A rainha Elizabeth morreu, nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos e o Reino Unido já se prepara para um novo monarca subir ao trono. O antigo príncipe de Gales e filho mais velho da rainha, Charles, já é considerado o novo rei, mas outros protocolos precisam ser feitos até que ele seja coroado.
É comum que reis e rainhas do Reino Unido troquem de nome ao assumir o trono. Foi o caso do pai de Elizabeth II, o rei George VI, como ficou conhecido, mas que tinha como primeiro nome Albert. George era um de seus nomes do meio. Charles, no entanto, escolheu ser chamado de Charles III.
Outras mudanças de título ocorrerão para Charles, sua mulher Camilla e seus filhos, em especial William, que passa a ser seu herdeiro.
Charles perde o título de príncipe de Gales, mas William não passa a tê-lo automaticamente. No entanto, a partir de agora William e Kate deixam de ser o duque e a duquesa de Cambridge e passam a usar o título de duque e duquesa de Cornwall — que também era usado previamente por Charles.
Charles reinará ao lado de sua atual esposa, Camilla Parker-Bowles, que passará a ser chamada de rainha consorte, termo usado para parceiros do monarca.
Ao assumir o trono, Charles passa a ser também o chefe da Commonwealth, uma associação de 56 países independentes e, para 14 desses países, além do Reino Unido, se torna o chefe de estado.
Fazem parte da Commonwealth: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Salomão Ilhas, Tuvalu.
*Correio Brasiliense

Nenhum comentário:
Postar um comentário