Os professores da rede municipal de Capela estavam com salários atrasados e, sem conseguir com que a prefeitura regularizasse a situação, não pensaram duas vezes.
Pela ilegalidade cometida pela administração Sukita, pois os recursos do Fundeb entraram nas contas da prefeitura e não foram usados para pagar os salários dos professores, como autoriza a lei, os educadores registraram Boletim de Ocorrência na delegacia local pelo crime de retenção de salários.
O resultado não poderia ser outro: pressionado pela flagrante ilegalidade e pelo crime que estava cometendo, o prefeito Manoel Sukita efetuou o pagamento dos salários dos professores.
Pelas regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado em 2007, os recursos do fundo são para manutenção das escolas, o que inclui o salário do pessoal administrativo e o pagamento de profissionais do magistério que estejam em sala de aula ou em atividades pedagógicas.
A retenção ou uso indevido desses recursos configura-se crime, estando, portanto, os professores de Capela corretos em prestar queixa na delegacia.
Os servidores administrativos, até a presente data, não receberam os salários referentes ao mês de setembro do corrente ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário