Vereador Helhinho (PSB) |
O vereador Hélio dos Santos, o Helhinho, usou a tribuna da Câmara Municipal de Rosário do Catete, para alertar sobre a alarmante situação de ociosidade em que muitos jovens não só do município, mas de todo o estado, se encontram.
“Recentemente, foi divulgada em um jornal uma matéria que demonstra muito bem a realidade dos nossos jovens. Sem perspectiva, eles passam os dias nas praças, expostos à criminalidade e, cada vez mais, distantes de um futuro promissor”, lamentou o parlamentar.
Segundo Helhinho, infelizmente este é um cenário comum também em Rosário. “A matéria fala sobre as praças de alguns municípios sergipanos, que antes eram ponto de encontro de idosos e aposentados, e hoje abrigam os jovens. E isto é muito visto aqui na cidade”, frisou ele.
Qualificação
Para o vereador, a educação e a qualificação profissional são importantes mecanismos de inserção social. “Estou sabendo de uma empresa que está fazendo seleção para contratar alguns profissionais, mas está tendo dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada”, relatou Helhinho.
“É uma situação contraditória. Enquanto o índice de desemprego dos jovens aumenta, empresas precisam de profissionais e não encontram. Ou seja, falta qualificação para que a juventude possa disputar de forma igualitária as oportunidades no concorrido mercado de trabalho”, afirmou o parlamentar.
Helhinho defendeu uma participação mais efetiva da administração municipal para reverter essa situação em Rosário do Catete. “A prefeitura deve agir, trazer parcerias para a cidade com entidades reconhecidas, a exemplo do SESC, Senac e outras que ofereçam cursos profissionalizantes. Esta seria uma boa maneira de modificar essa realidade tão triste”, sugeriu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário