Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Na OAB: Mitidieri lamenta suspensão do piso da Enfermagem e Rogério fala em mudar sem fascismo

Publicação: 5 de setembro de 2022 | 22h52


Em sabatina com os candidatos ao Governo do Estado, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE) seccional Sergipe, na noite desta segunda-feira, dia 5, o candidato do PSD, Fábio Mitidieri, lamentou a suspensão da lei que criou o Piso Nacional da Enfermagem e deu prazo de 60 dias para que estados, municípios e o governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, a empregabilidade dos enfermeiros e a qualidade do serviço de saúde.
Ao responder o questionamento sobre a situação atual da saúde em Sergipe e as propostas para os próximos quatro anos, Fábio destacou o tema.”O piso salarial de Enfermagem é um direito da categoria, que sempre está na linha de frente nas ações de saúde. Votei a favor do Piso e continuarei na luta para manter o que foi conquistado democraticamente. No nosso governo, vamos pagar o piso de Enfermagem”.
Fábio falou sobre proposta de descentralizar serviços de saúde e criação de Centro de Recuperação para pessoas com sequelas de covid.
“É preciso parar de promessas e tratar com seriedade a saúde. Eu sei do que estou falando, trabalhei na área e pretendo levar para rede estadual projetos de modernização como telemedicina, prontuário eletrônico, descentralizar os serviços reforçando os hospitais regionais”.
O candidato do PSD também respondeu a outras perguntas relacionadas ao plano de Governo que vai fazer Sergipe avançar nos próximos quatro anos, da coligação Novo Tempo pra Sergipe. As demais perguntas estavam relacionadas a educação, organização judiciária, combate à violência contra as mulheres e advocacia ativa.
Lembrou, que “quando questionado sobre a saúde pública em Sergipe, antes mesmo de apresentar as nossas propostas, fiz questão de falar sobre a suspensão do pagamento do piso da enfermagem. Participei da votação dessa lei enquanto deputado e acredito que o piso deve ser pago para a categoria”.
Não há mudança sem derrotar o fascismo
O candidato do PT ao Governo, Rogério Carvalho, disse na sabatina da OAB, que “não há mudanças sem que a gente derrote o fascismo no Brasil. E não há como a gente dizer que um governo aqui fará mudanças com Bolsonaro lá, porque isso não acontece em nenhum lugar do Brasil. Por isso, é 13 lá e 13 cá”.
Disse também que não “acredito que a gente possa mudar Sergipe, sem mudar o Brasil. Eu não acredito que a continuidade do governo Bolsonaro nos dê condições de mudar Sergipe. Nosso Estado é o mais rico da região Nordeste, e que poderia ser melhor explorado e investido”.
Rogério Carvalho assumiu o compromisso público de recriar a Secretaria de Mulheres. Metade do nosso secretariado será formado com mulheres e nenhuma mulher em nosso governo, ganhará menos do que homem exercendo o mesmo cargo. Isso é questão de honra e prioridade nossa”.
– É uma necessário buscar o diálogo com o poder judiciário para as pessoas terem acesso à justiça, e tenhamos mais agilidade nas resoluções. De que maneira podemos tornar a justiça mais ágil? Esse é o nosso desafio., disse Rogério, acrescentando que “precisamos zerar as filas de cirurgias. Porque temos pessoas há anos na fila. E, nos primeiros seis meses, quem têm responsabilidade com a saúde, precisa zerar as filas. A Saúde em SE teve investimentos nos governos de Marcelo Déda, quando eu fui secretário”.
O senador promete que vai reconstruir a carreira dos professores, investir em tecnologia e oferecer passe livre para os estudantes, porque isso diminui a evasão escolar. “Precisamos acabar com os contratos e formatar um único padrão de ensino em todas as escolas”.
Combate violência contra a mulher
O candidato Valmir de Francisquinho (PL), que ainda depende de decisão jurídica para oficializar candidata a governador Uma forma de combater a violência contra a mulher é garantir a independência da mulher. “Na minha gestão, das 13 secretarias, 9 foram comandadas por mulheres”, refere-se a quando foi prefeito na cidade de Itabaiana.
Francisquinho disse que “para valorizar a advocacia dativa, o governo tem que mandar um projeto de lei para que o Estado pague os advogados dativos em no máximo 30 dias, porque é mão dupla: a população tem acesso a advogados e os advogados em início de carreira ganham seus primeiros honorários das mulheres”.
Disse mais que não quer ser governador para ver um paciente de Sergipe ter que sair do Estado pra buscar tratamento. “Nós vamos acabar com a sangria na saúde de Sergipe e vamos garantir uma saúde de qualidade”! Quanto a Educação, Francisquinho acha que não tem como começar se não for valorizando os professores. “Paguei o Piso Nacional em Itabaiana já em 2013. A Educação passou a receber no máximo até o dia 22 de cada mês. E aqui não é discurso de político, não! Fiz em Itabaiana e vou fazer em Sergipe”!

Fonte https://www.faxaju.com.br/politica/sabatina-da-oab-fabio-lamenta-suspensao-do-piso-da-enfermagem-e-rogerio-fala-em-mudar-sem-fascismo/


Nenhum comentário: