sábado, 28 de novembro de 2009

POLITICA DO CATETE.

Manifestação em Rosário do Catete reúne populares e vereadores: Manifestantes pedem agilidade da Justiça no julgamento de oito processos




Uma manifestação realizada na manhã dessa sexta-feira, 27, em Rosário do Catete reuniu populares e vereadores de oposição ao prefeito Etelvino Barreto Sobrinho na entrada da cidade.



Com a intenção de cobrar agilidade no julgamento de oito processos que tramitam na Justiça Eleitoral, populares foram até a porta da prefeitura da cidade. “Estamos fazendo uma manifestação pacífica, por que acreditamos na Justiça e esperamos que ela possa julgar tais processo”, afirmou o professor Givaldo Garção.

Oposição

Liderado pelos cinco vereadores de oposição, os manifestantes também pediam esclarecimentos em relação ao dinheiro público. “Gostaríamos de saber para onde estão indo os cinco milhões de reais de arrecadação municipal? Hospitais sem condições de atendimento, creches em situação precária, as pessoas da nossa cidade passando fome morando no lixão, além de construções que nunca são feitas, a exemplo do ginásio de esporte”, questionou a vereadora Maura Gicélia (PDT).

A manifestação teve a participação do deputado Gilmar Carvalho (PSB), que informou que irá levar algumas questões para a Assembléia Legislativa na próxima segunda-feira, 30. “Essa é a primeira de várias manifestações das quais iremos participar para que o povo seja atendido. Estamos em alerta para os desejos do povo, estamos aqui de maneira pacífica”, falou o deputado, na porta da prefeitura Municipal de Rosário do Catete.



Segundo a vereadora Maria José Gomes (PSB), o prefeito Etelvino Barreto Sobrinho não tem diálogo com os vereadores. “Ele não senta com os vereadores para conversar. O prefeito de Rosário mora em Aracaju, como é que uma pessoa pode vivenciar os problemas da cidade dessa maneira?”, indagou Maria José.

Situação

O secretário de Comunicação da prefeitura, Domingos Sábio Oliveira, disse que as manifestações realizadas por parte da oposição são um desagravo à Juíza da Comarca de Maruim. “Eles pedem agilidade no processo, mas não comparecem a diversas audiência. Isso é apenas desespero porque eles pensam que vão assumir a prefeitura em janeiro”, comentou o secretário.

Domingos também ressaltou que o grupo de oposição liderado por Wagner Quintela mente em relação aos números da prefeitura. “Eles alegam que a arrecadação é nove, dez ou até doze milhões de reais, onde na verdade é de R$ 2,5 a 3 milhões” pontuou.

O secretário de Comunicação, quando questionado a respeito dos problemas na saúde e educação, além de outros colocados pelos manifestantes, afirmou que a oposição ao prefeito Etelvino tenta falsificar a imagem da administração. “São problemas que não existem! Se existir algum problema, estamos aqui para corrigir”, afirmou Domingos.

População

Jussara Viana, 52 anos, moradora de Rosário, participou da manifestação para pedir justiça. “Estou aqui porque quero justiça. Estou desempregada e não sei a quem recorrer na hora da dificuldade. Fui até a prefeitura para tentar receber uma cesta básica e eles negaram porque não votei nele na eleição passada” disse Jussara.

Já dona Eliana dos Santos, 44 anos, que tem um neto de sete anos, com problemas de saúde, participou da manifestação com um pedido de socorro. “A minha casa está caindo os pedaços, meu neto não pode ficar lá dentro porque o problema dele é de pulmão, já perdeu um e pode perder outro com as condições da casa onde moramos. Não posso contar com a ajuda da prefeitura, porque não votei neles.” comentou Eliana.



Para dona Maria de Fátima, que tem nove filhos, a única opção para sustentar a família é trabalhando no lixão. “Às vezes penso em sair daqui, mas choro de desespero pensando que a situação pode piorar ainda mais” lamentou Fátima, que ganha R$150 por mês, catando latas e plásticos no lixão há nove anos. fonte(infonet).

Nenhum comentário: