segunda-feira, 25 de junho de 2012

Censura: radialista nega espaço a assessores do prefeito de Rosário



O ex-prefeito Laércio Passos, como é de conhecimento de todos, vem utilizando constantemente o espaço do programa “A Hora da Verdade”, da Megga FM, fruto de uma parceria política com o prefeito de Capela, Manoel Messias, o Sukita, para fazer denúncias inverídicas e com total cunho político, com o objetivo de denegrir a imagem do prefeito Etelvino Barreto e sua administração, já que o ex-prefeito é pré-candidato em Rosário do Catete.

Diante das inúmeras tentativas em participar do referido programa, a fim de esclarecer os fatos, os assessores de comunicação da Prefeitura de Rosário do Catete foram ignorados pelo programa, tanto por telefone como pessoalmente, através do seu apresentador/radialista George Magalhães, que informou ter ordens do prefeito Sukita (responsável pelo arrendamento da emissora) que só abriria espaço para o prefeito Etelvino Barreto falar e que mais ninguém estaria autorizado a participar do programa para dá a versão do município.

Ao se cansarem de tanto aguardar o retorno do apresentador, que havia prometido por diversas vezes ligar para um dos assessores de imprensa, a fim de ouvir todos os lados, como manda o Bom Jornalismo, na manhã da terça-feira, dia 19, secretário e adjunto da Comunicação decidiram ir pessoalmente ao programa para dá as devidas explicações, mas ao chegarem à emissora foram surpreendidos pelo radialista que afirmou ter determinação para abrir espaço apenas para o prefeito, como se assessor de imprensa não representasse o gestor público na área da comunicação, assim como o advogado representa o prefeito na área jurídica.

A atitude do apresentador vai de encontro ao Código de Ética dos Jornalistas, que orienta abrir o espaço para o contraditório, independente de quem esteja representando a pessoa acusada. A postura adotada por este “profissional” também vai de encontro a linha ética, independente e transparente do Sistema Atalaia de Comunicação, uma marca de credibilidade no Jornalismo de Sergipe.

Portanto, nos sentimos atacados e desrespeitados por este “profissional” e principalmente pelo prefeito Sukita, que demonstraram na prática total falta de compromisso com o Bom Jornalismo, além da falta de respeito para com os ouvintes, que diante da medida autoritária do apresentador e do seu superior ficaram reféns de informações levianas.

Informamos ainda que a Prefeitura de Rosário do Catete, através de sua assessoria Jurídica, está tomando as providências cabíveis junto ao Poder Judiciário, a fim de que o direito ao contraditório seja respeitado e os responsáveis pelas calúnias sejam punidos de acordo com a lei. Também estará comunicando a superintendência do Sistema Atalaia de Comunicação o comportamento anti-jornalístico do apresentador e antiético do responsável pelo arrendamento da emissora.

Por fim, o prefeito Etelvino Barreto reafirma que os assessores de imprensa de Rosário do Catete têm total autonomia e legitimidade para representar o município em qualquer veículo de comunicação, assim como tem o assessor jurídico na área jurídica.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Rosário do Catete

Nenhum comentário: