quarta-feira, 25 de novembro de 2009

INFORMATIVO DO CATETE.



É com muito pesar e uma imensa tristeza que informo a todos os Rosarenses que as Irmãs de Caridade São Vicente de Paulo estão se retirando do nosso municipio e voltando para a congregação de origem em Recife.

Conheça mais de sua História

Em 1849, 12 Irmãs francesas, missionárias, da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, impregnadas de zelo apostólico e estimuladas pelas palavras de ordem: “Parti, minhas filhas, parti! levai numa das mãos o archote da fé e na outra a chama da caridade proferidas por Pe Etienne, Superior Geral, deixaram o Porto de Havre, na França, rumo às terras brasileiras.
Vencida a travessia do Oceano Atlântico, após 70 dias de uma viagem marcada por perigos e temores, fixam-se no território brasileiro e através da atuação na área caritativa e educacional, segundo o espírito vicentino, provocam rapidamente multiplicidade de obras e serviços e surgimento de vocações.

A grande distância da Casa Mãe, a necessidade de uma intercomunicação mais próxima das bases de atuação, levaram os Superiores Maiores a erigir em 1860, a primeira Província das Filhas da Caridade, no Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro, com o nome civil de Associação São Vicente de Paulo. Inicialmente, estendendo-se por todo o país, aos poucos se subdividiu para melhor atender as finalidades da vida, carisma e missão das Irmãs. Atualmente, a Província abrange 06 estados da República Federativa da Brasil, distribuídos nas regiões sudeste e centro-oeste do país, regiões geográfico-social-social - cultural e economicamente distintas que exigem, hoje como ontem, atualizar, continuamente, a forma de presença e de atuação em meio aos pobres sem perder a própria identidade.

Aceitando o convite do então Bispo, Dom José Vicente Távora, as "Irmãs" de São Vicente de Paulo se transferem da "Província" do Rio de janeiro para a de Fortaleza, à qual pertence o Estado de Sergipe.

No dia 08 de fevereiro de 1969 chegaram às terras sergipanas as Irmãs Angelina Colavitti e Elisabeth Nogueira, que foram nomeadas para trabalharem na Paróquia de Rosário.

A princípio ficaram hospedadas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. Após terem recebido as devidas recomendações do Bispo Dom Vicente Távora, à respeito do trabalho que iriam fazer, seguiram em direção ao município de Rosário do Catete.

Acompanharam as duas freiras até o interior de Sergipe, o próprio Bispo; Irmã Ferreira, representante da irmã Marcillac, Visitadora provincial, Irmã Dourado, Superiora do Colégio Sagrado Coração de Jesus; mais duas "Irmãs Companheiras", Irmã Maria José e Irmã atarina. Um Padre Franciscano organizou a recepção juntamente com povo rosarense .

Foi uma recepção que marcou e emocionou a todos. Os sinos ram badalados, o povo alegre mostrava-se acolhedor. Crianças, jovens autoridades estavam presentes nas solenidades que aconteceram na Igreja Matriz e na casa onde as Irmãs iriam residir. Colaboraram nos preparativos também as Irmãs Sacramentinas que trabalhavam em Maruim. Às 20 horas Dom Vicente Távora concelebrou a missa com os dres presentes. Na sua homilia pronunciou palavras confortadoras:

"Convidei as Irmãs de São Vicente de Paulo, por quem tenho carinho do especial. Nasci no dia de São Vicente e tenho seu nome. Por isso me senti envolvido com os pobres. Esse foi o apelo da Igreja e ela que bem compreendeu. São os sinais dos tempos. Neste momento eu as constituo Diaconisas para irem como sacerdotes, evangelizar, catequizar, promover etc. Visitem os pobres, os doentes, levando amor, dando-Ihes o testemunho de Deus, instruindo-os e também construindo um mundo melhor, amando a todos esses seus irmãos. À medida que os trabalhos forem surgindo compete a comunidade ir descobrindo os "sinais dos tempos". Dar testemunho ao Cristo, uma prova de que se vive com amor pelo Irmão, seja qual for seu credo, sua cor. Que Deus Ihes dê forças necessárias. Ambas estão constituídas Diaconisas".

Falou ainda outras palavras de estímulo:

"Constitui suas vidas como se fosse um livro e sem apagar o que nele contém. Vocês abrirão outro livro com páginas brancas onde serão escritas suas vidas, seus trabalhos na comunidade e na Casa de Deus."

IRMÃS DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO OS NOSSOS SINGELOS E RESPEITOSOS ATÉ BREVE.

Nenhum comentário: