sábado, 23 de janeiro de 2010

DÚVIDA DO CATETE

Por que ROSÁRIO DO CATETE, NUNCA se iguala aos BONS EXEMPLOS?

Ainda DEFICIENTE, a GUARDA MUNICIPAL DE ROSÁRIO DO CATETE a pouco tempo recebeu um carro e duas motos, porém esses transportes ainda NÃO foram postos em prática. Por quê?

Como se NÃO bastasse os profissionais da área, desenvolvem outras funções para aumentar o orçamento familiar, nada contra, pois com uma GUARDA MUNICIPAL tão bem despreparada NÃO se pode esperar muita coisa. Essa falta de compromisso com a segurança ROSARENSE pode vir do despreparo do COMANDO ou do NÃO apoio dado pela ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

Analisemos mais esse bom exemplo e apoio transferido a GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU.


Guardas municipais de Aracaju participam de nova capacitação.

120 profissionais terão concluído o ‘II Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para a Guarda Municipal', que está sendo realizado pela Prefeitura de Aracaju no Centro de Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) e na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Esse número se somará aos 120 guardas já capacitados no período de abril a setembro do ano de 2009.


Fotos: Lízia Martins

O objetivo do curso é qualificar os servidores que atuam na defesa patrimonial, na proteção do cidadão e na orientação e fiscalização do trânsito na capital sergipana. "Eles precisam entrar em vários locais diferentes, realizar abordagens e tudo isso requer a aplicação de técnicas. É isso que eles aprendem aqui", explica o capitão da Polícia Militar, José Alcântara.

As 19 disciplinas oferecidas no curso são estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Entre elas constam: técnicas de procedimento operacional, emprego de armamento letal e não-letal, estudo dos movimentos sociais, direitos humanos, entre outras. "Serão 14 semanas de curso, totalizando 526 horas-aulas, incluindo a parte teórica e a prática", afirma o capitão.


Fotos: Lízia Martins

Nesse primeiro módulo, o conteúdo engloba conceitos de Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública. Os cinco módulos seguintes discutirão conhecimentos de sociologia e direito, além da prática policial para guardiães, inclusive com treinamento para uso de armas e primeiros socorros.

Turmas

Após a formação dessa turma, outras serão capacitadas, até que todos os 351 integrantes da Guarda Municipal sejam qualificados nos moldes sugeridos pelo Governo Federal. Uma turma assiste às instruções pela manhã, das 7h15 às 12h15, e a outra à tarde, das 13h15 às 18h15. Os participantes vão para a sala de aula nos horários de folga do serviço.

As aulas são ministradas por instrutores bacharéis e 90% deles possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado. O curso é gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), entidade contratada pela Prefeitura de Aracaju.

O guarda municipal Alex Santos, que participa da capacitação, disse que o curso é de grande importância. "Além dos conhecimentos que já adquirimos, temos a oportunidade de aprender técnicas modernas. Hoje estamos aprimorando a utilização de armas", comenta.

Quem também participa das aulas é o agente de trânsito Alcebíades Júnior ,que avalia como positiva a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. "Capacitando os servidores os reflexos são sentidos pela população, que tem à disposição guardas melhor capacitados", avalia.


Fotos: Lízia Martins

Esse é o terceiro curso promovido pela PMA que Alcebíades participa. Ele é servidor municipal há cinco anos. "Há locais que não investem nos funcionários, mas aqui é diferente, pois em pouco tempo eu já recebi vários treinamentos", revela.

Matriz Curricular

A Matriz Curricular Nacional, que é a base da formação, foi apresentada e discutida em seminário realizado pela Senasp em Brasília, em março de 2004. A proposta foi criar um referencial único para a formação em Segurança Pública. O documento contempla diversas categorias, como policiais civis, militares, rodoviários, bombeiros e também guardas municipais.

A matriz propõe um conjunto de ações visando a qualificação das guardas municipais em todo o país. Essas ações estão sendo operacionalizadas em parceria com universidades, organizações governamentais e não-governamentais. http://www.aracaju.se.gov.br/guarda_municipal

É UMA PENA QUE ROSÁRIO AINDA CONTINUE REGREDINDO NO TEMPO.

7 comentários:

carlos disse...

AS VEZES VC FAZEM COMPARAÇÕES QUE ME DEIXA A PENSAR SE VCS SAÕ UNS INSANOS LUNÁTICO , O PROBLEMAS DE VCS 40 É SO FALAR MAL DA ADMINISTRAÇÃO.

E VIVA A COMPARAÇÃO........

passei na UFS e tiro onda disse...

Carlos (tiago) vc é muito burro cara, me desculpe dizer. Se rosário tivesse uma guarda bem equipada e com profissionais qualificados nosso municipio seria bem melhor. Questão de interpretação cara. Pois vc tá igual a seu chefe politico.

Anônimo disse...

KKKKKK VS É UM OTARIO PASSEIO NA UFS KKKKK 40 DERROTADO KKKKKKKKKKK

rindo atoa disse...

Essa é a diferença quem é inteligente vota 40 vc é que são burros voto no 15 e ainda ta tomando birro e só pra não dar o gostinho fica defendendo kkkkk , pensavam que vino ia ser como Laércio kkkkk 40 derrotado mais é 40 e vc que votou no 15 e não é nada eu ainda sou dono da minha opinião kkkkkk e vcs que esta vendo tanto desmande mais não pode falar nada tem que falar que ta tudo bom pensando que estar fazendo mal a quem votou no 40 vc ta fazendo mal é a quem votou em vino o seja a vc mesmo kkkkk essa é a diferença

Anônimo disse...

CAMAOTE CUIDADO A SÃO MARCELO TA CHEIAAAAA KKKKKKK

Anônimo disse...

RINDO ATOA CUIDADO A SAO MARCELO T ACHEIA KKKKKKKKKKKKKK PORQUE ISSO TUDO AI É LOUCURA,LOUCURA KKKKKKKKK

carlos disse...

RINDO ATOA É MUITO INTERESSANTE QUANDO VC FALA QUE VOTA NO 15 É BURRO , O MAIS INTERESSANTE É QUE OS 40 PERDER A 17 ANOS ISSO É O QUE MESMO??? AINDA TEM CORAGEM DE CHAMAR ALGUEM
DE BURRO???

O MAIS INTERESSANTE ´EQUE VCS VAM VOTAR EM DEDA QUE NA OUTRA NAO VOTARM DIZENDO QUE ELE ERA UM LADRAO DO PT E HOJE VAO VOTAR PAR SENTIR O GOSTO DA VITÓRIA , ISSO MEU CARO É UM FATO...