Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Laércio Passos garante cursos de capacitação para jovens de Rosário


O ex-prefeito do município de Rosário do Catete, Laércio Passos (PSD), mesmo sem mandato, trabalha para garantir cidadania para aquela comunidade. Nessa quinta-feira(10), pela manhã, Laércio esteve reunido com o gerente de negócios e exploraçãod e petróleo da Petrobras, Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen, quando conseguiu a garantia da empresa sobre o patrocínio de cursos de capacitação no município para a juventude de Rosário do Catete, no sentido de garantir a demanda dep essoal qualificado para o Projeto Carnalita, que será desenvolvido pela Vale e que está estimado em 4 bilhões de dólares.

Laércio explicou ainda que “tivemos uma conversa muito positiva e o (Eugênio) Dezen se comprometeu em garantir os recursos para esses cursos de capacitação que serão monitorados pelo SENAI e que serão administrados por uma associação do nossomunicípio. Essa capacitação não será importante para a Petrobras, mas essainteressa a Vale também. Haverá um aumento considerável de poços de petróleo eo aumento da demanda será inevitável. Temos que qualificar nossa juventude queestá ociosa, com a falta de incentivo do governo municipal”.

Emseguida, Laércio se reuniu com a consultora do SEBRAE, e coordenadora doProjeto Petróleo e Gás, Ana Nunes, e ouviu dela o compromisso da instituiçãopara a elaboração do projeto de cursos de capacitação, que terá oassessoramento pelo SENAI.  “Nossa juventudede Rosário do Catete não vai precisar vir para Aracaju para ser capacitada.Eles serão treinados no próprio município. Há uma preocupação em Sergipe e emtodo País com essa questão da agricultura sustentável. Estamos dando nossacontribuição”, disse o ex-prefeito, que nos próximos dias estará reunido comdiretores do SENAI.

Carnalita – A carnalita é um minério do qual seextrai cloreto de potássio, sendo uma fonte de matéria-prima para oprocessamento de adubos. Com a implantação do plano, será erguido oempreendimento de fertilizantes no estado, que contribuirá para a criação decerca de cinco mil novos empregos na área. O insumo é de extrema importânciapara a agricultura, já que o país importa em torno de 6 milhões de toneladas depotássio, 90% do total que consome.

A idéia inicialé que esse projeto trará ganhos importantes para a toda a cadeia econômica doestado, podendo gerar cinco mil vagas de emprego, e trará importantes ebenéficas responsabilidades para Sergipe, que passará a contribuir para que opaís reduza sua dependência de matéria-prima estrangeira.

Projeto – A Vale recebeu em abril de2010, a Licença Prévia - LP - do Projeto Carnalita, em Sergipe, que será amaior planta de extração de potássio do Brasil quando entrar em operação. Oprojeto prevê a instalação de uma unidade industrial, com produção inicialestimada em 1,2 milhão de toneladas métricas anuais de potássio e está previstapara iniciar em 2014.

Da Assessoria de Imprensa

ATIVISTA COMENTA

O ex-prefeito Laércio Passos fazendo papel de secretário de indústria e comércio.

Nenhum comentário: