domingo, 29 de novembro de 2009

NOTA DO CATETE.


O delegado do nosso municipio o Sr. Edson Nixon vem a público, esclarecer a toda população rosarense o que foi dito por ele em entrevista a Rádio Ouro Negro FM no dia 27 de novembro de 2009, e publicado neste BLOG. O intuito é de se manter a transperência dos fatos para que não se tenha resquicios de uma interpretação equivocada.


VAMOS AOS ESCLARECIMENTOS DO DELEGADO.

Gostaria de fazer alguns esclarecimentos.

1º Não afirmei que a manifestação é criminosa e sim que se realizada nos moldes em que estava sendo veiculado o boato, isto sim, seria um ato criminoso, especificamente o crime de periclitação da vida ou da saúde das pessoas, podendo descambar para homicídio culposo ou lesão corporal culposa (acaso ocorressem acidentes). O direito de manifestar-se é legítimo e, a meu ver, deve ser fomentado como atividade apta a inculcar na consciência dos cidadãos o direito-dever de participar da vida pública.

2º Reafirmo que tomei conhecimento da manifestação como verdadeira boataria. Não me foi entregue qualquer documento de comunicação formal até a tarde do dia 26 de novembro de 2009. O próprio Wagner Quintela telefonou-me logo após a entrevista à FM Ouro Negro e disse que o documento foi entregue na Delegacia de Rosário na noite do dia anterior. Inobstante isto, peço aos internautas que pesquisem o jornal local da TV Record do dia 27 de novembro de 2009 (segunda edição) e observem que o apresentador afirma também que somente não houve passeata pela BR 101 por força de uma ordem judicial federal e por conta de impedimento levado a efeito por duas instituições policiais da União (PRF E PF).

3º Reafirmo ainda que o instrumento adequado para exigir celeridade nas causas deduzidas em Juízo é falar no processo e não fazer manifestação pública, muito embora não haja qualquer óbice – pelo contrário - à manifestação pacífica e ordeira do pensamento.

4º Por fim, ponho-me à disposição dos cidadãos rosarenses para garantir o direito fundamental de reunião, de manifestação do pensamento e, enfim, a quaisquer atos necessários ao exercício da cidadania.

Edson Nixon Santos Costa
Delegado de Policia Judiciária Civil

Nenhum comentário: