O Centro de Gerenciamento de Resíduos localizado no município de Rosário do Catete (SE), tem recebido visitas de estudantes de escolas públicas e privadas, de cursos técnicos e de universidades de Sergipe. Acompanhados por professores, os alunos podem conhecer as atividades desenvolvidas na unidade e as tecnologias aplicadas pela empresa, além de aprenderem na prática a diferença entre aterro sanitário e lixão.
As visitas são agendadas previamente pelas instituições de ensino e guiadas por colaboradores da Estre e do Instituto Estre. Técnicos mostram todas as etapas realizadas para a destinação correta do lixo que chega ao transbordo, localizado em Nossa Senhora do Socorro (SE) ou diretamente no aterro em Rosário.
Os estudantes podem conhecer o trabalho de compactação de resíduos sólidos e como as células são construídas, com serviços essenciais, a exemplo de impermeabilização e drenagem de chorume e de gás. Também é explicada a evolução das camadas e a acomodação dos resíduos nas células, além do importante controle de gases e de líquidos percolados (chorume) gerados, e monitoramentos técnicos feitos regularmente.
Segundo Bruno Villaça, assistente de Projetos do Instituto Estre, o aterro recebeu, em setembro, visitas técnicas de alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tiradentes e do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional do município de Carmópolis.
"Apresentamos o trabalho do Instituto e temas relacionados à Educação Ambiental. Com a apresentação da maquete pedagógica e do tour pelo aterro, os participantes puderam conhecer melhor o funcionamento da unidade e os desafios de um tratamento adequado dos resíduos sólidos. No total, tivemos a participação de 53 estudantes e 6 professoras", revela Bruno.
O Centro de Gerenciamento atende atualmente 16 municípios sergipanos, recebendo cerca de 70% dos resíduos gerados no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário