terça-feira, 5 de julho de 2011

OAB divulga lista com 90 instituições que não aprovam ninguém em exame

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (5) uma lista de faculdades que tiveram aprovação zero no último Exame de Ordem. A prova foi realizada em dezembro de 2010 pela Fundação Getúlio Vargas e reprovou quase 90% dos candidatos. Apenas 12.534 pessoas passaram no exame.

Em todo o país, 90 instituições não conseguiram aprovar ninguém na prova. Segundo o MEC, 1.120 universidades e faculdades oferecem curso de direito no país, com cerca de 650 mil vagas disponíveis.

De acordo com levantamento da OAB, feito com base nos últimos quatro exames. as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Nas 20 piores universidades públicas e as 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares aprovam entre 3% e 5%.

Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão entre o seleto grupo de universidades que aprovaram mais de 80% dos inscritos nos exames.

 
Por Cleide Almeida

Nenhum comentário: