quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rosário: Presidente da Câmara lamenta silêncio de secretária de Saúde

 
Amélia Passos
Na última quinta-feira, 2, durante sessão na Câmara Municipal de Rosário do Catete, o presidente do Legislativo, Delson Leão (PSB), lamentou o comportamento da secretária de Saúde, Amélia Passos (PMDB), que compareceu à Casa, mas se negou a prestar esclarecimentos sobre a real situação da saúde pública no município. 

Delson explicou que a convocação de Amélia Passos, que também é vereadora e está licenciada para o cargo, não tinha relação com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, pois não seria necessária a apresentação de nenhum documento na ocasião. O requerimento aprovado pelo plenário solicitava a presença da secretária para que ela explicasse o porquê dos atuais problemas que envolvem os serviços de saúde prestados à população, inclusive com registro de morte dentro do posto de saúde na sede de Rosário. 
  
Amélia Passos, no entanto, segundo o presidente da Câmara, foi orientada por seus advogados a não responder a nenhuma questão dos colegas parlamentares. “Ela não quis se pronunciar porque sabe da culpa. Diz o ditado que quem fala, consente”, relacionou Delson.

CPI
                                               
Em relação à CPI, o presidente da Câmara informou que os trabalhos da Comissão estão em pleno andamento. Foi enviado um ofício tanto para a Secretaria de Saúde quanto ao Tribunal de Contas solicitando uma série de documentos para esclarecer, entre outras pendências, a falta de remédios e de médicos nos postos de atendimento.

Para Delson, a falha no setor não resulta de falta de dinheiro, uma vez que a verba repassada para a Secretaria de Saúde do município é de quase meio milhão de reais. “Numa entrevista cedida a uma emissora de rádio, ela (Amélia Passos) afirmou que, só de folha de pagamento, são gastos R$ 260 mil. Ou seja, há uma sobra de R$ 240 mil para outros gastos, entre compras de remédios e reformas, mas nada disso vem sendo feito”, reclamou o vereador.

Nenhum comentário: