Municípios que fazem parte do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) poderão destinar os seus resíduos sólidos para o aterro da Estre Ambiental, em Rosário do Catete (SE). O contrato de prestação de serviços com esta finalidade foi assinado entre o CONBASF e a Estre na última terça-feira (10), no Fórum da cidade de Propriá.
O convênio tem sua abrangência estendida aos 28 municípios consorciados, através de aditivos específicos e incorporados como parte integrante ao contrato.
"Enquanto estivermos com a Estre, teremos uma opção de destinação economicamente viável. Iremos apressar os municípios que ainda não implantaram a coleta seletiva, a fazerem. Paralelamente, estamos em pleno andamento na implantação de duas centrais de compostagem e duas unidades de transbordo que vão facilitar o transporte do rejeito de resíduos até o aterro", disse Mário Albuquerque, superintendente do CONBASF.
Além da destinação correta dos resíduos, o contrato vai garantir condições especiais para os municípios em medidas que os auxiliem na educação ambiental, troca de conhecimentos, de material, ações de reciclagem, apoio às cooperativas, projetos e suporte em vários serviços. “É um contrato completo, que garante não só a preservação do meio ambiente, mas uma melhor saúde pública à população beneficiada. Estamos felizes com essa parceria que foi possível graças ao apoio do CONBASF”, explicou Breno Caleiro Palma, superintendente Comercial da Estre.
O promotor de Justiça Nilzir Vieira, também presente, lembrou a problemática dos lixões nos municípios. "Temos uma situação bastante séria não somente em Propriá, mas em toda a região, e a estratégia que fizemos foi acompanhar essa situação junto ao Consórcio, dando um crédito à sua atuação. O bom é que estamos vendo retorno, com um impulso maior às ações para a solução desse grave problema”, afirmou o promotor.
Participaram da assinatura o prefeito de Propriá, Iokanaan Santana, o gerente comercial da Estre em Sergipe, Alan Lima, prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e vereadores da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário