quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

IPHAN visita Estação Ferroviária e prédios históricos em Rosário do Catete

Na última segunda-feira (20), a equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/SE visitou Rosário, com o intuito de reconhecer o panorama cultural do nosso município.
Representando o instituto, estavam presentes o Superintende do IPHAN em Sergipe, Gilmair Soares Santana, a Chefe da Divisão Técnica, Synara Ramos e a arquiteta, Tatiana Costa. Da administração municipal, estavam presentes a Secretária de Cultura e Turismo, Maura Cecília, o Diretor de Cultura e Arte, Adailton Andrade, a Secretária de Gabinete, Aninha Andrade e a primeira dama, Dona Nena. Na ocasião, foram discutidas as medidas de conservação, preservação e tombamento dos prédios históricos.
“A reunião com a equipe do IPHAN foi interessante e estimulante, pois é a oportunidade de reconhecer e valorar nossa história, através dos prédios históricos e outras formas de cultura existentes e relevantes em Rosário”, ressalta Dona Nena.
Especificamente, o IPHAN realizou uma minuciosa visita técnica ao prédio da Estação Ferroviária para dar continuidade ao diagnóstico histórico-cultural do local, e daí seguir os procedimentos de tombamento, via Ministério da Cultura. Atualmente, no local, são realizadas oficinas de música e ensaios pela a Associação dos Músicos de Rosário do Catete – AMURC, representados pelo presidente, Thiago Souza e o maestro Jean Wagner.
Segundo Adailton, a Secretaria de Cultura do município apresentou o histórico do local, com fotos e informações, datadas da década de 40, que servirão de subsídio para complementar o estudo técnico do IPHAN.

Rosário será o quarto município de Sergipe, depois de Aracaju, Boquim e Propriá, em abrigar um “Bem do Patrimônio Cultural Ferroviário”.

Fonte: Secom/Prefeitura Rosário do Catete

Nenhum comentário: