quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Marcelo Déda autoriza concurso público para professores

Na manhã desta terça-feira, 24, o governador Marcelo Déda autorizou a publicação de edital para realização de concurso para professores. Durante reunião com os secretários de Estado de Educação, Belivaldo Chagas, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, ficou acertado que o edital será lançado no próximo dia 27 e ofertará 1.700 vagas para todo o estado.

“O edital detalhará as condições de habilitação e a forma de realização da seleção. A previsão é aplicar a prova em abril, de modo que o segundo semestre letivo seja iniciado com os novos professores”, informou o governador.

O secretário de Estado de Educação, Belivaldo Chagas, explicou que a seleção suprirá a demanda gerada pela aposentadoria de docente, substituindo, assim, o efetivo de professores contratados temporariamente. “Temos hoje, entre professores efetivos e contratados, aproximadamente 12 mil professores. Os professores contratados sairão e serão substituídos pelos concursados. Além disso, vamos ocupar de imediato as vagas dos professores que se aposentarão este ano. No decorrer dos anos, temos somado uma quantidade grande de professores se aposentando. Só em 2011, tivemos uma média de cem aposentadorias por mês. Isso significa que esse quantitativo inicial de 1.700 poderá ser ampliado dentro do período de validade do concurso, conforme a necessidade da Secretaria”, disse, acrescentando que serão disponibilizadas vagas para todas as disciplinas escolares.

Cogerp e Tradutores

Na ocasião, Déda discutiu a realização de concurso para a Coordenadoria Geral de Perícia de Sergipe (Cogerp), cujo edital deve ser lançado em março. Composta pelo Instituto de Investigação, Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, a Coordenadoria Geral de Perícia tem por finalidade a realização das perícias médico-legais e criminalísticas, os serviços de identificação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de sua atuação.

A aplicação de concurso para a habilitação de tradutores juramentados também foi pauta do encontro. Marcelo Déda explicou que a seleção não visa composição de quadro de servidores, e sim, habilitar tradutores juramentados através da Junta Comercial de Sergipe, conforme versa o decreto de número 13.609/43 e a Instrução Normativa do Departamento Nacional do Registro do Comércio (DNRC).

“O concurso não é para cargo no serviço público, mas para que o Estado autorize, certifique esse profissional a trabalhar como Tradutor Juramentado, que é remunerado por aqueles que precisam de seus serviços. Há uma demanda em Sergipe por tradutores juramentados. Hoje, praticamente toda a tradução juramentada é feita fora do estado”, explanou.

O tradutor público – ou intérprete comercial – é nomeado e registrado na junta comercial de seu estado de residência após aprovação em concurso público, e habilitação em um ou mais idiomas estrangeiros e implicitamente o Português. Somente a tradução juramentada (pública) é reconhecida oficialmente por instituições e órgãos públicos diversos no Brasil e tem validade como documento oficial ou legal.

Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário: