segunda-feira, 21 de maio de 2018

Instituto Estre realizará oficina de cocriação em Rosário do Catete

O Instituto Estre realizará nesta quinta-feira (17), em Rosário do Catete, uma Oficina de Cocriação do Projeto Escolas Sustentáveis. Estudantes, educadores e colaboradores de escolas vão debater e trocar experiências sobre o que é um espaço educador sustentável. 
O Escola Sustentáveis é um projeto do Instituto Estre que tem como objetivo fomentar espaços educadores sustentáveis para incorporar as ideias da educação ambiental crítica nas instituições de ensino. "Acreditamos que uma escola aprende com a outra, uma pessoa aprende com a outra e o coletivo aprende com ele mesmo. Não é um curso, mas, sim, um espaço de diálogo, troca de saberes e organização coletiva", explica Gabriel Guadalupe, coordenador de Projetos do Instituto Estre. 
A mediação da Oficina de Cocriação será feita pela equipe do Instituto. A ideia é que a atividade sirva também de apoio para o aprofundamento teórico da profissão de ser educador nas escolas. "Questões foram amplamente trabalhadas nos últimos três anos em Rosário do Catete e vimos a necessidade de inserir atividades mais práticas nas escolas. É importante ressaltar também que 100% das instituições de ensino públicas e particulares da cidade participam desse projeto", afirma Gabriel.
O Escolas Sustentáveis é desenvolvido por meio de parcerias com secretarias municipais e estaduais da educação, e instituições públicas e privadas de ensino. Atualmente acontece em Paulínia (SP) e Rosário do Catete (SE). Nesses dez anos de atuação do Instituto no Brasil, o projeto percorreu também as cidades de Piracicaba (SP) e Curitiba (PR).
Instituto em Rosário

O Instituto Estre transformou-se em um centro de referência em educação ambiental e promove diálogos e reflexões sobre temas ligados ao meio ambiente, como consumo, resíduos e cidadania. No município de Rosário do Catete, o Instituto Estre atua em parceria com a Secretaria Municipal da Educação desde 2013 e passou a contar com duas pessoas fixas em 2016. O município foi o primeiro a receber todos os projetos do Instituto em 100% do universo escolar. Este ano, Rosário do Catete contará com o Programa de Oficinas Pedagógicas em seis escolas municipais, num estabelecimento de ensino estadual e outro particular, contemplando 30 turmas. Vale destacar também o projeto Escolas Sustentáveis, que já está em seu terceiro ano na cidade e realizará cinco encontros durante o ano para as Oficinas de Cocriação, envolvendo também todas as escolas.

Nenhum comentário: