terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de Rosário capacita jovens para o mercado de trabalho



Cerca de 30 alunos do curso básico de Operador de Sonda, ofertado gratuitamente pela prefeitura de Rosário do Catete, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho, visitaram o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Aracaju, no último sábado (12). Na oportunidade os estudantes aprenderam noções de prevenção de acidente, através de simulados. A visita ao CBM está inserida no terceiro dos quatro módulos do curso. A próxima será em uma sonda.

As aulas com os 38 inscritos para o curso de Operador de Sonda começou no último dia nove de abril e encerram em 25 de maio, com a solenidade de entrega de diploma. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho do município, Carlos Calazans, o curso conta com o diferencial da perspectiva de gênero, que significa a inserção das mulheres em atividades aparentemente masculinas. “Nós temos sete mulheres matriculadas no curso, e elas fazem tudo que os homens fazem. Notamos no decorrer dos dois primeiros módulos o entusiasmo delas em seguir carreira”, comentou o secretário Calazans.  

No Batalhão, os alunos conheceram a utilidade de cada viatura dos Bombeiros e tiveram na prática a experiência de conter as chamas com a ajuda de uma mangueira. O tenente Irailton, do CBM, se encarregou de passar as informações aos futuros auxiliares de sonda. “Este é um incentivo que a prefeitura está dando a essas pessoas. Digamos que elas fossem contratadas para o serviço e não tivessem o curso, seriam obrigadas a fazê-lo. Nós nos antecipamos a esta exigência, bem como ao pedido da presidente Dilma Roussef, que no final de abril esteve em Rosário e pediu a qualificação da mão-de-obra do município”, disse o secretário Calazans, em referência ao Projeto Carnalita, que permitirá a exploração das jazidas de potássio no subsolo de Rosário.

O próximo passo, ainda segundo Calazans, é entregar a relação dos novos auxiliares de sonda às empresas do ramo. “Como a Secretaria é também do Trabalho, temos que nos preocupar também com o desfecho dessa preparação”, afirmou. A expectativa é senso comum entre os alunos. Para Suely dos Santos Melo, de 30 anos, o curso significou uma esperança para o seu futuro. Ela está atualmente desempregada e pensou em desistir no início das aulas. “Algumas pessoas achavam estranho uma mulher no curso. Mas depois eu vi que não tinha nada a ver, porque o trabalho não é difícil. Me apaixonei pela área”, revelou Suely, agora convicta de que vai seguir carreira e continuar estudando. 

Para o prefeito Etelvino Barreto (Vino), a iniciativa visa capacitar o máximo possível de trabalhadores rosarenses e dá oportunidade de emprego para todos. "Nossa administração olha para o social e se preocupa com o cidadão rosarense como um todo. Este projeto tem a missão de gerar empregos, e o primeiro passo é a capacitação", destacou o prefeito.

Ascom/Prefeitura de Rosário

Nenhum comentário: