terça-feira, 27 de julho de 2010

PAGAMENTO DO CATETE

Famílias querem voltar a receber benefício em Rosário do Catete



A informação é de que mais de 1 mil pessoas foram cortadas do Programa de Inclusão Social. A prefeitura garante que o cadastro foi deletado do computador

O clima está esquentando no município de Rosário do Catete, por conta do pagamento do Programa de Inclusão Social (PIS), que repassa R$ 100 para as famílias carentes. Várias pessoas procuraram os vereadores locais na manhã desta terça-feira, 27, alegando que cerca de um mil beneficiários tinham sido excluídos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rosário, informou que a gestão interina ‘deletou’ o programa em que constava o cadastro e que foram encontradas fichas com pessoas de Aracaju e até mesmo de Alagoas. O fato será denunciado ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.

As pessoas que estão se sentindo prejudicadas foram cadastradas quando da gestão do prefeito interino Hélio dos Santos, o 'Helinho', após o processo de cassação do prefeito Etelvino Barreto, o 'Vino'. Segundo a vereadora Maura Cecília (PDT), que recebeu as famílias na sede da Câmara, não há nenhuma justificativa para o corte.

“A secretária de Assistência Social, vereadora Acácia Calazans, diz que o ex-prefeito Helinho deletou a lista, mas ela mesmo se contradiz, pois se a lista tivesse realmente sido apagada, ela não estava pagando àquelas famílias que realmente ela, o prefeito Etelvino Barreto e o ex-prefeito Laércio Passos querem. É um absurdo. Tratam-se de famílias pobres e que precisam desse dinheiro para comer”, protesta a parlamentar.

A presidente da Câmara disse ainda que os vereadores de oposição irão se reunir para estudar uma forma legal para conseguir retornar essas famílias excluídas na lista de pagamento. “O projeto foi aprovado pelos vereadores e todo o cadastramento foi feito de forma séria. Já não basta deixar as famílias sem o programa há mais de dois anos e agora, quando nós conseguimos reativá-lo em apenas dois meses, o prefeito vem e manda excluir do pagamento gente pobre”, lamenta Maura Cecília.

Contraponto

O assessor de Comunicação da Prefeitura de Rosário do Catete, Domingos Sávio de Oliveira garante que não houve corte. “Ninguém foi cortado, o que aconteceu foi que o prefeito interino Helinho e sua equipe deletaram todo o programa do computador e nós aproveitamos uma parte que encontramos em fichas e cadastramos outras [totalizando cerca de 700], pois não temos como adivinhar quem estava cadastrado”, explica, destacando que as pessoas que estiverem dentro dos requisitos legais devem procurar ainda esta semana a Secretaria de Assistência Social, para serem recadastradas.

'Improbidade'

“Nós encontramos dentro de uma caixa, várias fichas em papel com cadastro de pessoas que moram em Aracaju e até mesmo do Estado de Alagoas, sem contar com filhos de secretários e parentes do prefeito interino. Duas ou três pessoas da mesma família. Vamos denunciar ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral, pois isso é uma ação de improbidade”, entende o secretário de Comunicação de Rosário.

Por Aldaci de Souza com informações do Empauta

Nenhum comentário: