sábado, 23 de março de 2019

CENTENÁRIO DE JOÃO DINIZ DE RESENDE

100 Anos  de João Diniz de Resende. "O  Pai dos Pobres " ! Lembrado pelos seus feitos, Fazenda Comunitária , Estatuto do Magistério ,  Clube  Recreativo,  Campo  de Futebol, Balneário (1ª fase)e tantas  outras  marcas.
Nasceu em Rosário  do Catete,  no dia  29 de março de 1919, filho de Antônio Diniz  de  Resende  e Amélia  Correia  de Resende. Mais um boticário  rosarense,  era  assim conhecido  em  Sergipe  “O Boticário  de  Rosário“  Aproveitou toda sua vida  na arte  de fazer bons amigos, sempre  pronto  a ajudar as pessoas. Estudou as primeiras letras com a  professora Ercília de Melo Dantas e fez  o primário  com a professora   Dalva  Bonfim Campos. Concluiu o curso prático de Farmácia em 1956, realizado pelo Departamento  de Saúde  Pública de Sergipe , sob a coordenação  da  farmacêutica Cesartina  Regis de Amorim.
Trabalhou no comercio no ramo  farmacêutico, como seu irmão  que também foi  do ramo o senhor  Policarpo Diniz  de Resende. Na capital sergipana, gerenciou  a farmácia  Ipiranga ,  localizada  no Mercado Municipal, anos  depois  retorna a sua  cidade  natal,foi integrante   da banda  de Musica  Santa  Cecília , como musico  instrumentista  tocava   percussão.
Sempre envolvido  nas causas  sociais   que  envolvia o bem esta  de sua gente, um ativista  social que  rendeu um  apelido de "pai dos Pobres. Em 1983  exerceu o cargo de prefeito  do seu município, deixando  um legado de grandes obras  tais como  o Clube  Recreativo, o  Campo de Futebol  que  faz uma justa  homenagem ao seu irmão  Policarpo, deu inicio  ao Balneário, não conclui devido seu falecimento, fez  calcamento de  ruas  e  estruturou sua  cidade, deixou  aprovado  o único  Estatuto do Servidor  da educação   que  é o Estatuto do Magistério,  tempos  depois  o Prefeito Dernival  Rodrigues  atualizou.   
Hoje  a  principal  entrada  da cidade  leva  com orgulho  do povo  Rosarense   o seu nome . Avenida  João Diniz de Resende, que já teve  até busto  ao homenageado , mas  infelizmente esse sentimento  de  preservação  de  sua história  e memória do lugar muitos  ainda não  entenderam . Em 2019, se vivo  estivesse  Rosário  do Catete  estava comemoraria  100 anos de  um filho  que deixou a  vida  publica com o dever  de missão cumprida , Cuidando  de sua gente   do povo  menos  favorecido. João Diniz  deixou esposa e três filhos,  Amélia  Resende, César  Resende  e Júnior Resende assim como são conhecidos  na sua cidade.      
João Diniz  também teve  o pensamento  de fazer  uma micro  reforma  agrária  em  sua cidade  desapropriando  terras e doando  para  roceiros   pequenos agricultores , assim  nasceu  a "Fazenda  Comunitária " Rosário,  guarda  no coração  a memória de um homem  que viveu para ajudar  ao próximo, O Boticário  de Rosário  como era conhecido  em todo Sergipe  e o pai  do pobres  como era conhecido em  por sua gente , 29 de março de 1919, cem  anos de João Diniz de Resende. PARABÉNS  !( In Memoria)

Nenhum comentário: