terça-feira, 19 de junho de 2018

Rosário recebe projeto de contação de histórias da Estre

No mês do Meio Ambiente, o município de Rosário do Catete recebeu uma programação especial de contação de histórias - “Histórias para pertencer ao mundo”, com Kiara Terra. Promovido pelo Instituto Estre, o evento ofereceu apresentações para alunos do Ensino Infantil/Fundamental I de escolas públicas e privadas, abordando de maneira interativa e lúdica assuntos da educação ambiental, como consumo, resíduos sólidos e cidadania.
Kiara Terra é contadora de histórias e criadora do método História Aberta - cada participante ouve, cria e conta a história, formando uma história coletiva. Além de ser uma parceira do Instituto Estre, a paulistana Kiara Terra, formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC São Paulo, é uma das maiores contadoras de histórias do país.
Há 20 anos criou o método de narração de histórias chamado História Aberta. São narrativas colaborativas que acontecem com a participação do público. Escuta e improvisação são os principais recursos desse modo de contação. Essa técnica tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores, como na sensibilização dos mais diversos públicos.
Segundo Gabriel Guadalupe, coordenador de projetos do Instituto Estre, no encontro da arte com o universo lúdico, as crianças podem reconhecer a importância de uma história elaborada coletivamente e o poder de transformá-la de acordo com as ideias que surgem: “Ter esta ciência é um passo imprescindível para a construção de um mundo mais humano e harmônico entre todos e destes com o seu meio, levando o público a refletir sobre a importância de sermos mais participativos e colaborativos”, afirma Gabriel.
O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, que completou 10 anos de atuação, é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que se tornou um centro de referência em educação ambiental. Criado em 2006 e mantido pela Estre Ambiental, tem seus projetos divididos em duas áreas de atuação: Educação Ambiental e Conhecimento e Pesquisa.

Nenhum comentário: