quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DESCASO DO CATETE.

Escola com 1.500 alunos ainda não iniciou as aulas

Obras de reforma no Gilberto Freire, no conjunto Marcos Freire III, tinham prazo de 150 dias, mas até agora não acabaram

Imagine seu filho se matricular em uma escola no início do período letivo e até o mês de setembro as aulas ainda não terem começado. Para piorar a situação, a unidade de ensino pública mais próxima fica a quilômetros de distância. Esse é o quadro enfrentado por estudantes do colégio estadual Gilberto Freire, no conjunto Marcos Freire III, em Nossa Senhora do Socorro, que possui mais de 1.500 alunos matriculados nos três turnos.

O prédio, que passa por reforma desde o início do ano, ainda está sem condições de uso. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed) as aulas terão início na próxima segunda-feira, 27. Os banheiros ainda não estão prontos e por isso os alunos terão de usar banheiros químicos. O muro da escola está quebrado, o que possibilita a entrada de qualquer pessoa estranha no interior da unidade.

Muro da escola está quebrado, o que possibilita a entrada de estranhos (Fotos: Portal Infonet)

De acordo com Eliete Maria de Jesus, que tem três filhos matriculados no período noturno, eles ficaram o ano todo sem ter nada para fazer. “Tenho dois filhos na 8ª série e um na 7ª, mas eles ficaram o ano todo em casa, não tinha aula mesmo”, lamenta.

Segundo a recepcionista Gisleide Francisco Silva, que matriculou seu filho de 14 anos em abril, o ano letivo para ele está comprometido. “Ele se matriculou e nos informaram que as aulas começariam em junho. Mas por causa da reforma, toda a semana eu me deslocava até a escola para perguntar sobre as aulas. Eles informavam sempre que começaria na semana seguinte. Agora nós já desistimos desse ano letivo, esse ano ele já perdeu, prefiro que meu filho estude em outra escola que vai ter o horário certo”, afirma.

Placa prometia entregar a obra em 150 dias, mas o prazo já foi ultrapassado

Gisleide lamenta a situação da escola e diz que não matriculou seu filho em outra escola porque o conjunto residencial fica distante de outro colégio. “Eu me sinto de mãos atadas, porque a escola mais próxima fica no conjunto Marcos Freire I, com certeza com isso a educação dele fica muito prejudicada”, acrescenta.

O assessor de Comunicação da Seed Givaldo Ricardo, informou que uma parte do prédio da escola será liberado para uso já na próxima sexta-feira, 24. “O restante da obra será concluído sem atrapalhar o ano letivo. A discussão será feita entre pais de alunos e professores, já que os professores não saíram da escola e irão refazer o calendário 2010. O próprio secretário Belivaldo Chagas já visitou as obras dessa unidade. O governo do Estado está reformando 87 escolas com investimento de R$ 46 milhões, essa é a 34ª escola a ser entregue pela secretaria de Educação”, ressalta.

Materiais se acumulam na sala da secretaria onde e feita a matrícula


Gisleide lamenta que o filho já perdeu o ano letivo

A secretária da escola Gilberto Freire, Miriam Leite Alves, disse que será realizada uma reunião com os pais para a participação deles na escola. “Os alunos devem ter aulas de reposição aos sábados e com um sexto horário na semana. Nossa expectativa é que o calendário 2010 da escola seja encerrado em maio ou junho de 2011. Por isso o calendário do ano que vem também está prejudicado, só vamos ter o calendário regular em 2012”, conta.

Por Bruno Antunes

Nenhum comentário: