domingo, 28 de novembro de 2010

Fábio Reis recebeu doação de fazendeiro da lista suja da escravidão

Combatente declarado do trabalho escravo, o deputado federal reeleito Paulo Piau (PMDB-MG) recebeu ajuda financeira de R$ 1 mil de um fazendeiro acusado pelo Ministério do Trabalho de ser responsável pelo uso de mão-de-obra escrava em Ananás (TO).

Outro peemedebista, o empresário e eleito deputado federal pelo Estado de Sergipe, Fábio Reis, também foi agraciado com uma doação de R$ 50 mil, neste caso de um fazendeiro incluído na “lista suja da escravidão” em dezembro de 2008 por manter 48 pessoas sob condições consideradas subumanas. UE

No caso do doador ligado a Fábio Reis, fiscais trabalhistas encontraram 48 trabalhadores dormindo no curral e escravizados nas Fazendas Ilha e Veneza, em Capinzal do Norte (MA).

As propriedades pertenciam a José Rodrigues dos Santos, responsável por 12% das doações realizadas em favor do deputado federal eleito.

Equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e gêneros alimentícios eram descontados dos “salários”.

Não sabia

Reis afirma desconhecer e não acreditar que Rodrigues tenha se envolvido com “esse tipo de coisa”. "Conheço o trabalho dele. A única coisa que sei é que o empresário [Rodrigues] é um homem honrado e correto. Acredito ainda que, se houve esse fato, ele não tenha tido conhecimento" – defende.

O futuro deputado federal (depende ainda do julgamento do processo de Rogério Carvalho no TSE) garante ser absolutamente contra o trabalho escravo, embora não tenha tido experiência política de combate à escravidão, já que exercerá seu primeiro mandato a partir do próximo ano.

Leia mais no JB Digital

Nenhum comentário: