terça-feira, 8 de julho de 2014

SERGIPE - 194 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA.


SERGIPE comemora uma data especial, são 194 anos da emancipação política do Estado da Bahia. O decreto assinado por Dom João VI, em 8 de julho de 1820, constituiu Sergipe como unidade da Nação.

Desde 1537, quando da divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias, Sergipe Del Rey era capitania da Bahia. Um conjunto de vilas pobres que, em todo seu território, contava com mais de 200 engenhos de açúcar e importantes fazendas com pasto farto para uma quantidade ainda maior de rebanhos bovinos.

Além de abastecer a Bahia, era de Sergipe Del Rei que saia o máximo de farinha de mandioca também para Pernambuco. A exploração chegava a deixar sem comida os próprios moradores. O mesmo aconteceu com o algodão, produto extremamente lucrativo no mercado internacional e que veio a ser cultivado em nossas terras.

Em 1820, Sergipe Del Rey se prepara para a tão sonhada independência. O governo baiano estabelece resistência e manda tropas com ordens expressas de conter o movimento. O primeiro governador sergipano, nomeado pelo imperador, é preso. No entanto, Dom João VI põe fim aos tantos anos de subserviência e assina o decreto que torna Sergipe independente politicamente da Bahia.


“Decreto – de 8 de Julho de 1820.

Isenta a Capitania de Sergip da sujeição ao Governo da Bahia, declarando-a independente totalmente.

Convido muito ao bom regimen deste Reino do Brasil, e a prosperidade a que me proponho elevá-lo, que a Capitania de Sergipe de El Rei tenha um Governo independente do da Capitania da Bahia.

Hei por bem isentala absolutamente da sugeição em que até agora tem estado do Governo da Bahia, declarando-a independente totalmente para que o Governador della a governe na forma praticada nas mais Capitanias independentes, communicando-se directamente com as Secretarias de Estado competentes, e podendo conceder sesmarias na forma das Minhas Reaes Ordens.

Thomas Antonio de Villanova Portugal, Ministro e Secretario de Estado dos Negócios do Reino, o tenha assim entendido, e faça executar com as participações convenientes às diversas estações.

Palácio do Rio de Janeiro e 8 de julho de 1820.

(Com a rubrica de S.M.)”

Nenhum comentário: