sexta-feira, 31 de março de 2017

TCE COMPROVA FALTA DE TRANSPARÊNCIA DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Transparência inexistente (nota 0,0)
Areia Branca, Frei Paulo, Moita Bonita, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Indiaroba, Maruim, Pacatuba, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Muribeca, Telha, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Santana do São Francisco, São Francisco, Tomar do Geru, Arauá, Boquim, Itabaianinha, Macambira, Pedrinhas, Riachão do Dantas, São Domingos, Feira Nova, Malhada dos Bois e Riachuelo.

Nível crítico (notas entre 0,1 e 3,5)
Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda, Carira, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Pirambu, Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, Estância, General Maynard, Rosário do Catete, Malhador, Brejo Grande, Santa Rosa de Lima, Cumbe, Neópolis, Aracaju, Itabaiana, Pinhão, Poço Verde, Pedra Mole, Lagarto, Simão Dias, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Capela, Gararu, Graccho Cardoso e Siriri.

Matéria Completa CLIQUE AQUI BLOGUEIROS!
Fonte TCE/SE
Foto Cleverton Ribeiro

REFLEXÃO DO BLOGDOCATETE

Conscientização Ambiental através do diálogo compartilhado

Com o objetivo de traçar metas para os trabalhos de educação e conscientização ambiental junto a população de nossa cidade, o Governo Municipal em parceria com o Instituto Estre realizou ontem (28), no Centro de Convivência de Idosos, um encontro com professores e membros da comunidade local. A ideia principal é criar um ciclo de debates em torno da educação ambiental, tomando o ambiente escolar como meio de desenvolvimento destas práticas. 
Na oportunidade, o instituto apresentou o programa Escolas Sustentáveis, que consiste em capitar ideias a partir de um coletivo, formado por professores, alunos e pessoas da comunidade, tornando a escola um espaço educador sustentável, onde os próprios indivíduos tornam-se facilitadores da implementação do processo, colocando os valores absorvidos em prática através do diálogo compartilhado.
 “Em Rosário já havíamos dado início ao trabalho de conscientização através das oficinas de cocriações e o mês da criança, através das Histórias para Pertencer ao Mundo, voltada diretamente para o público infantil. Hoje temos a oportunidade de apresentar o programa Escolas Sustentáveis, voltado para o ambiente escolar, através de atividades extracurriculares”, afirmou Alciana Paulino, gestora de Educação Institucional. 
Ainda segundo Alciana, os programas têm como foco incentivar um processo de mudança cultural e entendimento de uso e conservação do meio ambiente, a partir do engajamento de pessoas, tendo o instituto como incentivador e encorajador de todo processo. 
Secretaria de Comunicação Social
Governo Municipal de Rosário do Catete

Capela: testemunha diz que recebeu orientação de Sukita. Delegado geral informa que ex-prefeito será investigado

Alexsandro confessa esquema para forjar vandalismo (Foto: reprodução vídeo/SSP)
O ex-prefeito Manoel Messias Sukita, de Capela, volta à cena policial, agora acusado de envolvimento no ato de vandalismo supostamente forjado dentro da Prefeitura de Capela, fato ocorrido no início deste ano. O suposto ato de vandalismo foi denunciado à polícia pela prefeita Silvany Sukita, esposa do ex-prefeito, que no momento estava assumindo o comando daquele município. O ex-prefeito Messias Sukita foi citado pelo ex-servidor contratado pela gestão passado, identificado como Alexsandro Santos Dantas.

Matéria Completa CLIQUE AQUI BLOGUEIROS
Transcrito do Portal Infonet

VANDALISMO NA PREFEITURA: Sukita pede afastamento da Secretaria de Obras

por NE NOTÍCIAS, da redação
O ex-prefeito Sukita (STN) pediu afastamento do cargo de secretário de Obras até o encerramento das investigações sobre o suposto ato de vandalismo praticado na Prefeitura de Capela.
Inquérito policial presidido pela delegada Mariana Amorim apontou Sukita como responsável pelo vandalismo praticado na prefeitura.
O pedido de investigação policial foi feito pela prefeita Silvany, esposa de Sukita, alegando ter encontrado a sede da prefeitura totalmente bagunçada, com documentos no chão.
Em nota, Sukita diz que ficará afastado ¨até o restabelecimento da verdade¨.

quarta-feira, 29 de março de 2017

VEJA: Deputados de Sergipe com acusações criminais

por CONGRESSO EM FOCO, da redação
Adelson Barreto (PR-SE)
Inquérito 4204 Lavagem de dinheiro e peculato
André Moura (PSC-SE)
Inquérito 4327 Corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha
Inquérito 3224 Crimes de responsabilidade e formação de quadrilha
Inquérito 3594 Crimes contra a Lei de Licitações e peculato
Inquérito 3905 Homicídio simples
Ação Penal 974 Quadrilha e improbidade administrativa
Ação Penal 973 Crimes de responsabilidade
Ação Penal 969 Crimes de responsabilidade

Cooperativismo e renda em Rosário do Catete

Cooperativismo e renda
Na manhã de hoje (28), a Cooperativa de Reciclagem realizou recadastramento de cooperados no Espaço Jovem, localizado na Secretaria de Assistência e Desenvolvimentismo Social, com o objetivo de reiniciar as atividades. 
A cooperativa tem por objetivo, inserir a população local em trabalhos voltados para a geração de emprego e renda através do aproveitamento de resíduos sólidos que são destinados a reciclagem.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Governo Municipal de Rosário do Catete

CONSELHO TUTELAR DE ROSÁRIO DO CATETE


sexta-feira, 24 de março de 2017

Moto-táxi em Carmópolis – Justiça defere pedido do MP e Leis Municipais são suspensas

O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe(TJ/SE), mediante decisão unânime do Pleno, deferiu medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público Estadual em desfavor da Câmara Municipal de Carmópolis e da Prefeita do aludido Município, determinando a suspensão da eficácia das Lei Municipais nº 1058/2013 e nº 1067/2013.
As normas impugnadas ingressaram no ordenamento jurídico com o objetivo de regulamentar, no âmbito do Município de Carmópolis, o Sistema de Transporte e Prestação de Serviço através de Motocicletas, denominado Moto-Táxi.
Com apoio técnico da Coordenadoria Recursal, a Procuradoria-Geral de Justiça sustentou que os atos normativos destacados violam regra constitucional relativa à competência da União para tratar sobre transporte e trânsito (art. 22, XI, da Constituição Federal), ofendendo diretamente o que preceitua o art. 13, XIII, da Constituição Sergipana.
Registra-se que, diante da notória inconstitucionalidade, a própria Câmara Municipal de Carmópolis manifestou-se de acordo com a tese encampada pelo Ministério Público Estadual.
Para o Relator da Ação, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho: “(…) ao editar os referidos atos normativos o legislador municipal extrapolou a competência residual para os assuntos de interesse local estabelecido no art. 30, da CF (...)”. 
Desse modo, a eficácia das normas municipais indicadas estão suspensas, competindo ao Pleno do TJ/SE confirmar, posteriormente, o desfecho da decisão reportada.
Fonte MPE SE

Saúde Firma Parceria Com ONG Norte Americana Para Tratamento De Câncer

Na manhã desta sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) firmou uma parceria com a ONG norte-americana Susan G. Komen For The Cure com o objetivo de fortalecer as ofertas dos serviços de saúde e diagnóstico do câncer de mama em Aracaju. Presente na reunião que aconteceu no Radisson Hotel, o Secretário da Saúde André Sotero, juntamente com a diretora de Atenção à Saúde Guadalupe Ferreira, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher Cristiani Ludmila e equipe do programa, pactuou o auxílio do levantamento de dados, bem como qualificação dos profissionais da rede a respeito da doença na capital.
De acordo com a referência técnica em saúde da mulher, Elissandra Alves, o acordo tem como benefício primordial melhorar os cuidados e viabilizar agilidade na detecção dos casos de câncer mamário, além de propiciar aos profissionais da rede capacitações específicas. “O nosso principal foco é melhorar o acesso das usuárias do SUS na capital aos serviços de saúde que envolve a preocupação com o câncer de mama, seja com dados, contatos ou mesmo por meio das qualificações que nossos profissionais terão com grandes nomes da área que já são parceiros da ONG”, afirmou.
Matéria Completa CLIQUE AQUI BLOGUEIROS!
Fonte Faxaju

HuMoR Do BlOGdOcAtEtE - Dancinha envocada

Olha que dancinha invocada!

REFLEXÃO DO BLOGDOCATETE


GUARDA MUNICIPAL DESARTICULA OUTRA QUADRILHA DE ARROMBADORES

A GUARDA MUNICIPAL DE ROSÁRIO DO CATETE desarticulou nessa madrugada uma quadrilha a qual vinha comentando arrombamentos aos prédios públicos municipais Rosarenses.
Com a quadrilha foram encontrados os produtos fruto do arrombamento efetuado por volta das 23hs na sede da Secretária Municipal de Saúde.
Toda ocorrência se desenrolou pela madrugada sendo finalizada com êxito por volta das 5:30hs da manhã! Estão de parabéns todos os guardas municipais envolvidos nessa ocorrência (GM SANTANA, GM SOTERO, GM ALFREDO, GM EILE, GM DE JESUS, GM VIEIRA, COMANDANTE ARAUJO E O SECRETÁRIO BATISTA).
É a GUARDA MUNICIPAL contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos Rosarenses!

Conhecer e aprender a valorizar nossa própria história

Conhecer e aprender a valorizar nossa própria história. Pensando nisso é que na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, recebeu alunos do 8º ano da Escola Bem-me-Quer em companhia da professora Fernanda de Oliveira e da estudante de Licenciatura em História, Paloma Kelly de Almeida. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer o sobrado (Paço Municipal) e aprender sobre a conservação do patrimônio material como fonte de conhecimento e preservação da história.

quarta-feira, 22 de março de 2017

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO EM CAPELA - SE.


PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ROSÁRIO DO CATETE

A Policcia Militar prendeu hoje (22), um rapaz que sofre de problemas mentais conhecido por JAH, o fato ocorreu no Conjunto Incra em Rosário do Catete.
Segundo informações JAH desferiu um golpe de facão na cabeça de um rapaz conhecido por "Dezoito" e feriu outra pessoa que tentou evitar a tentativa de homicídio.
Populares amarram JAH e chamaram a mãe do mesmo para que pudesse acalma-lo até a chegada da Policia Militar. 

ESTRE AMBIENTAL

estreambientaloficial Um bem mais que precioso. Vamos economiza-la, sempre!
22 de março - Dia Mundial da Água #água #water #diamundialdaágua

De flanelinha para Carlos Britto: ¨Basta fazer cumprir a Constituição¨

por FOLHA DE SÃO PAULO, da redação
Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto comentava com um interlocutor como o julgamento do mensalão, que presidiu, até hoje lhe dá projeção.
Recentemente, saiu para jantar em São Paulo. Ao estacionar o carro, o inevitável flanelinha se aproximou:
— Fique tranquilo que cuido do seu patrimônio– disse.
Ayres Britto agradeceu e disse que na volta lhe daria algum trocado. Ao retornar, notou que estava sem nada.
— Meu amigo, vou ficar lhe devendo — disse o ex-ministro. O flanelinha respondeu, compreensivo:
— Ministro, o sr. não me deve nada. Basta fazer cumprir a Constituição.

INFORMATIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DO TRABALHO DE ROSÁRIO DO CATETE


Ministro do TSE mantém candidatura de Volney

por NE NOTÍCIAS, da redação

Em sessão do Pleno do TSE, realizada ontem à noite, em Brasília, o Ministro Henrique Neves, Relator do Recurso Eleitoral movido contra o candidato a prefeito de Carmópolis Volney Leite Alves, não conheceu os Agravos Regimentais movidos pelo Minstério Pùblico Eleitoral e pela Coligação adversária, votando pela manutenção do deferimento do registro de candidatura ja deferida pelo próprio TSE em dezembro de 2016.
PEDIDO DE VISTAS
A sessão foi interrompida por que o ministro Herman Benjamim pediu vistas para modular seus votos e pareceres noutros processos semelhantes ao de Carmópolis.
A previsão - segundo o próprio Benjamim - é que esse processo volte a tramitar no TSE em até 15 dias.
VOLNEY LIBERADO
Segundo o advogado do candidato Volney Leite Alves, doutor Márcio Conrado, "agora fica perfeitamente  demonstrado que não havia nenhum impedimento para Volney concorrer nas eleições de 2016, estando apto para participar também dessa eleição suplementar, inclusive com o registro de sua candidatura já deferido pelo Juiz da 11a Zona Eleitoral de japaratuba, doutor Rinaldo Salvino".
Matéria Completa CLIQUE AQUI BLOGUEIROS!

segunda-feira, 20 de março de 2017

ROSÁRIO DO CATETE COMEÇA ENGATILHAR PARA O DESENVOLVIMENTO

No campo e na cidade a administração pública de Rosário do Catete a todo vapor. Tendo como gestor, o chefe do executivo, Vino Barreto (DEM). Em menos de 90 dias a administração pública está fluindo com abundância e desenvoltura para o nosso povo, imagine em 4 anos que terá a frente.
O administrador que usa o instituto da liberdade de expressão, moralidade com a coisa pública, publicidade nos atos de sua gestão, sem buscar a promoção pessoal, economicidade e eficiência. Assim é que se faz uma administração pública com o senso da responsabilidade.