sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Nokia N8, top de linha da fabricante finlandesa

Aparelho vem com a última versão do sistema operacional, o Symbian^3.
Ponto alto é sua câmera digital de 12 MP com lentes Carls Zeiss e autofoco.


Lançado no início de outubro para brigar com os aparelhos top de linha dos concorrentes, como o iPhone da Apple e o Xperia X10 da Sony, o Nokia N8 vem com muitos recursos para atrair os usuários fiéis à marca e aqueles que ainda estão na dúvida de que smartphone comprar.
Confira algumas especificações técnicas e recursos do aparelho.
Multimídia
Toca música em mp3, wma, aac (e variantes), reproduz vídeos, inclusive em alta definição (720p), nos formatos mpeg4, Real Video e possui codecs H.264, VC-1, Sorenson Spark.
A reprodução dos vídeos que acompanham o aparelho, como o trailer do Tron Legacy, foi perfeita, sem engasgos ou interrupções.
O N8 pode atuar como transmissor de rádio e enviar as músicas da sua memória para a estação FM que for definida. Recomenda-se usar uma frequência que não esteja em uso na região, para evitar interferências. Ele também possui sintonizador de rádios FM com busca automática e 10 posições de memória que podem ser personalizadas.


Sistema
O N8 usa o mais novo sistema operacional adotado pela Nokia, o Symbian^3.
Sua interface permite a personalização das tela inicial, e das duas outras disponíveis, com widgets de aplicativos. Com isso, é possível colocar atalhos para os principais programas executados no aparelho.
Com a utilização mais frequente do N8 em busca de instalações e configurações de novos aplicativos, percebeu-se que o SO ainda precisa de um refino. Abre-se muitas janelas para pequenos ajustes e por vezes parece que você entrou em outro programa, pois essas novas janelas não têm a mesma aparência da anterior. Dá a impressão de uma colcha de retalhos, para não dizer "uma gambiarra".
De qualquer forma, ele é robusto o suficiente para rodar vários aplicativos simultaneamente sem qualquer travamento ou lentidão significativa, um ponto forte.

Câmera


Um dos pontos altos do aparelho é sua câmera digital de 12 megapixel com lente Carl Zeiss, autofoco e flash embutido. O zoom ainda é digital, mas não faz feio em termos de qualidade da imagem. Veja aqui a galeria de fotos tiradas com o N8, sem retoques, apenas corte para 950 x 600 px e arquivos salvos em jpg com qualidade 12 (100%) no Photoshop. Ele ainda conta com uma câmera frontal para videochats ou videochamadas.
Internet
Suporta as linguagens: HTML, XHTML MP, WML, CSS e protocolos HTTP v1.1 e WAP. Ainda conta com histórico visual, suporte para JavaScript, vídeo Flash Lite 4.0 e Flash. Tem leitor de RSS e suporta visualização de vídeos. Funciona por 3G ou Wi-Fi.

Usabilidade
Para quem tem mão grande, o aparelho se encaixa bem, tendo um bom tamanho. Porém, o botão de menu é localizado não no centro, mas no canto esquerdo inferior do aparelho. Para quem segura o celular com a mão esquerda, apertar o menu com o polegar pode ser difícil ou, no mínimo, incômodo e os mais desastrados ainda podem deixar cair. Mesmo segurando com a direita, como o botão fica localizado numa superfície inclinada para baixo, dado o seu design, ainda assim é desconfortável pressioná-lo.


Vem com música
Alguns aparelhos celulares da Nokia vêm com o chamado Ovi Música Ilimitada, novo nome do antigo "Comes with music" (vem com música), serviço que permite a qualquer usuário, ao comprar um aparelho elegível, baixar músicas gratuitas, sem limites, por seis meses. Ainda é possível transferi-las para o PC e sincronizar com o celular. No N8 isso não é diferente. Nele pode-se baixar quantas músicas quiser e, inclusive, quando é um álbum inteiro, ele sugere que use a rede Wi-Fi no lugar da 3G ou Edge.
Um recurso interessante é o da música pausar ao ser retirado o fone de ouvido. Ao plugar novamente o fone, a reprodução não continua automaticamente. É necessario tocar no botão Play.
O gerenciador de downloads de música bem que poderia informar que determinada faixa ou álbum já foi baixado, evitando, assim, downloads duplicados, perda de tempo e bytes extras trafegados. Ao menos o software para PC tem o recurso de histórico de downloads. Mas não é muito prático ter que consultar uma lista com milhares de músicas para saber se ainda não baixou alguma. Uma mensagem como "A faixa já foi baixada. Deseja fazer download novamente?" seria bastante útil.
Bateria
A bateria de 1200 mAh é embutida e não removível, como no iPhone, permitindo 12h de conversação na rede GSM e 390h em modo de espera (stand-by). Já no modo de gravação de vídeo, aguenta até 3h30 e, para reproduzir, 7h (6h para HDMI). Só tocando músicas dura cerca de 50h. Vendo WebTv, 3h30.

Gabriel dos Anjos Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: