sábado, 27 de outubro de 2012

Sem pagamento, servidores de Capela paralisam atividades. Paralisação por tempo indeterminado se inicia no dia 30

Servidores de Capela paralisarão atividades 
dia 30 (Foto: Ascom Sintese)

Os servidores do município de Capela irão paralisar suas atividades por tempo indeterminado a partir das 8h do próximo dia 30. A medida é um protesto contra o atraso do salário dos servidores nos meses de agosto e setembro e a retirada do transporte dos trabalhadores até o município de Aracaju sem aviso prévio, dentre outras reivindicações.

A decisão foi tomada após assembleia realizada entre a categoria e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), na última quinta-feira, 25. Segundo João Watson, da diretoria do sindicato, a situação já havia sido relatada à prefeitura anteriormente. “Na segunda-feira [22] e na quinta nós enviamos um ofício ao prefeito Sukita [Manoel Messias], mas até agora ele não se pronunciou”, diz.

Watson explica ainda que houve uma reunião entre a comissão de trabalhadores e sindicatos e o promotor público do município, Alexandre Oliveira, para mediar o contato com a prefeitura. “O promotor fez a revisão das contas e firmou o compromisso de falar com o prefeito e a Secretaria de Finanças, pedindo um documento que formalizasse essa ação. O contato foi feito, mas a prefeitura não deu retorno”, afirma.

Os servidores de Capela reivindicam ainda a regularização do recolhimento da consignação dos empréstimos feitos pelos funcionários, que não está sendo repassada aos bancos pela prefeitura. Além disso, os servidores relatam que há seis meses o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está sendo descontado, embora não haja o depósito em contrapartida. Outra reivindicação é o aumento do adicional de insalubridade, de 10% para 20%.

João Watson afirma ainda que a irregularidade no pagamento dos funcionários põe em risco os salários de novembro e dezembro, além do 13º. “Desde então estamos preocupados com os próximos salários, já que são dois meses de atraso”, diz.

Prefeitura

A assessora do prefeito de Capela, Luiza Cabral, informou ao Portal Infonet que Sukita fez um pronunciamento em uma emissora de rádio do município durante a manhã desta quinta, explicando que a situação denunciada pelos servidores já foi regularizada. “Houve um acordo entre a prefeitura, o Ministério Público e a juíza [Camila Costa, da comarca de Capela] em que a situação foi normalizada. Já existe uma programação para o pagamento dos funcionários”, diz Luiza.

A equipe do Portal Infonet tentou entrar em contato com o prefeito Sukita, além de outros contatos da prefeitura, mas não obteve êxito. Continuamos à disposição através do telefone (79) 2106 8000 e do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Fonte: Infonet

Nenhum comentário: