Foto: T.Dantas/ Divulgação
A Igreja Matriz ganhará o título de santuário no domingo
|
A tradicional Peregrinação de Divina Pastora terá este ano, algo a mais a celebrar. No próximo domingo, 14, o Arcebispo Metropolitano, Dom José Palmeria Lessa, elevará a Igreja Matriz do Município ao título de Santuário, concretizando assim, o desejo de muitos peregrinos que visitam a cidade todos os anos, sempre neste período de outubro. A missa solene, que acontecerá na paróquia, está marcada para às 19h, e será uma prévia do evento, que começa no dia 18.
Partindo para sua 54ª edição, o evento se consolida cada vez mais como uma das mais conhecidas e importantes festas religiosas do Estado. A Peregrinação, que reúne multidões, começará com a adoração à Santa, e acaba no domingo, 21, com a missa de encerramento.
Saindo do município vizinho de Riachuelo, o trajeto que tem aproximadamente 10 quilômetros, chega a reunir mais de 100 mil visitantes, que seguem em direção ao então Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora. Nos últimos anos, o evento aumentou consideravelmente, chegando a crescer 10%, em número de visitantes.
Origem da peregrinação
A maior peregrinação do Estado começou em 1958 quando sob a conduta do padre Luciano Duarte, então arcebispo de Aracaju, cerca de 50 jovens do grupo da Pastoral Universitária da Faculdade de Filosofia de Sergipe começaram uma longa caminhada a Divina Pastora, e desde então, a fé de romeiros e devotos não parou mais.
Pela tradição, a romaria deve ser realizada anualmente no terceiro domingo do mês de outubro, sendo seu ponto de origem o Município vizinho de Riachuelo. O trajeto segue por 10 quilômetros, sendo o ponto alto da festa, a chegada à Igreja de Nossa Senhora de Divina Pastora, onde devido a sua importância, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1943.
Nenhum comentário:
Postar um comentário