quarta-feira, 28 de março de 2012

Lixo de São Cristóvão será levado para aterro de Rosário


Aberto e sem segurança, lixão pode ser interditado pelo MPE


Catadores de lixo têm livre acesso à lixeira de São Cristóvão 
(Fotos: Divulgação juiz Manoel da Costa Neto)
O Conselho Tutelar de São Cristóvão elaborou um relatório comprovando que a lixeira localizada no Loteamento Lauro Rocha continua aberta e sem segurança, facilitando a entrada principalmente de crianças catadoras de lixo e de adolescente situação de risco.

Lixão pode ser interditado
O juiz Manoel da Costa Neto informou que o documento foi entregue ao Ministério Público, havendo a possibilidade de interditar o lixão. A Prefeitura de São Cristóvão informou que o lixo será colocado no aterro sanitário da Estre Ambiental, em Rosário do Catete.

Segundo o juiz, há muito tempo luta para impedir que crianças e adolescentes entrem na lixeira.

Lixão pode ser interditado


“Eu estou determinando que a área do lixão seja cercada para que crianças e adolescentes não entrem. Já solicitei à Prefeitura de São Cristóvão, eles enviaram ofício ao fórum dando conta de que tinham cercado, mas até agora nada. O Conselho Tutelar elaborou um relatório comprovando a presença e entregou ao Ministério Público. No dia da visita, os conselheiros flagraram quatro crianças no lixão que já se transformou em abrigo para marginais. É um verdadeiro descaso e o lixão pode ser interditado”, alerta o juiz.

Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o assessor de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, Pedro Rocha, informou que todo o lixo produzido no município será levado para o aterro sanitário de Rosário do Catete.

“Nós cercamos o local várias vezes e as pessoas que sobrevivem catando lixo, cortaram a cerca. A Justiça Federal deu um prazo de um ano para a solução do problema e já expirou. A prefeitura decidiu fazer a coisa certa e levar o lixo para o aterro de Rosário. É mais caro, mas não tem outro jeito, pois os lençóis freáticos de São Cristóvão são muito altos e não tem outra área para colocar o lixo. O prefeito Alex Rocha será o primeiro em todo o Estado de Sergipe a fazer questão de tirar o lixão do município”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza - Portal Infonet

Nenhum comentário: