domingo, 31 de outubro de 2010

15,4 mil eleitores já votaram no exterior

Ao iniciar a votação do segundo turno em território brasileiro, às 8h deste domingo (horário de Brasília), 15,4 mil eleitores que vivem em outros países já devem ter votado, contando apenas as seções que já podem ter encerrado seus trabalhos e desconsiderando aquelas nas quais a votação ainda está em andamento e as abstenções.

O processo de votação começou com os eleitores brasileiros que moram em Wellington, na Nova Zelândia, às 17h (de Brasília) de ontem, sábado (30). Em seguida votaram os eleitores que vivem na Austrália, no Japão e na China. Os últimos a votar serão os brasileiros que residem em São Francisco, nos Estados Unidos. Lá a votação começa às 13h (de Brasília) deste domingo.

Os mais de 200 mil eleitores cadastrados pela Justiça Eleitoral no exterior - divididos em 154 municípios de todo o mundo - votarão nos cargos de presidente e vice-presidente da República. A votação será das 8h às 17h, do horário local.

O maior colégio eleitoral brasileiro no exterior fica nos Estados Unidos, onde há mais de 66 mil eleitores cadastrados em dez cidades. As maiores concentrações estão em Nova York (21.076) e Boston (12.330). Outro país com um número significativo de eleitores é Portugal: a capital Lisboa registra mais de 12 mil brasileiros aptos a votar; em Porto, são cerca de 10 mil. Na Itália, apenas a cidade de Milão contabiliza mais de 11 mil eleitores.

A relação completa das cidades onde haverá votação e do número de eleitores aptos a votar está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, neste endereço. A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou missões diplomáticas em cada país.

Fuso

Por ser o primeiro país a começar a votação, a Nova Zelândia também é o local em que o processo eleitoral no exterior é encerrado primeiro. Segundo informações do Cartório do Exterior, a votação em Wellington termina às 2h da madrugada de hoje (31), considerando o horário de Brasília.

Os últimos países a encerrar a votação, também em relação ao horário de Brasília, são Canadá (Vancouver) e Estados Unidos (Los Angeles e São Francisco), às 22h deste domingo.

Procedimentos de votação

As missões diplomáticas ou as repartições consulares são responsáveis por informar aos eleitores hora e local de votação. As seções são organizadas para funcionar nas sedes das embaixadas, nas próprias repartições consulares ou em locais em que funcionem serviços do governo brasileiro.

Cerca de 2.200 pessoas trabalham como mesários, após treinamento à distância, promovido pelo TSE.

Justificativa

Os eleitores devem comparecer à seção no segundo turno, mesmo que não tenham votado no primeiro turno. Caso não votem, precisam justificar a ausência. O voto no exterior também é obrigatório, e a justificativa deve ser encaminhada ao consulado brasileiro mais próximo da residência do eleitor.

Quem reside fora do país está sujeito a penalidades impostas pela lei brasileira, caso não votem ou justifiquem ausência. Uma delas e que pode complicar muito a vida de quem mora fora do Brasil é a impossibilidade de renovação do passaporte, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Do TSE

Nenhum comentário: