terça-feira, 11 de agosto de 2009

VAMOS RECORDAR AS VELHAS MENTIRAS

Rosarenses vocês lembram da entrevista que o nosso Prefeito, Etelvino Barreto concedeu ao Jornal da Cidade no dia 26 de janeiro de 2009 cujo o titulo era "GERA EMPREGO É PRIORIDADE" . LEMBRAM, pois é, trago essa entrevista para a apreciação do povo ROSARENSE.

‘Gerar emprego é prioridade’
Publicada: 26/01/2009
Por : Eugênio Nascimento

Etelvino Barreto Sobrinho, mais conhecido como Vino, é natural de Rosário do Catete, herdou a veia política de seu pai, Epaminondas Barreto da Silva, que foi vereador em Rosário do Catete por sete vezes e presidente da Câmara Municipal de Rosário do Catete, em 1963, quando deixou a política e escolheu o filho Etelvino para seguir a mesma carreira que trilhou por longos anos. Etelvino aceitou o desafio e foi eleito vereador por cinco vezes.

No início deste ano assumiu a Prefeitura de Rosário, que, conforme garante, está com situação financeira equilibrada. “Nós queremos fomentar a geração de emprego e renda através de programas e projetos e também queremos visitar empresas, convidando-as para investirem em nosso município, a partir de uma proposta de inventivo fiscal e estimular os empresários a potencializarem essas empresas numa das regiões mais bem localizadas e privilegiadas do Estado de Sergipe, que é o Vale do Cotinguiba, com fácil acesso a capital, Aracaju e passagem para os Estados de Alagoas e Pernambuco”, destaca.

A SEGUIR OS PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA:

JORNAL DA CIDADE - Prefeito, qual é a situação financeira de Rosário do Catete hoje? Tem como pagar os salários e serviços contratados?

ETELVINO BARRETO - A nossa situação é boa e favorável. Nós herdamos a gestão de um aliado e amigo pessoal, o ex-prefeito Láercio Passos, que nos ajudou na Coligação "Rosário não Pode Parar". Desde a transição estamos trabalhando para formar as equipes e compor os técnicos que trabalharão para a melhoria da qualidade de vida do povo de Rosário do Catete. O trabalho é intenso, mas estamos preparados para os desafios. A gestão passada pagou 70% da folha de pagamento do mês de dezembro e a nossa administração pagou os 30% ainda na primeira semana de janeiro. Quanto ao pagamento da folha de janeiro, já está assegurado, ou seja, está em dia um valor equivalente a cerca de um milhão de reais.

w JC - Quanto arrecada o município e de onde vem esse dinheiro?
EB - A arrecadação do município de Rosário de Catete é oriunda de impostos do próprio município, além do governo federal, royalties e do Cefen, imposto da empresa Vale do Rio Doce. Pretendemos investir em programas e projetos que visem a criação de emprego e renda.

w JC - Quais são as prioridades do senhor na Prefeitura? Tem dinheiro para isso?
EB - As prioridades são investimentos nas áreas da Saúde, Habitação, Educação, Assistência Social e especialmente em Políticas Públicas de Geração de Emprego e Renda. Queremos retomar os programas já existentes da gestão anterior e ampliá-los para alcançar o maior número de pessoas. Rosário do Catete foi pioneiro no apoio à geração de emprego e renda em parceria com a Vale do Rio Doce e empresas da região, qualificando os jovens com cursos profissionalizantes e encaminhando-os ao mercado de trabalho. Ao todo, foram cerca de 560 jovens empregados. Na área da Habitação, pretendo erradicar todas as casas de taipas do município através de um projeto que alcance os moradores mais carentes. Os bairros serão contemplados com quadras de esportes, lavanderias e praças de eventos. O povoado Siririzinho ganhará uma creche, cumprindo minhas metas prometidas em campanha. Ainda este ano quero realizar o calçamento do Mutirão e completar a rede de esgoto que foi iniciada na gestão passada. Também quero concluir a questão do aterro sanitário, cujas terras já foram desapropriadas.

w JC - O que Rosário produz?
EB - O município de Rosário do Catete tem aproximadamente cerca de nove mil habitantes e possui riquezas minerais como o petróleo e o potássio. Cede em seu território a única mina de potássio da América Latina para exploração da Vale do Rio Doce. Também tem as riquezas do patrimônio imaterial, como uma rica e variada cultura. Queremos potencializar essas riquezas para atrair visitantes para o município e incrementar a economia local. Temos um projeto para a criação da "Casa de Rosário", um local para visitação pública onde o artesão, artistas, as bordadeiras, associativistas, enfim, todos possam comercializar seus produtos e gerar renda. A idéia deste projeto se materializou com sucesso durante a Feira de Sergipe, na Orla de Atalaia, onde o município está expondo vários produtos como comidas típicas, artesanato e bordados, com a presença de sanfoneiros, banda de pífano e grupos folclóricos, numa amostra de que a administração irá apoiar esses grupos. Nos dias 15 a 18 de janeiro também realizamos com sucesso os festejos alusivos ao padroeiro da cidade, a Festa de São Benedito, um evento tradicional e que atraiu um bom público para Rosário do Catete, com procissão e shows artísticos. Agora já estamos preparando a programação para o Carnacatete, carnaval de rua e a Festa do Catete 2009, um evento que atrai cerca de 40 mil pessoas no período junino, inclusive já estamos divulgando essa festa através de folheteria, prevista para acontecer de 12 a 14 de junho deste ano.


O BLOGDOCATETE faz questão de selicionar em negrito esses topicos da entrevista, para lembrar a população rosarense que até o momento o prefeito não vem trabalhando como deveria.

O POVO ROSARENSE PEDE SOCORRO.


Nenhum comentário: