quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

INFORMATIVO DO CATETE.

PRESIDENTE LULA APROVA LICENÇA-MATERNIDADE DE SEIS MESES.



A licença-maternidade de seis mes
es foi aprovada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no DOU (Diário Oficial da União) do dia 23 de dezembro, por meio do decreto 7.052. O decreto institui o Programa Empresa Cidadã, destinado a prorrogar por 60 dias a duração da licença-maternidade.

Pelas regras, será beneficiada pela ampliação do direito a empregada da empresa que participar do programa e que requeira a prorrogação do salário-maternidade até o final do primeiro mês após o parto.


Os 60 dias serão contados a partir do primeiro dia após o término de vigência do benefício, segundo dita a nova legislação, que tem efeitos a partir de 1º de janeiro de 2010.


Adoção de crianças:
por 60 dias, quando se trata de criança de até um ano de idade; por 30 dias, quando se trata de criança entre um e quatro anos de idade completos; por 15 dias, quando se trata de criança entre quatro e oito anos de idade completos.

As regras no período de prorrogação da licença-maternidade, a empregada não poderá exercer qualquer atividade remunerada, exceto nos casos de contrato de trabalho simultâneo firmado previamente. Além disso, a criança não poderá ser mantida em creche ou similar.

Nestes casos, perde-se o direito à prorrogação.
De acordo com as regras, a empresa tributada com base no lucro real poderá deduzir do imposto devido o total da remuneração da empregada pago no período de prorrogação da licença-maternidade, sendo que está vedada a dedução como despesa operacional.

Nenhum comentário: