sábado, 28 de agosto de 2010

MUDANÇA DO CATETE.


Google anuncia mudanças no Orkut

O Google anunciou uma mudança na sua rede social, o Orkut. Segundo a empresa, o Orkut deixa de ser uma rede genérica para ser uma rede focada em círculos sociais, aumentando a privacidade e aproximando a rede das interações da vida real. A ideia do Google é que com o tempo o termo “amigos” deixou de ter sentido na internet, misturando colegas de trabalho, de faculdade, chefes e família: por isso o site terá agora uma funcionalidade para organizar e definir na web os diferentes círculos sociais da vida fora da internet.

A lista de atualizações dos usuários e de seus contatos passa a ser a parte mais importante do perfil, criando um fluxo de informações similar ao da Facebook: os recados não são mais enviados apenas para uma pessoa, mas também não são públicos para todas. Você pode, por exemplo, compartihar as fotos do Natal apenas com os seus familiares; ou fotos da balada apenas com os colegas da faculdade. A divisão segue a ideia de que as pessoas tem diferentes identidades em diferentes grupos sociais, então não faz sentido compartilhar tudo com todos.

A mudança além de modernizar o Orkut, tornando a comunicação em grupo mais importante do que a individual, dá um passo na direção contrária da confusão com a privacidade criada pelo Facebook. Os grupos são pessoais e visíveis apenas para os usuários e o padrão é que as mensagens enviadas sejam privadas. As definições de privacidade são feitas no momento de compartilhar.

Segundo a empresa, 200 milhões de fotos são colocados no site toda semana e 550 milhões de scraps são enviados no mesmo período. O Google quer que os usuários do Orkut se sintam mais seguros para compartilhar fotos e informações, podendo escolher exatamento quem verá as atualizações, uma pessoa, duas pessoas, um grupo específico (“trabalho”, digamos).

Se o usuários quiser continuar usando o Orkut da forma antiga, enviando mensagens para apenas uma pessoas por vez, ele poderá. As mudanças devem estar disponíveis para todos os usuários até o fim desta semana.

Mais: a sorte do dia está de volta.

O Google também afirmou que não é verdade que o Orkut tenha parado de crescer. Segundo a empresa, a rede social tem cerca de 85 milhões de usuários no mundo e cresce 12% por ano. O Google também afirmou que o Orkut, quarta maior rede social do mundo, é lucrativo desde novembro de 2009.

Atualização: para quem está comentando que as mudanças não são novidade (algumas delas estão sendo testadas no Orkut há alguns meses, no perfil de alguns usuários, como é o caso do compartilhamento de fotos, por exemplo) é só nessa semana que todas as mudanças ficarão disponíveis em todos os perfis.

Fonte: Época

Nenhum comentário: