MATÉRIAS DA ESTRE AMBIENTAL

Estre realiza oficina de Páscoa para moradores de Rosário do Catete

O clima já é de Páscoa em Rosário do Catete. Através de uma iniciativa da Estre Ambiental, 18 mulheres da comunidade participaram na última quarta-feira (20) de uma Oficina Gastronômica voltada para a preparação de ovos de chocolate e de bombons. 
A Oficina de Páscoa foi idealizada pela equipe de Relações Institucionais da Estre e baseada na ideia de projetos voltados ao Empreendedorismo Social, respeitando a particularidade dos moradores locais e com tema escolhido pelos próprios. 
Foram quatro horas de aprendizados ministrados pela chef Cláudia Ramos, com explicações técnicas e práticas de produção especialmente para a data.
"A ideia foi capacitar as mulheres que já trabalham com doces e bolos ou desejam começar um pequeno negócio, para o período sazonal da Páscoa, pois além de aproximar a comunidade do entorno, ainda gera emprego e renda", conta Inaimara Medrado, analista de Relações Institucionais.
Confeiteira há oito anos em Rosário, Sandra Bandeira Araújo Cruz foi uma das participantes e falou sobre a iniciativa. "Estou aprendendo coisas novas e técnicas diferenciadas, e isso é muito enriquecedor e bom para o meu negócio".
Outra que adorou os ensinamentos foi Geane Batista Cruz, que trabalha com confeitaria há 17 anos. "Quero agradecer ao pessoal da Estre pela oportunidade. A oficina veio ampliar o meu conhecimento, pois a gente nunca sabe de tudo".
Sem nenhuma experiência na produção de doces, Nelma Silva dos Santos também fez parte do grupo. "A Oficina foi maravilhosa, especialmente para quem está parada e não tem renda. Com certeza colocarei tudo em prática".
O grupo está motivado e aguardando as próximas oportunidades.


Estudantes realizam visita técnica ao aterro da Estre

O Centro de Gerenciamento de Resíduos localizado no município de Rosário do Catete (SE), tem recebido visitas de estudantes de escolas públicas e privadas, de cursos técnicos e de universidades de Sergipe. Acompanhados por professores, os alunos podem conhecer as atividades desenvolvidas na unidade e as tecnologias aplicadas pela empresa, além de aprenderem na prática a diferença entre aterro sanitário e lixão.
As visitas são agendadas previamente pelas instituições de ensino e guiadas por colaboradores da Estre e do Instituto Estre. Técnicos mostram todas as etapas realizadas para a destinação correta do lixo que chega ao transbordo, localizado em Nossa Senhora do Socorro (SE) ou diretamente no aterro em Rosário.
Os estudantes podem conhecer o trabalho de compactação de resíduos sólidos e como as células são construídas, com serviços essenciais, a exemplo de impermeabilização e drenagem de chorume e de gás. Também é explicada a evolução das camadas e a acomodação dos resíduos nas células, além do importante controle de gases e de líquidos percolados (chorume) gerados, e monitoramentos técnicos feitos regularmente.
Segundo Bruno Villaça, assistente de Projetos do Instituto Estre, o aterro recebeu, em setembro, visitas técnicas de alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tiradentes e do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional do município de Carmópolis.
"Apresentamos o trabalho do Instituto e temas relacionados à Educação Ambiental. Com a apresentação da maquete pedagógica e do tour pelo aterro, os participantes puderam conhecer melhor o funcionamento da unidade e os desafios de um tratamento adequado dos resíduos sólidos. No total, tivemos a participação de 53 estudantes e 6 professoras", revela Bruno.
O Centro de Gerenciamento atende atualmente 16 municípios sergipanos, recebendo cerca de 70% dos resíduos gerados no Estado.

Portas Abertas em Rosário do Catete (SE)

No dia 19 de setembro, tivemos mais uma edição do projeto Portas Abertas em Rosário do Catete (SE)! Fruto da parceria do Instituto com a área de Relações Institucionais da Estre, desta vez o pessoal do Mutirão, comunidade localizada mais próxima ao aterro, foi quem nos visitou para uma tarde muito especial.
Veja a seleção de fotos que fizemos!

Case do Instituto Estre é selecionado pela FGV

O Projeto Escolas Sustentáveis do Instituto Estre foi selecionado pela Iniciativa Empresarial Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local), do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) para apresentar seu case de Rosário do Catete (SE)durante encontro realizado em setembro.
O FGVces selecionou 15 entre 54 projetos inscritos com o objetivo de compartilhar experiências em que o setor empresarial e a gestão pública estabelecem parcerias em prol do desenvolvimento local, promovendo a reflexão sobre recomendações para a articulação empresarial com políticas públicas, inspirando empresas e gestores públicos e contribuir para a construção de conhecimento. Para Mariana Rico, Gerente Institucional do Instituto Estre, “é uma honra fazer parte deste grupo tão seleto de projetos sobre políticas públicas e desenvolvimento local do FGVces. O Instituto sempre buscou fortalecer e atuar próximo às políticas públicas locais com a nossa causa da educação ambiental”.
Matéria Completa CLIQUE AQUI BLOGUEIROS!
Fonte institutoestre

Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre Ambiental, localizado em Rosário, recebe visita da população

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre Ambiental, localizado em Rosário do Catete (SE), recebeu mais um grupo de moradores do município. Dessa vez, a comunidade do Mutirão foi convidada para conhecer o funcionamento da Unidade e os principais desafios da operação, além de esclarecer dúvidas e aprender a destinação correta do lixo de forma segura ao meio ambiente.
A visita foi conduzida pelas equipes de Relações Institucionais da Estre e do Instituto Estre, e teve a participação de 22 pessoas da comunidade. "Pudemos dialogar sobre consumo e resíduos, com dinâmicas de integração e sensibilização. Também conversamos sobre o funcionamento do CGR, com a maquete pedagógica e tour pelo aterro sanitário, esclarecendo dúvidas e trocando conhecimentos", diz Bruno Villaça, do Instituto Estre. "Vamos aprendendo mais e nos adaptando a realidade de cada grupo que recebemos. Foi uma visita muito interessante", completa Inaimara Medrado, analista de Relações Institucionais da Estre.

ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL LEANDRO MACIEL VISITAM A ESTRE AMBIENTAL

O professor de Geografia, Walter Sotero, com os alunos do 6° ano B do Colégio Estadual Leandro Maciel, estiveram visitando o aterro sanitário da Estre Ambiental em Rosário do Catete. A Estre trazendo conhecimento para as futuras gerações rosarenses.

Integrantes de cooperativa de recicláveis conhecem aterro em Rosário

Membros da Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Rosário do Catete (SE) conheceram o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre Ambiental na última quarta-feira (31).  A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, que incentiva o bom relacionamento com as comunidades onde a Estre atua, oferecendo atividades de desenvolvimento humano, promovendo educação, lazer e cidadania, além de esclarecer acerca das vantagens dos aterros em relação aos lixões.
Participaram da visita ao aterro 16 integrantes da cooperativa. "Achei uma tarde maravilhosa, porque a gente aprendeu o que é a Estre. Eu mesma não sabia o que era a empresa, só sabia que botava o lixo e enterrava de qualquer jeito, mas não é como a gente pensava. É totalmente diferente", disse a catadora Valdelice Santos, que fez parte do grupo recebido pelas equipes do CGR, do Instituto Estre e da área de Relações Institucionais.
A visita ao CGR de Rosário contou com dinâmicas de sensibilização, explicação da maquete pedagógica do ciclo do lixo e estudo do meio com tour pelo aterro. "Foi um Portas Abertas adaptado para a realidade de quem vai trabalhar com resíduos e precisa ver de perto a transformação do que é considerado lixo e que será transformado em reciclado", fala Inaimara Medrado, analista de Relações Institucionais da Estre. "Partindo da realidade local, pudemos debater os desafios acerca da gestão de resíduos sólidos, que perpassa a coleta seletiva e a disposição final de resíduos no aterro sanitário", completa Bruno Villaça, assessor de Projeto do Instituto Estre.

A Estre Ambiental informa!


Estre informa que, por medida de segurança, os caminhões da empresa passaram a fazer desde o dia 07/12*retorno no trevo de Rosário do Catete*a partir das 21h. Durante o período, a Estre se compromete a manter a área limpa e transitável.

ESTRE AMBIENTAL - DESEJA UM FELIZ NATAL!


Estre apoia projeto sociocultural em Rosário do Catete

A Estre segue incentivando projetos socioculturais, educativos e esportivos em Rosário do Catete, município sergipano. A empresa acaba de ver realizada mais uma ação de apoio à cidade ao longo de 2018, que beneficia diretamente a comunidade Rosarense: a construção da sede da Banda de Música Nossa Senhora do Rosário.
O novo espaço foi construído em um terreno doado pelo Governo de Sergipe, com a ajuda da própria comunidade, de empresas, de iniciativas como rifas, bailes e doações, e de trabalho voluntário. "Sem esse apoio jamais teríamos realizado o sonho da sede pronta. A Estre abraçou a nossa causa e só temos a agradecer por hoje termos um local fixo para nossas atividades", disse a presidente Márcia Oliveira Alves Gomes.
Fundada em julho de 2012, a banda é formada por 250 participantes entre crianças, adolescentes e adultos. Além do aprendizado musical, os integrantes recebem também orientação educacional e social, com a abordagem de temas que possibilitam aos participantes pensarem e planejarem suas carreiras na área da música, da cultura, do meio ambiente, da cidadania e dos demais temas ligados a área social.

ESTRE AMBIENTAL - Rosário do Catete - 183 anos de Emancipação Política - Parabéns



Moradores de Rosário do Catete conhecem aterro da Estre

Um dia para aprender sobre como o lixo produzido deve ser tratado. Este foi um dos objetivos da visita que os moradores de Rosário do Catete fizeram ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre Ambiental, em Sergipe.

A proposta foi apresentar o funcionamento da Unidade e os principais desafios da operação, esclarecer dúvidas apresentadas pela comunidade, além de conscientizar sobre a destinação do lixo de forma segura ao meio ambiente.

A iniciativa faz parte do programa "Portas Abertas", que incentiva o bom relacionamento com as comunidades onde a Estre atua, oferecendo atividades de desenvolvimento humano, promovendo educação, lazer e cidadania, além de esclarecer acerca das vantagens dos aterros em relação aos lixões.
Participaram das atividades 34 pessoas, entre jovens e adultos, integrantes da banda de música Nossa Senhora do Rosário. "Achei ótima essa interação e a proximidade da empresa com a comunidade. Demonstra transparência e entendemos melhor o trabalho que é feito para destinar o lixo sem poluir o meio ambiente", disse o percursionista Gabriel Leite Moura. 
Quem também gostou da visita foi a jovem Tereza Cristina Vieira, outra integrante da banda. "A gente ouve muitas especulações sobre o mau cheiro e não sabe ao certo como o aterro funciona. Agora tudo está claro, pois conhecemos exatamente quais processos são utilizados quando o lixo chega", afirmou. 
O dia no CGR de Rosário contou com momentos de integração, sensibilização e diversão, com debates sobre o trabalho desenvolvido, esclarecimento de dúvidas, acolhimento de sugestões, dinâmicas, explicação da maquete pedagógica do ciclo do lixo, e estudo do meio com tour pelo aterro.
A visita foi conduzida pelas equipes do CGR, do Instituto Estre e da área de Relações Institucionais.

'Estre, a casa é sua!' acontece em clima de alegria e integração

A chuva do último sábado (28) não diminuiu a animação dos participantes da primeira edição do "Estre, a casa é sua!", no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre, em Rosário do Catete - Sergipe. Em um dia repleto de atividades, cerca de 150 pessoas compareceram ao evento e vivenciaram uma atmosfera lúdica e educativa com muita alegria e integração.
As portas do CGR Sergipe foram abertas para receber colaboradores do aterro e familiares. Ao longo de toda manhã e início de tarde, aconteceram diversas atividades como oficinas de Educação Ambiental, através da maquete pedagógica do Instituto Estre representando o Ciclo do Lixo, exposição das máquinas de operação e tour pelo Aterro Sanitário.  
A programação do evento incluiu oficinas recreativas com confecção de pipas e bolhas de sabão gigantes, além de brinquedos infantis e oficina de dança. "É muito gratificante fazer parte de uma empresa que investe nos profissionais e prepara um dia como este para nós e nossos familiares", disse o colaborador Walesko de Souza Lopes, que trabalha como eletricista na Estre.  
Quem também vibrou com a realização do evento foi Johnys Viana, ajudante de Serviços Gerais do aterro. "Acho importante a presença dos familiares, que muitas vezes não sabem onde e como trabalhamos. Estou aqui mostrando tudo aos meus pais e a minha namorada", afirmou. Outra que aprovou o 'Estre, a casa é sua!' foi a estagiária Sara Caroline Santos. "Maravilhoso poder trazer a família para o nosso local de trabalho. Uma oportunidade única de conhecerem a empresa", falou.  
Organização 

O "Estre, a casa é sua!" foi organizado pela Estre, em parceria com o Instituto Estre. "Foi um grande prazer realizar este evento. As famílias conseguiram entender a diferença entre aterro e lixão, e saíram daqui com um sorriso no rosto que não tem preço. Muitos inclusive mencionaram que não tinham ideia da complexidade e qualidade dos serviços", avaliou o gerente operacional Daniel Sanchez. "Uma oportunidade impar de interagir com o público interno da empresa e seus familiares. Foi um evento lindo em que acredito que os funcionários tenham se sentido valorizados, e também para as famílias que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o ambiente de trabalho dos colaboradores e colaboradoras. Para a gente, é um momento educador ambientalista especial", considerou Alciana Paulino, gestora de projetos do Instituto. 

INSTITUTO ESTRE - Relatório de Atividades 2017

É com muita alegria e celebração que divulgamos o Relatório de Atividades do Instituto Estre.
Nele, compartilhamos nossas realizações, reflexões, desafios e balanços. Buscamos, assim, garantir com transparência nossa prestação de contas à sociedade.
Estamos na torcida para que gostem da leitura!

ESTRE AMBIENTAL - FELIZ DIA DOS PAIS


ESTRE AMBIENTAL - BEM-VINDO AO MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL



Instituto Estre realiza terceira oficina de cocriação em Rosário do Catete

O Instituto Estre realizou mais uma Oficina de Cocriação do Projeto Escolas Sustentáveis, em Rosário do Catete - Sergipe. Estudantes, educadores e colaboradores de oito escolas debateram e trocaram experiências sobre o que é um espaço educador sustentável. 
O terceiro encontro em 2018 aconteceu no Centro dos Idosos da Secretaria de Assistência Social de Rosário. Segundo Bruno Villaça, assistente de Projetos do Instituto, o dia foi permeado de dinâmicas de sensibilização, atividades corporais e debates sobre diferentes visões e ideias de uma escola sustentável. 
"Cada escola formou um grupo com seus representantes para elaborar um diagnóstico em gráficos representando os quatro eixos propostos pelo projeto: edificações, cidadania, currículo e gestão", conta Bruno. 
Além das atividades, ficou definido para a próxima oficina a elaboração de um plano de ação a ser realizado nas escolas, com base no que foi discutido e na leitura do livro "Escolas Sustentáveis". 
O Projeto Escolas Sustentáveis é uma iniciativa do Instituto Estre, desenvolvida há três anos em Rosário do Catete através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Moradores vão conhecer aterro sanitário de Rosário do Catete

Um dia para aprender sobre como o lixo produzido deve ser tratado. Esse será um dos objetivos da visita que os moradores de Rosário do Catete farão ao Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) da Estre Ambiental, nesta quarta-feira (29), a partir das 14h00. Os visitantes, em sua maioria, residem nas proximidades do CGR.
A proposta será apresentar o funcionamento da Unidade e os principais desafios da operação, esclarecer dúvidas apresentadas pela comunidade, além de conscientizar sobre a destinação do lixo de forma segura ao meio ambiente.
A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, que incentiva o relacionamento com as comunidades onde a Estre atua, oferecendo atividades de desenvolvimento humano, promovendo educação, lazer e cidadania, além de esclarecer acerca das vantagens dos aterros em relação aos lixões.

ESTRE AMBIENTAL - FELIZ SÃO PEDRO

A ESTRE DESEJA A TODOS UM FELIZ SÃO PEDRO!

INFORMATIVO DA ESTRE AMBIENTAL PARA ROSÁRIO DO CATETE - SE.


A Estre informa que está realizando serviços operacionais de manutenção do aterro até a próxima terça-feira, que podem gerar aumento na percepção de odor em áreas próximas à unidade. A empresa segue adotando medidas para diminuir esses efeitos, entre elas a utilização do sistema de desodorização e priorização de frota e de equipe exclusiva para finalizar os serviços o mais breve possível.

Comunidade de Rosário do Catete visita aterro da Estre


O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGR) da Estre, em Sergipe, recebeu a visita de moradores e de membros da Câmara de Vereadores do município de Rosário do Catete. A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, que incentiva o bom relacionamento com as comunidades onde a Estre atua, oferecendo atividades de desenvolvimento humano, promovendo educação, lazer e cidadania, além de esclarecer acerca das vantagens dos aterros em relação aos lixões, dos problemas decorrentes da operação do empreendimento e de todas as medidas implantadas para minimizá-los.
A visita foi conduzida pelas equipes do CGR de Rosário do Catete e da área de Relações Institucionais da Estre, e teve como proposta apresentar o funcionamento da Unidade e os principais desafios da operação, esclarecer dúvidas apresentadas pela comunidade e pelos representantes da Câmara de Vereadores, além de conscientizar sobre a destinação do lixo de forma segura ao meio ambiente.
Segundo Greta Coutinho, da área de Relações Institucionais, a intenção é trazer lideranças e moradores cada vez mais para perto do empreendimento, esclarecendo sobre o funcionamento do negócio na prática e reforçando o canal de diálogo entre empresa e comunidade.  "Teremos uma agenda fixa, a partir de agosto, para manter o Portas Abertas sempre contínuo e ativo", afirma Greta.  
Além de representantes do bairro Mutirão, participaram da visita os vereadores Amélia Resende, presidente da Câmara, e Leonardo dos Santos. "Quero pedir que a Estre continue o trabalho e melhore sempre os serviços no aterro em Rosário do Catete", disse o morador César Fofão, também presente. 

TURMA DE GRADUAÇÂO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIAGES VISITAM O INSTITUTO A ESTRE

A turma de graduação da engenharia civil que está cursando a disciplina de resíduos sólidos na UniAGES esteve com o Instituto Estre no dia 18 de maio, realizando um acompanhamento técnico no CGR Sergipe.
No roteiro, os aterros foram amplamente observados pelos(as) 35 estudantes e 01 educadora, abordando a problemática dos resíduos pelos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além das questões mais específicas da disciplina em questão.
"Queria que todo o conhecimento aqui adquirido chegasse a outras localidades e comunidades, educando escolas, empresas públicas e privadas, assim tendo uma ampliação do conhecimento aqui passado", disse o universitário Klinsman Barros Santos.
Fonte Instituto Estre

ESTRE AMBIENTAL - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Empresa Estre Ambiental presta esclarecimentos a população rosarense

Os representantes da Empresa Estre Ambiental em Rosário do Catete prestaram esclarecimentos a população rosarense, dentre várias temáticas, o principal assunto na reunião foi sobre o forte odor, Daniel Sanchez explicou sobre as problemáticas enfrentadas pela empresa nos últimos dias e o que vem sendo realizado para inibir o odor. Populares do Conjunto Mutirão, um dos mais afetados, relataram que realmente o mau cheiro tem diminuído mas, pediram que esse trabalho de inibição do odor não pare até que o mesmo cesse totalmente.

Rosário recebe projeto de contação de histórias da Estre

No mês do Meio Ambiente, o município de Rosário do Catete recebeu uma programação especial de contação de histórias - “Histórias para pertencer ao mundo”, com Kiara Terra. Promovido pelo Instituto Estre, o evento ofereceu apresentações para alunos do Ensino Infantil/Fundamental I de escolas públicas e privadas, abordando de maneira interativa e lúdica assuntos da educação ambiental, como consumo, resíduos sólidos e cidadania.
Kiara Terra é contadora de histórias e criadora do método História Aberta - cada participante ouve, cria e conta a história, formando uma história coletiva. Além de ser uma parceira do Instituto Estre, a paulistana Kiara Terra, formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC São Paulo, é uma das maiores contadoras de histórias do país.
Há 20 anos criou o método de narração de histórias chamado História Aberta. São narrativas colaborativas que acontecem com a participação do público. Escuta e improvisação são os principais recursos desse modo de contação. Essa técnica tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores, como na sensibilização dos mais diversos públicos.
Segundo Gabriel Guadalupe, coordenador de projetos do Instituto Estre, no encontro da arte com o universo lúdico, as crianças podem reconhecer a importância de uma história elaborada coletivamente e o poder de transformá-la de acordo com as ideias que surgem: “Ter esta ciência é um passo imprescindível para a construção de um mundo mais humano e harmônico entre todos e destes com o seu meio, levando o público a refletir sobre a importância de sermos mais participativos e colaborativos”, afirma Gabriel.

O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, que completou 10 anos de atuação, é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que se tornou um centro de referência em educação ambiental. Criado em 2006 e mantido pela Estre Ambiental, tem seus projetos divididos em duas áreas de atuação: Educação Ambiental e Conhecimento e Pesquisa.


ESTRE AMBIENTAL - FELIZ SÃO JOÃO

A ESTRE DESEJA A TODOS UM FELIZ SÃO JOÃO

ESTRE AMBIENTAL e sua parceira JUF - VAGAS PARA ROSÁRIO DO CATETE - SE

A Estre e a sua parceira Juf gostariam de comunicar à comunidade local o surgimento de vagas para trabalho em suas instalações: 

Vagas JUF
2 vagas de Auxiliar de Mecânica (contratação realizada pela Juf)
Vagas Estre
1 vaga de Pedreiro (contratação realizada pela Estre)

Os interessados em se candidatar às vagas, enviar currículos ou obter mais informações devem se comunicar com os responsáveis através do e-mail vagas.rcatete@gmail.com

ESTRE AMBIENTAL - 1º de Maio DIA DO TRABALHADOR


Processo Seletivo do Instituto é concluído

Por institutoestre

Com mais de mil currículos recebidos, é concluído o Processo Seletivo-2018 do Instituto Estre 
Realizado simultaneamente pelas unidades de Rosário do Catete (SE) e Paulínia (SP), o Processo Seletivo-2018 do Instituto Estre realizou na última semana as avaliações das mais de mil inscrições recebidas para as vagas de Educador(a) Ambiental e Assistente de Projetos. 
Para a região nordeste, recebemos mais de 340 currículos de diversas cidades como Itabaiana, Rosário do Catete, Nossa Senhora das Dores, Brejo Grande, Carmópolis, Capela e Nossa Senhora do Socorro.
Matéria Completa CLIQUE AQUI BLOGUEIROS!
Fonte Instituto Estre

GERENTE DO CGR DA ESTRE AMBIENTAL EM ROSÁRIO DO CATETE, CONCEDE ENTREVISTA NA WEB RÁDIO

Gerente do CGR dA ESTRE AMBIENTAL em Rosário do Catete, Daniel Sanchez, concedeu entrevista na WEB RÁDIO ROSÁRIO FM, no programa a HORA DO TIZIU, apresentado por Veto Tiziu.
1) O que foi feito para reduzir o problema do odor do chorume?
A empresa adotou uma série de medidas, entre as quais a utilização de um rolo compactador para selar ainda mais a camada de terra para cobertura do lixo. Isto reduz o escape de gás e o chorume, que teve seu tanque totalmente coberto. Outra iniciativa foi a elevação do número de queimadores de gás -- um a cada raio de 25 metros --, transformando o biogás (metano) em carbono (muito menos agressivo ao ar) e em água, sem geração de odor. Duas pessoas foram contratadas para manter os queimadores acesos durante toda a noite, independentemente das condições climáticas.
Na divisa entre o aterro e a comunidade, a empresa inovou com a instalação de um sistema de desodorização que utiliza um produto biodegradável que praticamente elimina o mau cheiro. Além disso, vêm sendo usados trator e escavadeira para reforçar ainda mais a cobertura e compactação do lixo.
Com essas iniciativas, acreditamos que o problema do odor foi bastante reduzido
2) Quantos Rosarenses estão no quadro funcional da Estre?
Em todos os cargos operacionais, sempre privilegiamos a contratação de equipes de Rosário do Catete. Hoje, 80% do pessoal de nossas equipes residem na cidade. Dos 50 profissionais diretos, 40 são de Rosário e atuam como líderes, operadores de máquinas e serviços gerais.
Já entre os profissionais indiretos, 20 de um total de 30 também são do município.
3) Quais as principais atividades do Instituto? Como entrar em contato para desenvolver parcerias?
Em dez anos de atuação, o Instituto Estre transformou-se em um centro de referência em educação ambiental, com projetos que tiveram a participação de mais de 300 mil pessoas.
O Instituto promove diálogos e reflexões sobre temas ligados ao meio ambiente, como consumo, resíduos e cidadania. Além disso, desenvolve programas e projetos em parceria com administrações municipais, empresas e entidades do terceiro setor.
No município de Rosário do Catete, o Instituto Estre atua em parceria com a Secretaria Municipal da Educação desde 2013 e passou a contar com duas pessoas fixas em 2016. O município foi o primeiro a receber todos os projetos do Instituto em 100% do universo escolar.
Este ano, Rosário do Catete contará com o Programa de Oficinas Pedagógicas em seis escolas municipais, num estabelecimento de ensino estadual e outro particular, contemplando 30 turmas. Vale destacar também o projeto Escolas Sustentáveis, que já está em seu terceiro ano na cidade e realizará cinco encontros durante o ano para as Oficinas de Cocriação, envolvendo também todas as escolas.
Aproveito a oportunidade para anunciar que o Instituto Estre está buscando uma nova pessoa para compor sua equipe na região. As informações sobre a vaga estão disponíveis no site (www.institutoestre.org.br) e na página da entidade no Facebook.
4) O que a Estre projeta para o futuro, a exemplo da canalização do gás queimado proveniente do lixo aterrado? No que pode ser transformado?
A Estre Ambiental tem um plano abrangente para Sergipe, que é transformá-lo no primeiro Estado do país com 100% do resíduo destinado de maneira ambientalmente adequada. A possibilidade existe porque nosso aterro tem capacidade, com apoio de alguns transbordos, para receber os resíduos gerados por todo os municípios sergipanos. Outro projeto é o aproveitamento do biogás gerado pelo aterro para produzir energia elétrica. A ideia é que o aterro seja autossustentável em energia e o excedente seja vendido para uma concessionária. O projeto está sob licenciamento da Adema.

PROCESSO SELETIVO PARA JOVEM APRENDIZ NA ESTRE AMBIENTAL - ROSÁRIO DO CATETE / SE.

  
ESTRE AMBIENTAL está com processo seletivo aberto para jovem aprendiz.
Idade: 16 a 18 anos.
Requisitos:
✓Está cursando ou recém terminado ensino médio;
 ✓Residente em Rosário;
 ✓ Necessário ter facilidade com computador e boa comunicação.
Programa envolve 02 anos de curso em Aracaju (meio período) e meio período de atividades administrativas no aterro em Rosário.
Interessados enviar currículo para: vagas.rcatete@gmail.com

ESTRE AMBIENTAL - FELIZ DIA DAS MÃES

ESTRE AMBIENTAL - FELIZ DIA DAS MÃES

Dia das Mães no CGR da ESTRE Ambiental em Rosário do Catete - SE.


O CGR Sergipe promoveu um dia das mães muito especial esse ano. Cinquenta mães da comunidade de Rosário do Catete, município onde se localiza o aterro, foram convidadas para passar uma tarde nas instalações, conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela empresa e participar de brincadeiras e outras atividades. "Foi um momento em que devolvemos todo o carinho que recebemos da população de Rosário do Catete, mostramos a importância que um aterro tem no ciclo do lixo e continuamos com nosso projeto de se aproximar cada vez mais da população", disse Daniel Sanchez, gerente operacional da Estre no Estado.
O evento foi organizado por Inaimara Medrado, analista de Relações Institucionais da Estre. "Não poderíamos deixar passar uma data tão especial e significativa para as mães que brincaram e se divertiram de acordo com a proposta da ação. Foi uma tarde emocionante", afirma Inaimara.

Instituto Estre realizará oficina de cocriação em Rosário do Catete

O Instituto Estre realizará nesta quinta-feira (17), em Rosário do Catete, uma Oficina de Cocriação do Projeto Escolas Sustentáveis. Estudantes, educadores e colaboradores de escolas vão debater e trocar experiências sobre o que é um espaço educador sustentável. 

O Escola Sustentáveis é um projeto do Instituto Estre que tem como objetivo fomentar espaços educadores sustentáveis para incorporar as ideias da educação ambiental crítica nas instituições de ensino. "Acreditamos que uma escola aprende com a outra, uma pessoa aprende com a outra e o coletivo aprende com ele mesmo. Não é um curso, mas, sim, um espaço de diálogo, troca de saberes e organização coletiva", explica Gabriel Guadalupe, coordenador de Projetos do Instituto Estre. 

A mediação da Oficina de Cocriação será feita pela equipe do Instituto. A ideia é que a atividade sirva também de apoio para o aprofundamento teórico da profissão de ser educador nas escolas. "Questões foram amplamente trabalhadas nos últimos três anos em Rosário do Catete e vimos a necessidade de inserir atividades mais práticas nas escolas. É importante ressaltar também que 100% das instituições de ensino públicas e particulares da cidade participam desse projeto", afirma Gabriel.

O Escolas Sustentáveis é desenvolvido por meio de parcerias com secretarias municipais e estaduais da educação, e instituições públicas e privadas de ensino. Atualmente acontece em Paulínia (SP) e Rosário do Catete (SE). Nesses dez anos de atuação do Instituto no Brasil, o projeto percorreu também as cidades de Piracicaba (SP) e Curitiba (PR).
Instituto em Rosário

O Instituto Estre transformou-se em um centro de referência em educação ambiental e promove diálogos e reflexões sobre temas ligados ao meio ambiente, como consumo, resíduos e cidadania. No município de Rosário do Catete, o Instituto Estre atua em parceria com a Secretaria Municipal da Educação desde 2013 e passou a contar com duas pessoas fixas em 2016. O município foi o primeiro a receber todos os projetos do Instituto em 100% do universo escolar. Este ano, Rosário do Catete contará com o Programa de Oficinas Pedagógicas em seis escolas municipais, num estabelecimento de ensino estadual e outro particular, contemplando 30 turmas. Vale destacar também o projeto Escolas Sustentáveis, que já está em seu terceiro ano na cidade e realizará cinco encontros durante o ano para as Oficinas de Cocriação, envolvendo também todas as escolas.

VEREADORES PEDEM SOLUÇÃO À ESTRE AMBIENTAL

Na tarde dessa quarta-feira (23), vereadores de Rosário do Catete se reuniram mais uma vez na busca de uma solução imediata com representantes da empresa Estre Ambiental para falar do mau cheiro gerado pelo aterro sanitário localizado próximo à cidade e que tem incomodado os moradores da região. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com presença de diretores da empresa que vieram diretamente de São Paulo para falar sobre o assunto. Estiveram à frente do pedido para a solução do problema, a presidente da Casa Amélia Resende e os vereadores Elton Lima, George Santana, Roseni Barbosa, Wagner Quintela e Clóvis da Saúde.

ESTRE AMBIENTAL - Feliz Páscoa

Feliz Páscoa 2018

Instituto Estre realiza Projeto Escolas Sustentáveis em Rosário do Catete (SE)


É com imensa alegria que começamos o terceiro ano do projeto Escolas Sustentáveis em Rosário do Catete (SE)! No dia 08 de Março, uma escola particular, uma estadual e seis escolas municipais participaram da nossa 1ª Oficina de Cocriação.
Entre os participantes, haviam gestores, educadores e educadoras, estudantes, pais e mães parceiras das unidades escolares.
O encontro foi sediado na Escola Estadual Leandro Maciel e, durante o dia, foi iniciada a atividade da "árvore dos sonhos", onde as pessoas puderam descrever como imaginavam que seria um espaço educador sustentável dos sonhos.
Ao final do encontro, as escolas ficaram com a missão de desenvolver um projeto de interesse comum dentro da unidade escolar. A proposta é não ter limites e os resultados serão compartilhados no próximo encontro.
Vejam alguns registros deste dia neste álbum!
Fonte https://www.facebook.com/institutoestre/

ESTRE AMBIENTAL - ASSISTENTES DE PROJETOS COM FOCO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Instituto Estre abre vaga para Assistente de Projetos com foco em Educação Ambiental para trabalhar na unidade em Rosário do Catete (SE).
Agradecemos o apoio na divulgação da vaga e, quaisquer dúvidas, podem entrar em contato.
Muito obrigado!
Equipe Instituto Estre.

DICA DA ESTRE AMBIENTAL



PROJETO DE REVEGETAÇÃO DO RIO SIRIRI EM ROSÁRIO DO CATETE

Nenhum comentário: