importante membro de seu grupo.

É que recentemente, contrariando os planos da oposição de tentar voltar ao poder em 2012, uma importante aliada do grupo, a vereadora Maura Cecília/PDT, que há dois anos e meio havia deixado o grupo político liderado por Laércio Passos e Vino, resolveu voltar para o seu “verdadeiro” reduto político, ou seja, está de novo nos braços da situação. Segundo ela, a sua saída do grupo oposicionista se deu porque o povo é a sua principal razão para voltar a dar sustentação à bancada da situação. Nada contra, não fosse por um detalhe, a vereadora era implacável, sabia como ninguém atacar politicamente a administração do prefeito Vino, e agora, do nada, ela resolve dizer sim ao Poder Executivo.

Com isso, Vino passa a ter maioria na Câmara e a observar o grupo de Wagner Quintela caminhar para o enfraquecimento. É que com a saída da vereadora, há rumores de que um outro importante membro do legislativo local, e altamente ligado a oposição, já estaria de malas prontas e com boas chances de passar para a situação, e com ele, uma boa parte de seus correligionários. É que segundo informações este suposto oposicionista estaria um tanto quanto insatisfeito com algumas medidas tomadas pelo Wagner Quintela e seus comandados. Será?

Acredita-se ainda que mais lá na frente outras lideranças da oposição, e não menos importantes, vendo alguns oposicionistas se debandarem para os braços de Vino e Laércio, poderão fazer o mesmo. Duvidam?! Essa novela tem cenário bastante conhecido do que acompanham a política brasileira, é uma reprise com um enredo que já estamos acostumados a ver, e funciona mais ou menos assim: A oposição está forte porque tem a maioria, a situação fraca porque não consegue governar com a minoria. Então, todos os esforços são direcionados a enfraquecer, a minar a todo custo o grupo oposicionista, e para isso vale de tudo.

A luta é travada em favor do fortalecimento da situação, até que um membro oposicionista cede, não dando em outra, acaba levando mais gente. Há quem diga que as vantagens para o desertor são enormes nesse processo, não querendo dizer que esse seja o caso aqui abordado. Longe disso, até porque respeitamos a todos, indistintamente.

Enquanto isso a situação comemora dando sinais de fortalecimento, de controle da situação, e não pára por ai, quer continuar aniquilando politicamente os seus adversários, principalmente agora quando estamos a mais ou menos um ano e quatro meses das eleições municipais de 2012. “Enquanto houver chances da gente trazer mais opositores para o lado aliado, faremos isso todos os dias”, disse um forte membro da situação.
Fonte: Jornal Gazeta do Cotinguiba edição 110

Nenhum comentário: