domingo, 22 de julho de 2012

Quanto ganha um designer gráfico brasileiro?


Acho que esse é o assunto que mais chama atenção dos designers quando vamos falar de mercado.

A ADG (Associação dos Designers Gráficos), lançou no dia 17 de Maio uma pesquisa para apurar como está o cenário do design gráfico no Brasil. Acredito que seja importante que todos vocês também respondam para ajudar não só a ADG, mas também a todos nós, pois desta forma entenderemos melhor como está o nosso mercado.


A ADG Brasil convida todos a responderem o Censo ADG 2012 do Design Gráfico no Brasil.

Essa é uma pesquisa anônima*, que distribui 60 a 75 perguntas em 13 sessões, abordando questões de Mercado, Academia, Gestão, Perspectivas e Associativismo que nos permitirão traçar um panorama geral de quem somos, como está o nosso mercado, médias salariais e de faturamento por micro-região, avaliação da qualidade acadêmica, etc.

O tempo estimado para completar a pesquisa é de aproximadamente 20 minutos. Por favor inicie o preenchimento com tempo suficiente para completá-lo pois o formulário não será salvo parcialmente caso seja interrompido.

Agradecemos desde já por sua participação nessa iniciativa em prol do Design Nacional. Todos os dados compilados ficarão disponíveis no site da ADG.

O formulário ficará disponível de 17 de maio a 31 de julho. Convide outros designers gráficos a preencher o Censo ADG e divulgue nas redes sociais o endereço adg.org.br/censo.

* Você terá a opção de se identificar ao final somente se desejar.

Logo abaixo estão as três primeiras parciais da pesquisa.

Nenhum comentário: